Um passeio no Oltrarno, bairro cool de Firenze

Para apreciadores e curiosos da autêntica e tradicional vida fiorentina, passear pelas vielas do Oltrarno é um deleite!  O quarteirão que engloba Santo Spirito, San Niccolò e San Frediano é situado na zona sudoeste de Firenze.  O coração pulsante é a praça Santo Spirito, onde todas as manhãs acontece um mercadinho. Ali, em meio às frutas e verduras da estação,  stands de roupas e alimentos e barracas de plantas e flores, a gente pode observar o estilo de vida dos locais, fiorentinos autênticos e adotados, que conversam entre si, trocam receitas,  comentam sobre o tempo e são figuras primordiais para compor cenas do quarteirão mais hipster e atual da cidade! Aliás,  Borgo San Frediano, que na verdade é uma rua, foi eleito em 2017 pela Lonely Planet como o cantinho mais cool do mundo!

Oltrarno em fiorentino seria Diladdarno (de la do Arno)

oltrarno

Bastante frequentada por jovens e notívagos, a região do Oltrarno é realmente cheia de charme e famosa pelas inúmeras bodegas de artesãos, bistrôs, lojas de antiguidades e mercadinhos.

Piazza-santo-spirito

A Praça Santo Spirito e a igreja homônima

Passeando pela região do Oltrarno para descobrir suas principais atrações:

Praça e a Igreja de  Santo Spirito

A praça de Santo Spirito é o coração pulsante do Oltrarno. Na praça acontecem muitas manifestações musicais e culturais. Diariamente acontece o mercadinho de frutas, verduras e roupas. E desde 1986 acontece o mercadinho,  sempre no segundo domingo do mês (exceto julho e agosto).  São cerca de 100 expositores do setor de antigüidades e artesanato, além de uma área reservada ao setor de alimentos, com produtos biológicos,  plantas e flores. O mercado acontece das 9 às 19 h.

 

piazza-santo-spirito

piazza-santo-spirito

Todo segundo domingo do mês acontece o mercadinho na praça Santo Spirito. Bolsas vintage, objetos para casa, bijouteria, flores e artigos para colecionadores

 

mercado-pulgas

Inúmeros bistrôs e restaurantes circundam a praça Santo Spirito

 

A Basílica de Santo Santo Spirito, localizada na praça homônima, foi projetada por Filippo Brunelleschi e é uma das mais belas criações arquitetônicas do Renascimento e foi seu último grande projeto.  Sua construção foi iniciada em 1444 , sobre os restos do convento agostiniano destruído durante um incêndio no ano de 1371.  Depois de sua morte, em 1446, os  trabalhos foram continuados por Antonio Manetti, Giovanni da Gaiole e Salvi d’Andrea, que foi o responsável pela construção  da cúpula. A igreja foi concluída em 1487. No interior, há obras dos mais famosos artistas florentinos, como o crucifixo de madeira realizado por  Michelangelo em 1493 e a pintura de Filippino Lipi,  Pala Nerli, feita entre os anos de 1485 e 1488.

 

A igreja de Santo Spirito foi projetada por Brunelleschi. O acesso é gratuito e a visita ao museu (Percurso Agostiniano) custa 2 euros

A basílica apresenta arquitetura renascentista, com colunas de arenito decoradas com capitéis coríntios. As abóbadas fornecem uma linda e harmoniosa perspectiva.

basilica-santo-spirito

Interior da Basilica de Santo Spirito

Crucifixo realizado por Michelangelo quando havia 18 anos

O campanário de Santo Spirito visto do jardim Frescobaldi

Horários da basílica:

De segunda à sexta ( 8:30 às 13h e das 15 às 18h), sábado das 8:30 às 13:00 e das 15 às 19 h e domingo das 8:30 às 13:30 e das 15 às 19 h

Visitas turísticas:

de segunda à sábado (excluso quarta): das 10 às 13h e das 15 às 18h

domingos e festividades: das 11:30às 13:30 e das 15 às 18h

 

A Igreja de Cestello

Cestello

A igreja do Cestello fica na praça homônima, próxima ao rio Arno. Em estilo barroco, a igreja é uma das mais importantes do bairro. Sua construção foi iniciada em 1450 e concluída no século 20

A Igreja Santa Maria del Carmine

oltrarno

 

basilica_di_santa_maria_del_carmine_firenze

A igreja Santa Maria del Carmine foi construída em 1268 e renovada nos séculos 16 e 17. A igreja sedia a Capela Brancacci, famosa pelos afrescos de Masaccio, Masolino e Lippi (foto divulgação)

 

Tradição e modernidade: o Studio Galleria Romanelli, um atelier de esculturas em Borgo San Frediano, onde a mesma família de artistas exerce sua atividade por quase dois séculos

A Porta de San Frediano, construída por Andrea Pisano no século 14,  faz parte do antigo cerco murado de Firenze e é aberta à visitação durate um período do ano.

