A Sardenha sempre esteve entre os meus mais desejados destinos de viagem na Itália. Precisei adiar por alguns anos pela incompatibilidade do período das minhas férias com as do meu marido ou porque não queria fazer esse tipo de viagem com criança pequena. Não sou tão aventureira para me atrever a explorar praias de difícil acesso (que são as mais bonitas!) com filho muito pequeno. Até que este ano, meio que por acaso, comentava sobre as praias da Sardenha com amigos e resolvi pesquisar pra ver se ainda conseguia alguma coisa legal a um preço razoável. As férias do marido coincidiam com o período que eu tinha, as crianças com 5 e 8 anos já podem aproveitar melhor esse tipo de destino e por sorte o ferry para a travessia com carro e a casa para o período em que queríamos não estavam exageradamente caros. De um dia pro outro fechamos tudo. Menos de 1 mês depois estávamos embarcando.
Fizemos com a Sardinia Ferries a travessia de Livorno, na Toscana, até Olbia, norte da Sardenha. O valor das tarifas varia de acordo com o modelo do carro, da data da viagem e do número de passageiros a bordo. O valor da travessia para uma família com 2 crianças em julho ficar na média de 500 euros. Por 20 euros optamos por uma cabine com 4 camas, o que recomendo, principalmente para quem viaja com criança. O navio tem 2 restaurantes, boutiques, área de jogos , piscina e entretenimento. Mas como havíamos saído de Firenze às 6 da manha optamos logo após o embarque descansar um pouco na cabine. O embarque foi às 7:30 e a nave partiu às 8 horas em ponto. Desembarcamos depois de pouco mais de 6 horas e fizemos mais 2 horas de carro ate o Golfo de Orosei, no leste da ilha. A viagem é longa!
Golfo de Orosei
Nos hospedamos numa casa que encontra-se na localidade de Sos Alinos, no Golfo de Orosei, mais ao sul da cobiçada cidade San Teodoro, que apresenta boa estrutura hoteleira, com vários resorts, restaurantes e bonitos casarões. O Golfo de Orosei que abrange grande parte da costa leste. A casa onde ficamos era a 10 Km do centro histórico de Orosei.
A escolha por essa região foi principalmente devido ao fácil acesso às praias. A região ganhou esse nome devido à Orosei, cidade da província de Nuoro. Orosei conta com cerca de 7 mil habitantes e seu ritmo é bem tranquilo. O centro histórico é minúsculo, dá para explorá-lo tranquilamente a pé. Casas com construções de pedra, onde senhorinhas colocam a cadeira na porta de casa pra bater papo. Em Orosei fica a Marina di Orosei de onde saem muitas embarcações turísticas.
As praias
Toda a Sardenha é espetacualar, mas as prais mais bonitas são aquelas de difícil acesso, onde é possível chegar depois de superar muitas rochas ou então pelo mar. O Golfo de Orosei apresenta uma paisagem espetacular com muitas praias paradisíacas. Vou agora mostrar algumas das mais praias onde estivemos:
Cala Liberotto– Uma das localidades mais bonitas da costa, a praia de Cala Liberotto além de linda, também apresenta facilidade de estacionamento. As praias desse pedaço do litoral são ótimas para crianças, pois são rasas possibilitanto que os pequenos brinquem à vontade à beira mar. As águas são claras e em diferentes tonalidades de azul. É possível alugar barraca e sombrinha. Existem campings nessa área e muitos bares e restaurantes bem pertinho.
Cala Ginepro – A praia é grande, com areia clara e fina e o mar límpido. E a vantagem é que não é tão cheia. O estacionamento fica próximo à praia, a caminhada dura uns 5 minutos. Também aqui existe estrutura com aluguel de guarda-sol e espreguiçadeiras.
Cala Luna e Cala Mariolu – Como o acesso a algumas das mais lindas praias do golfo é por mar, escolhemos um mini-cruzeiro de um dia que inclui parada nas praias de Cala Luna e Cala Mariolu, passando por lugares encantadores do litoral. O passeio de um dia no barco Davide e Golia custou 40 euros adulto e 20 crianças (de 4 a 10 anos). Saimos às 10 e voltamos às 18 horas.
