verona-vista

Um passeio em Verona, no Vêneto

 um-passeio-em-verona

Verona é dessas cidades que te acolhem de braços abertos.  É uma cidade relativamente pequena, linda e apaixonante!!!  É um dos mais visitados destinos da região do Vêneto, no norte da Itália. Boa gastronomia, famosos vinhos, música, história e arte são atrativos desta romântica e agradável cidade que te faz sentir em casa.  Que tal um passeio em Verona?

verona-veneto

Verona tem arquitetura da época romana, medieval e renascentista.  A principal atração da cidade é a Arena de Verona, que fica na piazza Brà. O coração da cidade é a Piazza Erbe, onde diariamente (exceto aos domingos) acontece um mercadinho. Bem ali perto, na via Capello, fica a  Casa de Julieta e o famoso balcão que pode ser visitado. Afinal estamos na inspiradora cidade que serviu de cenário para a maior história de amor da literatura:  Romeu e Julieta, um clássico de Shakespeare.

Vêneto

Construção medieval a casa di Giulietta que fica na via Cappello. Entre ficção e realidade, a tragédia de Romeu e Julieta atrai milhares de turistas ao local, onde funciona um museu (foto divulgação)

Visitei a cidade 3 vezes (mas a última vez já tem mais de 5 anos). A minha amiga Fabiana Croce acaba de passar um mês na cidade estudando italiano e pedi pra ela dividir as suas dicas – super atuais- sobre a cidade (olhem as fotos divinas que ela fez!). Com as suas sugestões você poderá explorar e aproveitar da melhor forma possível os pontos mais interessantes da cidade. Geralmente em um dia de passeio você vai conseguir percorrer as atrações mais importantes:  Vale anotar:

Verona

Fabiana na Ponte Scaligero, de onde temos ângulos lindos da cidade

Restaurantes:

Entre os inúmeros restaurantes, posso dizer que o Cangrande Ristorante e Enoteca foi o meu preferido. Pequenininho, acolhedor, pertinho da Arena de Verona e com um delicioso risotto de Amarone, vinho famoso da região. Fica na Via Dietro Listone 19/D.

risotto

Outro restaurante que recomendo é a Osteria Giulietta e Romeo, para comer polenta e carne de cavalo, prato típico de Verona e delicioso. Fica na Corso Santa Anastasia, 27

polenta

Peculiaridades da gastronomia local: polenta e carne de cavalo

Para se comer barato, com cerca de dez euros, com água, café, salada e um prato de massa, recomendo o Vecio Macello. Fui muitas vezes lá até cansar de massa.

Pizzarias:

Entre as pizzarias, fico com a Pizzeria da Salvatore, que fica na Piazza San Tomaso e depois dessa sugiro a Pizzeria Impero, que fica na belissima Piazza dei Signori, de frente a maravilhosa estátua de Dante.

Sorveterias:

Dentre as sorveterias – e  olha que fui a muita-  a melhor de todas é a La Romana, a mais cremosa de todas.

Programas imperdíveis:

Assistir a um show na Arena, lugar de muita história e emoção

Subir a Torre dei Lamberti com sua vista espetacular (a torre fica na Piazza dei Signori, onde está o Palacio do Governo)

hugo

Tomar um drink na Piazza Erbe. Experimente o Hugo – voltei apaixonada pelo Hugo!

Visitar as belíssimas igrejas, dentre elas a Santa Anastasia com seus corcundas que carregam a água benta.

Também sugiro uma subida até a escada ao lado do Teatro Romano, para a mais bela vista da cidade de Verona.

Acho válido visitar a casa de Romeu e Julieta. Dessa vez não fui la pois já a conheço.

verona-italia

Perfeito exemplo de integração urbana, artística e arquitetônica, Verona é Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2000

ponte-Scaligero

A bela Ponte Scaligero, de arquitetura medieval

Arena-Verona

A Arena de Verona, um anfiteatro romano, um dos mais famosos cartões-postais da cidade

Grazie Fabiana pela participação e pelas lindas fotos!

 

 

 

 

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Um passeio em Verona, no Vêneto' have 5 comments

  1. 24 de novembro de 2015 @ 11:32 Claudia Schneider

    O Lago di Garda é o maior lago da Itãlia e está muito perto de Verona! Então é possível estar hospedado lá e fazer bate e voltas às lindas cidades que rodeiam o lago. Todas muito perto umas das outras e algumas delas espetaculares! Recomendo muito Sirmione (40 minutos de Verona), uma península no meio do lago e Malcesine, onde se pode fazer um passeio fantástico ao Monte Baldo pela Funivia Malcesine, um bondinho que te leva até o alto da montanha, de onde se tem uma linda vista do lago e dos Alpes nevados!

    Reply

    • 24 de novembro de 2015 @ 14:23 Denya Pandolfi

      Claudia querida! Obrigada por ajudar a enriquecer o post com a sua dica. Mt obgada e bjo grande, Denya

      Reply

  2. 29 de janeiro de 2016 @ 21:44 Ilma Madureira

    Adorei Verona!
    Preciso retornar para “testar” (que sacrifício rs) estas dicas.
    Grazie

    Reply

    • 30 de janeiro de 2016 @ 12:34 Denya Pandolfi

      Ila, gracinha de lugar, surpreende sempre!!! Beijos, D

      Reply

  3. 25 de dezembro de 2016 @ 11:27 Grazie a te / Um dia na romântica Verona com suas principais atrações

    […] Na seção Amici Miei,  minha amiga Fabiana Rasseli, que passou uma temporada na cidade, apresentou a cidade e compartilhou várias dicas de restaurantes, locais bacanas e passeios imperdíveis.  Confira aqui. […]

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.