Arquivo mensais:outubro 2013

Streetstyle, Firenze

Imagem
Trago mais clicks de rua feitos neste outono de Firenze. As temperaturas aqui estão ainda bem agradáveis e é interessante observar que num mesmo momento vemos pessoas com roupas bem leves enquanto outras se agasalham e não abrem mão nem mesmo dos acessórios de inverno. Aproveitem as imagens, inspirem-se e tenham uma semana lindamente produtiva, serena e feliz!

Continue lendo

Looks de outono

 Em julho publiquei uma produção feita com o Luca, um amigo cheio de talento e bom gosto para se vestir (quem perdeu pode conferir aqui). Hoje vocês vão acompanhar os looks da Elisabetta Castellini, que conheci quando cheguei aqui em Firenze através do meu marido pois as famílias se conhecem há muitos anos. Eu sempre admirei a sua aptidão e a forma com quem combinava as peças criando looks nada monótonos.
Elisabetta trabalha no setor da moda desde a adolescência e possui um dom nato para criar outfits cheios de bossa. Ela produz as vitrines super elogiadas da Miss Trench de Firenze e nas semanas de moda que acontecem na cidade é sempre alvo dos fotógrafos de streetstyle. Betty não abre mão dos acessórios, que segundo diz, fazem toda a diferença para elaborar um look. O cenário das fotos que fizemos é a Piazza della Signoria e arredores, no centro histórico da cidade com produção da própria Elisabetta, super à vontade para os clicks.
outfit-outono
– blusa H&M
– cinto Miss Sixty
– leggings Pieces
– Bolero vintage
– bolsa  Coccinelle
– óculos Asos (de Denya)
mala-europa
– jaqueta YSL vintage
– vestido Pinko
– bolsa Givenchy bandolera
– sapato Kling
outfit-outono
– ecopele H&M
– vestido vintage
– cinto Moschino
– sapato Kling
– bolsa ARMANI jeans
– óculos Pieces
mala-outono-italia
outono-italia
mala-outono
– jaqueta Masca collection
– vestido / camisa Orion London
– colar Pieces
– jeans Diesel
– sapato Palazzo Bruciato
look-outono
– blusa Zara
– colar Zara
– jeans Diesel
– bolsa Givenchy bandolera
– óculos Pieces
Fotos: Denya Pandolfi

Streetstyle, Firenze

DSC_1162

Aqui em Firenze tivemos praticamente todas as quatro estações do ano nesses últimos dias. O street de hoje foi feito em dias diferentes e logicamente vocês poderão notar a diferença dos looks do início do outono, bem mais leves, para os flagrados ontem, com temperatura mais amena, mas sempre em companhia do nosso astro-rei que tem nos proporcionado dias lindos. Tenham um maravilhoso final de semana! Continue lendo

Lungarno Bistrot, em Firenze

Inaugurado há poucos meses em Firenze, o restaurante Lungarno Bistrot oferece um mix de cozinha italiana e internacional. Situado numa das áreas mais lindas da cidade, a casa disponibiliza mesas também na área externa de onde você pode saborear os seus pratos admirando uma vista fabulosa à beira do Rio Arno. E de quebra, do outro lado da margem, o suntuoso Palazzo Corsini.  A localização é central mas foge do miolo abarrotado de turistas.
restaurante-firenze
lungarno-bistrot

A interatividade com o chef: a cozinha toda de vidro permite que os clientes acompanhem do salão a preparação dos pratos. Na bancada, as plantinhas com ervas e temperos rendem o ambiente mais alegre. Adorei a idéia de poder colher na hora o que usar no que estamos cozinhando e sentir todo o cheiro e o sabor das ervas fresquinhas.

O chef responsável é Francesco Fumarola, da cidade Martina Franca, na Puglia, que propõe dois cardápios diferentes para almoço e jantar, sendo que é muito disponível a alterar ou acrescentar qualquer ingrediente caso seja solicitado. O menu é recheado de especialidades toscanas e traz também algumas referências de pratos do sul da Itália e da cozinha internacional, principalmente francesa.  “Os pães, massas, doces e biscoitos são todos feitos por nós. A farinha de trigo usada é 100% italiana moída na pedra não geneticamente modificada”, explica.

dsc_1076
O ambiente se distingue do padrão da típica trattoria italiana. É elegante e moderno mas ao mesmo tempo aconchegante. Os pratos são minuciosamente preparados com ingredientes de altíssima qualidade e o cuidado na apresentação é outro fator que chama a atenção.
 dsc_1086
dsc_1083
Apesar do ambiente sofisticado, os preços são bem parecidos aos das trattorias caseiras. Custa em média 8 euros um prato de massa enquanto que os pratos principais saem por 11 euros. Escolhi de entrada o soutè di cozze que veio acompanhado de pão toscano. E como primo, nhoque de nozes com gorgonzola – excelente!!! Parei por aí mesmo. Nada de secondo e muito menos sobremesa. Com toda certeza voltarei para experimentar outras propostas. Superaprovado e recomendado.
* O Grazie a Te esteve no Lungarno Bistrot à convite da direção da casa.