A Porta de San Frediano, parte das antigas muralhas da cidade

 

Esquina em Borgo San Frediano

 

Ateliês e bodegas – O bairro é caracterizado por diversas lojinhas e bodegas de artesãos. As minhas ruas prediletas para conferir artesanato e produtos feitos a mão são a  Via Santo Spirito e a Borgo San Jacopo.  Mas se você adentrar pelas vielas do bairro vai se maravilhar com verdadeiros tesouros: espaços minúsculos  onde a gente pode assistir artistas em ação criando bolsas, produzindo bijus e objetos de arte com muita autenticidade e criatividade.  A via Maggio  é a rua  que concentra as prestigiosas lojas de antiquariado.

pinocchio

Na via Santo Spirito: um encanto as peças de madeira da lojinha La Bottega di Mastro Geppetto

 

il-santino

Adorável cantinho para um snack e um drink: Il Santino

 

oltrarno

Um feixe de luz solar entre os prédios de Santo Spirito

 

santo-spirito

A rua Santo Spirito e suas lojinhas cheias de charme

 

Piazza della Passera –  Um dos meus cantinhos prediletos da cidade, essa pracinha reúne barzinhos, restaurantes e excelentes locais para um cafe ou um delicioso gelato.

piazza-della-passera

Santo Spirito veste a camisa dos “Bianchi” (brancos) na época do calcio storico, o futebol medieval da cidade, disputado entre 4 times, com a final sempre no dia 24 de junho, dia de San Giovanni, padroeiro de Firenze.

 

oltrano

Uma das mais lindas esquinas do Oltrarno

 

handmade

O artesão Dimitri Villoresi que produz bolsas e acessórios em couro

 

arte-fiorentina

Uma loja de molduras de madeira na via Toscanella

 

pitti

O Palazzo Pitti

Palazzo Pitti e o Giardino di Boboli –  O projeto atribuído a Brunelleschi era muito menor e menos suntuoso. Em 1549  o prédio foi ampliado e passou à familia Medici.  Sofreu diversas  restruturações durante séculos. Foi sede da família Lorena e da família real italiana Savoia e já foi residência oficial dos grão-duques da Toscana quando Florença foi capital da Itália. Hoje em dia reúne 5 museus e os maravilhosos Jardins de Boboli.

No Oltrarno fica também o Museu de História Natural de Zoologia La Specola, na na via Romana, 17.

San Niccolò – A região  conhecida como San Niccolò fica aos pés do piazzale Michelangelo e tem ares de um pequeno burgo. É um dos bairros mais antigos de Florença e é circundada por muralhas medievais, abriga a Torre de San Niccolò.

A Torre de San Niccolò aberta à visitação apenas um período do ano

Le Rampe – As rampas, construídas entre 1872 e 1876, foram reabertas em maio de 2019, com o retorno da água nas fontes e cachoeiras

 

san-niccolo

A Porta San Miniato, que faz parte do círculo de muralhas da cidade , localizada entre a Via San Miniato e a Via Monte alle Croci. O nome deriva do fato de que a estrada conduz até  a igreja de San Miniato al Monte.

A Porta San Miniato

 

San Niccolò é rico de lojas de artesanato, galerias de arte, restaurantes e bistrôs: é um requisitado cantinho da cidade  para espíritos criativos. É aqui no bairro onde  Clet tem atelier.  Com obras instaladas em diversas cidades do mundo, o artista faz interferências nas placas modificando os cartazes estradais com humor e irreverência. Encontramos o  joalheiro Dari, a marca de sapatos feitos a mão Stefano Bremer  e o perfumista Sileno Cheloni também estão na região.

 

Loja em San Niccolò, que vende artigos realizados com inspiração na streetart florentina

Nas proximidades fica o acesso à praia do Arno, onde no verão reúne gente animada e de bem com a vida a fim de aproveitar o sol, ouvir música ou  brindar com um aperitivo ao anoitecer,  quando os stands que funcionam apenas no verão organizam festinhas à beira do rio no final do dia.