O passeio de barco passa pela esplêndida Grutta della Contessa Navarro, onde a cor do mar é de um azul cobalto impressionante! Passamos também pela Piscine di Venere.
Cala Gonone – nossa visita à Cala Gonone foi rápida, passamos para tomar um sorvete e passear à beira mar. Para mais informações, vejam o post da Fabiana, do excelente blog Loucos por viagem , que mostra como foi a sua visita por lá. Aproveitem e peguem dicas preciosas dos passeios da Fabi 😉
Cala Fuili – esta é uma das praias mais próximas com acesso de carro. Fica ao sul de Cala Gonone, onde bem próximo existe um estacionamento. Dali é possível sair a pé para explorar outras praias.
Oasi di Berchida– Essa é uma praia mais selvagem com estacionamento a pagamento. Para passar o dia, o estacionamento custa 10 euros (5,50 meio dia). A praia é enorme e com pouca gente. Existe um bar-restaurante e uma parte da praia é a pagamento e o estabelecimento fornece guarda-sol e espreguiçadeira. No local também tem aluguel de pedalinho. Bem pertinho dali fica o Oasi di Bidderosa, praia a pagamento e com número limitado de visitantes, onde é necessário fazer a reserva e infelizmente deixamos para os últimos dias e nao conseguimos agendar. É bom reservar com uma semana de antecedência.
Capo Comino – A linda praia de Capo Comino, que mais parece uma piscina, fica na provinica de Siniscola. Passamos por essa praia no dia de nosso retorno e nos arrependemos amargamente de não termos ido até ali passar um dia. O estacionamento é a pagamento (10 euros por dia).
Comidas típicas:
Considerada simples, a cozinha dessa região da Sardenha é de produção agropastoril e pesqueira. Baseia-se em pratos de carne, como o Porchetto (espetinho), presuntos, salames, porco e peixe. Existe uma grande variedade de queijo pecorino na ilha . O pão consumido é o curasau e pra ser bem sincera, não me entusiasmou muito. Dentre os doces, muitos são feitos com mel, outro produto da região. Em meios passeios por Orosei não resisti ao torrone feito com mel, nunca comi na nenhum mais gostoso! Tem também os doces chamados de tiliccas e caschettas, mas eu não experimentei. Dentre as bebidas para se degustar em uma viagem à ilha estão a cerveja sarda Ichnusa, o Passito, os vinhos Cannonau e Vernaccia di Oristano e o licor Mirto .
Hospedagem
Ficamos na localidade de Sos Alinos, a poucos minutos do mar. A casa que alugamos foi reestruturada ano passado e fica no alto de um morro, de onde a vista é um deleite. Toda a casa é linda, com uma maravilhosa área externa, com gramado, churrasqueira e uma mesa grande na varanda com vista pro mar. A Casa Vacanze La Vela é uma casa com 2 andares, 2 quartos e 2 banheiros e acomoda até 6 pessoas.
Não esquecer de levar:
Repelente contra mosquitos
Guarda-sol e cadeiras de praia
Posts relacionados – Seção Amici Miei:
Paraíso no mar Mediterraneo, por Lidiane Albuquerque
Divina Sardenha , por Laura Schneider
Posts que podem interessar:
Basílica de San Miniato al Monte
Agroturimo, uma forma simples e autêntica de hospedagem
'Verão na Sardenha' have 2 comments
10 de junho de 2020 @ 12:22 Grazie a te / Como será o turismo após a pandemia? Como será a forma de viajar?
[…] em território nacional. Não que isso possa significar um problema, afinal a Itália tem mar, montanha, campo e esplêndidas cidades de arte. O governo prevê uma contribuição de até […]
28 de maio de 2024 @ 21:07 Grazie a te / Viagem de ferry até à paradisíaca praia da Sardenha
[…] dos mais cobiçados destinos de férias da Itália é a paradisíaca ilha da Sardenha. Recentemente tive a oportunidade de fazer a travessia de Olbia, na Sardenha, até Livorno, na […]