A ideia de ir conhecer as termas de Saturnia em pleno mês de novembro, isso é, pertinho do inverno, estava me desanimando um pouco. Mas o frio acabou tornando ainda mais interessante o nosso relax nas águas quentes durante uma breve viagem à Maremma, no sul da Toscana. Sem contar que nesse período é bem mais vazio! Quando se fala nas termas de Saturnia, os locais para visitar são basicamente 2: Le Cascate del Mulino, que faz parte das nascentes termais da província de Manciano, a poucos quilômetros de Saturnia, e o spa Le Terme di Saturnia, um luxuoso hotel com excelente estrutura para quem busca descanso e bem-estar. Estive nos 2 e relato agora pra vocês:
Imaginem que em meio à natureza existem essas piscinas naturais quase escondidas, onde a água quase beira os 38 graus. E o melhor: você pode desfrutar dessas jacuzzis de hidromassagem sem pagar nada. Isso mesmo, o acesso ao local é grátis. Mas achar as cascatas não é tarefa das mais fáceis. E é um local onde sugiro ir de carro – com GPS obviamente- pois transporte público para chegar até ali acho complicado. Tem estacionamento a pagamento a poucos minuto das cascata.
Para quem vai nos meses frios, um conselho: como ali não tem estrutura como banheiros ou locais para se trocar, você pode ir com as roupas de banho sob um roupão. Depois aproxime-se das margens para deixar seus pertences e se jogue nas águas mornas e relaxe. Não esqueça de levar os chinelos de dedo. É uma verdadeira hidromassagem terapêutica!
O outro local visitado da região é o hotel Terme di Saturnia Spa e Golf Resort, com seu estilo elegante, que oferece uma estrutura excelente para quem busca conforto e relax. Em nosso segundo dia na região resolvemos conhecer suas estruturas. O acesso à área de lazer do hotel custa 25 euros por adulto. Passamos um dia inteiro em suas piscinas.
E claro que fomos também dar uma voltinha no centro da cidade. Na localidade vivem menos de 300 habitantes. Tinha pouca gente nas ruas, a maioria idosos que faziam compras ou descansavam nos bancos na pracinha.
Distâncias:
Roma -180 Km
Firenze -200 Km
Posts que podem interessar:
A Basílica de Santa Maria Novella
Enoturismo, para os apreciadores de vinho
10 burgos medievais da Toscana
'As termas e cascatas de Saturnia' have 7 comments
10 de outubro de 2016 @ 05:54 graciele dos reis
Olá. Muito obrigada por partilhar suas experiências. Estou indo para Toscana, em maio. você acha que é muito cheio nessa época? Muito obrigada.
13 de outubro de 2016 @ 13:27 Denya Pandolfi
Oi Graciele,
Maio é bem cheio, é alta temporada.
Abraço,
Denya
29 de outubro de 2016 @ 22:09 graciele dos reis
Olá Denya. Obrigada pelo retorno. Estava me referindo mais especificamente às termas de saturnia. Será que é muito cheio em Maio? Estou com dúvidas qual cidade termal visitar. Me ajude!!!! :))
29 de abril de 2018 @ 10:32 Grazie a te / Qual o melhor período do ano para visitar a Itália?
[…] ou passear nos centros termais. Para quem busca um destino romântico, sugiro Bagno Vignoni e Saturnia. E no carnaval em Viareggio, na Versilia, acontecem os desfiles com carros alegóricos pelas […]
21 de junho de 2018 @ 15:03 caroline
Oi denya!
Estou pensando em ir em dezembro. Achas que é possível?
Obrigada!
24 de junho de 2018 @ 23:27 Denya Pandolfi
Oi Caroline, tudo depende se não vai estar tão frio (o tempo tem estado meio estranho e pode ser que vc dê sorte de pegar um dezembro não muito gelado). Pois quando vc sai da água vai precisar se agasalhar super bem! Abs, Denya
28 de fevereiro de 2019 @ 11:14 Grazie a te / Sugestões para quem vai passar 7 dias na Toscana
[…] é um burgo da província de Grosseto, região da Maremma. A poucos minutos de Pitigliano está Saturnia, uma pequena cidade famosa por suas águas termais desde a época Romana. Para quem curte as […]