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Um passeio no Oltrarno, bairro cool de Firenze' have 15 comments

  1. 13 de março de 2018 @ 14:49 Grazie a te / Hospedagem em Firenze no autentico bairro de San Frediano

    […] Um passeio no Oltrarno, bairro cool de Firenze […]

    Reply

  2. 25 de março de 2018 @ 19:28 Grazie a te / Oltrarno, em Firenze, é a região da cidade onde a arte se faz notar!

    […] Um passeio no Oltrarno, bairro cool de Firenze […]

    Reply

  3. 5 de abril de 2018 @ 14:01 Grazie a te / Quer saber a media de gastos diários para visitar Firenze?

    […] Uma forma de economizar é se hospedar em apartamentos , veja este  aqui do blog, no Oltrarno. […]

    Reply

  4. 21 de abril de 2018 @ 18:50 Grazie a te / Explorando Firenze de forma divertida: um passeio a bordo do sidecar

    […] onde partimos numa manhã de sábado ensolarado de primavera. Dali passamos por Santo Spirito, no Oltrarno,  para um pitstop no charmoso Caffè Ditta Artigianale para a nossa colazione. Inclusive neste […]

    Reply

  5. 1 de setembro de 2018 @ 18:38 Grazie a te / Os oratórios nas esquinas de Firenze: elementos da arquitetura sacra

    […] Um passeio no Oltrarno […]

    Reply

  6. 1 de setembro de 2018 @ 18:41 Grazie a te / O início do outono na Toscana, período do "rientro"

    […] Um passeio no Oltrarno […]

    Reply

  7. 4 de setembro de 2018 @ 22:03 Grazie a te / Restaurantes no Oltrarno, o bairro mais cool de Firenze

    […] Oltrarno, que fica do outro lado do Arno, reserva uma infinidade de restaurantes, bistrôs e barzinhos e […]

    Reply

  8. 19 de setembro de 2018 @ 10:04 Grazie a te / Endereços onde tomar um delicioso café em Firenze

    […] Um passeio no Oltrarno, bairro cool de Firenze […]

    Reply

  9. 25 de setembro de 2018 @ 19:33 Grazie a te / Relação de restaurantes em Firenze a precinhos camaradas

    […] Um passeio no Oltrarno, bairro cool de Firenze […]

    Reply

  10. 2 de fevereiro de 2019 @ 22:49 Grazie a te / Dicas de hotéis de diversas categorias para a sua hospedagem em Firenze

    […] Um passeio no Oltrarno  […]

    Reply

  11. 10 de setembro de 2019 @ 12:16 Grazie a te / Tour enogastronômico para conhecer produtos e delícias de Firenze

    […] ritmo de vida florentino e conhecer os produtos típicos locais.  Depois seguiremos a pé para o Oltrarno,  passando pelos principais monumentos e praças da cidade, em onde faremos nossa primeira […]

    Reply

  12. 19 de outubro de 2019 @ 15:50 Grazie a te / Perfume sob medida: luxo para os amantes da perfumaria

    […] Renault e Lamborghini,  abriu este ano a sua ol-fatory, uma elegante maison em San Niccolò, bairro de Firenze que concentra artistas e artesãos. Em seu atelier ele oferece, além da fragrância prêt-à-porter Sangue Blu, a possibilidade […]

    Reply

  13. 4 de novembro de 2020 @ 17:01 Grazie a te / Florença menos conhecida, uma relaçao de atrações na cidade

    […] Cappella Brancacci–  Continuando com os locais de Florença menos conhecida, sugiro uma visita à Cappella  Brancacci,  fundada no século 14. A capela fica dentro da igreja de Santa Maria del Carmine e guarda preciosidades da pintura do Renascimento italiano. A pequena capela reúne obras de Filippino Lippi,  Masolino e  Masaccio, um dos primeiros artistas a utilizar a perspectiva em suas pinturas. A Cappella Brancaci fica na piazza Del Carmine, no Oltrarno. […]

    Reply

  14. 5 de março de 2021 @ 10:24 Grazie a te / Oltrarno, em Firenze, é a região da cidade onde a arte se faz notar!

    […] Oltrarno é uma região de Firenze onde a arte se faz notar!  É o bairro da cidade que abriga  ateliês […]

    Reply

  15. 2 de novembro de 2022 @ 10:32 Grazie a te / Uma relação com bons restaurantes vegetarianos e veganos em Firenze

    […] e Cinque –    Num cantinho bem aconchegante do Oltrarno fica este bistrô que oferece deliciosos pratos para vegetarianos e veganos.  Piazza della […]

    Reply


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.