Onde tomar café em Florença

Onde tomar café em Florença? O café é uma verdadeira mania italiana. E bar em Florença é o que não falta. Sim, a bebida aqui geralmente é consumida no bar, que diferente do sentido da palavra  no Brasil, não é a bebida alcóolica o principal produto, mas o café. E em todas as suas variantes, além de uma vasta gama de brioches e tortinhas que ficam expostos nas vitrines provocando a nossa gula. Apesar de ser um produto brasileiro, os mestres na arte de preparar o  melhor café são os italianos. E pensar que o expresso mal passa de dois centímetros dentro daquela xicarazinha!  Pedido no balcão o cafezinho custa 1 euro na maioria dos bares do centro histórico. Neste post informo pra vocês alguns endereços imperdíveis de tomar um delicioso café m Florença.
ditta-artigianale
Onde tomar um delicioso café em Firenze 
café
Chiaro Scuro – No Chiaro Scuro tem uma saleta interna aconchegante e com decoração bem caraterística, com motivos de café. Oferecem uma variedade enorme de cafés, com aromas e sabores exóticos como amêndoas, baunilha e morango com azeite balsâmico. Apesar de ser um local fechado, sem vista para nenhuma praça ou monumento, o preço é exagerado. Quem quiser utilizar uma mesa vai desembolsar cerca de 5 euros para alguns tipos. Fica no centro histórico, perto do Duomo. Via del Corso, 36r.
chiaro-scuro
La Ménagère  –  um dos meus locais prediletos!!! No local funcionam um restaurante, que é também floricultura e lojinha com objetos de design para a casa .  Servem tortinhas, doces, salgados, chás, sucos e cafés especiais.  Fica na Via de’ Ginori, 8r

la-menagere

Coronas Bar – um dos melhores cafés de Firenze e num dos pontos mais turísticos da cidade: a Via Calzaioli (que liga o Duomo à Piazza Signoria). Tem um expresso famoso e o serviço é louvável. O lugar é bem simples e certamente se não fosse pela minha sugestão você dificilmente iria escolhê-lo para um café. Coronas Bar – Via Calzaioli, 72 r
Gilli – Este é um local clássico e elegante. O Gilli é um bar histórico que está neste endereço desde o início do século passado. O local era frequentado por intelectuais, artistas e políticos. Com estilo Liberty, as paredes das salas são de cor clara, com lampadários de Murano e afrescos no teto. Se estiver apenas de passagem e não se importar de tomar o cafezinho em pé, você vai pagar apenas 1 euro. Mas se quiser apreciar a vista da Piazza della Repubblica em uma das mesas da área externa, esse mesmo cafezinho vai sair por  4 euros. Fica na Piazza della Repubblica
Gilli
Paszkowski – Ao lado do Gilli fica o Paszkowski, sempre na Piazza della Repubblica. É um dos símbolos das tradições da cidade.O ambiente é elegante e sofisticado. Os doces da casa são uma perdiçao, feitos com uma massa bastante delicada e custam em media 1,80 euro.

cafe

Giubbe Rosse: O mais famoso local histórico e literário de Firenze é o Giubbe Rosse, que reuniu no século passado escritores, políticos, pintores e intelectuais. Suas paredes são cobertas de fotos e obras de seus antigos frequentadores.  Sugiro passar por ali ao menos para um cafezinho. Giubbe Rosse, Piazza della Repubblica.

giubbe-rosse

 

Caffè degli Artigiani– Este é um lugarzinho bem pequeno numa charmosa esquina do tranquilo bairro de Santo Spirito, no Oltrarno. Aqui nas redondezas existem muitas bodegas de artesãos, portinhas minúsculas onde artistas colocam a criatividade e a manualidade em ação. E o bar reflete esse espírito. Nas paredes várias fotos com um close no rosto dos frequentadores e muitos elementos vintage fazem do local simples um bar aconchegante. Fica na piazza della Passera.

caffe-degli-artigiani

Ditta Artigianale – com mais de uma sede na cidade, este é um coffee-bar com ambiente moderno, jovem e frequentado por clientela internacional que escolhe o local para encontro de negócios e para trabalho. Servem uma gama bem variada de cafés e os preços não são nada econômicos, mas ninguém vai te dar pressa caso precise passar uma manhã inteira na frente do seu computador. A primeira  filial de Firenze foi inaugurada na via dei Neri , número 32r, depois na via dello Sprone, no Oltrarno, 5r  e em 2022 no Lungarno Soderini, perto da ponte Alla Carraia.

ditta-artigianale

Ditta Artigianale na via dello Sprone

Caffé del Verone – Alguém a fim de um cafe com vista? O Caffé del Verone tem um esplêndido terraço de onde podemos admirar a cidade e alguns de seus monumentos, como a cúpula de Brunelleschi e a sinagoga. A estrutura é acessível a pessoas com mobilidade reduzida. Aberto todos os dias.  Fica no Museu degli Innocenti, Piazza Santissima Annunziata, 13

O visual do terraço do Caffè del Verone, que fica na praça Santissima Annunziata

Como economizar na hora de pedir um café:

Deixo uma dica para quem não quer desembolsar muito, principalmente nos locais mais turísticos, como nos bares perto das famosas praças da cidade: basta pedir “al banco”. Isso significa que você não irá utilizar o serviço de mesa e sim saborear o seu café em pé, próximo ao balcão. Em média você paga três vezes mais para consumir sentado.

Posts que podem interessar:

Um passeio no Oltrarno, bairro cool de Firenze

Lojas de decoração em Firenze

As melhores sorveterias de Firenze

10 motivos para visitar a Toscana na primavera

Compras em Firenze

Onde comer panino em Firenze

Firenze à noite 

Nonos da Itália

Pagar para sentar

Streetstyle crianças

Imagem

O streetstyle de hoje é mais que especial, pois é em homenagem às criaturinhas mais lindas e fofas que existem no mundo: as crianças. O dia 12 de outubro não é comemorado aqui na Itália mas é claro que o blog não podia deixar de desejar às crianças não apenas do Brasil mas do mundo inteiro um dia super feliz. Que o dia seja de confraternização, afeto, carinho e muito amor. E um excelente final de semana a todos!

Imagem

DSC_0045

DSC_0054

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

DSC_1002

Imagem

 

 

Imagem

Imagem

Imagem

 

Imagem

Anghiari, na Toscana

A  cidade medieval de Anghiari, que pertence a Arezzo, está localizada entre as regiões da Toscana, Umbria, Marche e Emília Romanha.  Anghaiari é uma joia toscana que conserva a estrutura de um burgo medieval e encanta também pela tranquilidade. A cidade, toda murada, fica no cume de uma colina, de onde o panorama é espetacular. Geralmente não costuma fazer parte dos roteiros turísticos, mas para quem já conhece as atrações de Firenze (dista 116 km) convém reservar um dia para conhecer esta maravilha de lugar.

anghiari

O vilarejo de Anghiari fica a penas 30 Km de Arezzo

anghiari

anghiari-arezzo

O charmoso vilarejo medieval de Anghiari, a poucos quilômetros de Arezzo

 

Anghiari

A Piazza Baldaccio, coração da cidade

O palácio Petrorio, na piazza Baldaccio, é a sede do município. Passear pelo centro histórico não é muito cômodo, pois como toda cidade antiga suas ruas são desniveladas com o chão de pedras. Não esqueça de levar sapatos confortáveis para  explorar a cidade. Anghiari é pequena e em pouco tempo podemos visitar todas as atrações. Da praça podemos seguir para a Abadia de San Bartolomeu e depois continuar até a piazza Mameli, onde estão o museu Taglieschi e o Santuário da Madonna del Carmine, que são outros pontos de interesse.

anghiari

Anghiari

Monumento a Garibaldi na piazza Baldaccio, de onde geralmente iniciamos o passeio a pé para descobrirmos os becos e ruelas da cidade. Nesta praça é onde acontece a feira de antiguidades, no segundo domingo do mês.

 

anghiari

Anghiari tem cerca de 5.800 habitantes e é internacionalmente conhecida por uma atividade que enche de orgulho seus moradores:  o antiquariado. É um local frequentado pelos amantes de peças antigas que encontram em suas lojinhas e feiras de rua verdadeiros tesouros. A cidade abriga experientes restauradores e colecionadores de obras de arte, móveis e objetos de decoração.

anghiari-toscana

Artesanato – Todos os anos , na primavera, acontece em Anghiari a Mostra Mercato dell’Artigiano della Valtiberina Toscana

anghiari

 

dsc_0627

 

anghiari-toscana

As passagens estreitas que abrigam as casas de pedra, as escadas, igrejas, e pracinhas encantam os visitantes: um verdadeiro mergulho no passado.

 toscana
 A tranquilidade impera. Impossível ficar indiferente a um cenário como este, onde somos surpreendidos pela simplicidade.

dsc_0589

anghiari

A Batalha de Anghiari

Devido sua posição estratégica Anghiari foi palco de muitas batalhas importantes no período medieval. Possivelmente a que ficou mais conhecida  foi a que deu a vitória aos florentinos contra os milaneses, que mesmo em número maior foram  derrotados. Para retratar o triunfo dos florentinos nesta batalha que aconteceu em 1440, quando a Itália ainda não era unificada, foi solicitado um afresco ao artista Leonardo da Vinci no Palazzo Vecchio de Firenze. A questão é que essa obra está desaparecida e a possibilidade de estar escondida atrás de uma tela de Vasari,  na Sala dos 500 do Palazzo Vecchio, acendeu uma grande discussão ano passado. Segundo os pesquisadores, foram encontrados indícios que comprovam estar mesmo ali o afresco feito por Da Vinci mas ainda não ficou definido se irão arriscar danificar a obra de Vasari para aprofundar as pesquisas.

 

Da Vinci Anghiari 2

 

anghiari

Fiz esta foto há quase 10 anos! Aqui a cidade enfeitada para a festa celebrar a Batalha de Anghiari, comemorada dia 29 de junho