Arquivo mensais:dezembro 2013

10 motivos para visitar a Toscana

A Toscana dispensa muitos apresentações. É o coração da Itália que entusiasma e encanta seja pela gastronomia, arte, cultura, artesanato e beleza. E tudo no superlativo!

Enumerei 10 motivos para você visitar a Toscana. Tenho certeza que você vai chegar na metade da lista já sonhando e com vontade de fazer as malas e vir correndo pra cá.
 motivos-visitar-Toscana
1) Porque preserva burgos medievais

toscana

 

2)Porque a cozinha toscana é recheada de pratos típicos saborosos e saudáveis, feita com ingredientes simples e genuínos

antipasto-toscano
3) Porque Firenze, capital da Toscana, seduz com seu charme e beleza que sāo únicos.  A cidade que é o berço  do Renascimento tem obras de arte a céu aberto e um passeio por suas ruelas nos proporciona uma surpresa atrás da outra. Esta é a terra que herdou óperas de Dante, Botticelli, Michelangelo e Brunelleschi
Loggia-Lanzi
4) Porque as colinas toscanas abrigam campos repletos de oliveiras, responsáveis pela produção de excelentes azeites, e vinhedos que produzem entre tantos outros os famosos Brunello di Montalcino, o Chianti Classico e o Rosso di Montepulciano, inclusive disponíveis para degustaçāo (no local onde sāo produzidos). Aqui produtos como azeites, queijos e vinhos estāo por todas as partes
agriturismo
5) Porque é romântica e sua paisagem mais parece uma pintura
visitar-Toscana
6) Porque você pode ver e perceber as novidades do setor da moda seja nas ruas que nas famosas lojas de grife. Terra de tradição artística, são daqui as renomadas marcas Gucci, Ermano Scervivo, Salvatore Ferragamo, Roberto Cavalli, Patrizia Pepe e Emilio Pucci
gucci
7) Porque tem praias lindas e localidades balneares badaladas como Viareggio e Forte dei Marmi
toscana
8) Porque você pode aproveitar e vivenciar intensamente as particularidades das 4 estações do ano.
Primavera
finestra-toscana
Verão
DSC_0727_2
Outono
outono-toscana
Inverno
IMG_1555_2
9) Porque você pode visitar a cidade de Carrara. O que pouca gente sabe é que ali pertinho também tem praia, a de Marina Di Carrara.  Você vai se surpreender com a beleza do mar que contrasta com os Alpes Alpuanos com as pedreiras do mármore mais famoso do mundo
abetone
10) Porque no inverno as montanhas do Abetone são o verdadeiro paraíso para quem gosta de praticar o esqui
esquiar-italia

Dicas de restaurantes em Milão

comida Nobile

Hoje tenho o prazer de dividir com vocês dicas preciosas sobre onde comer bem em Milão.  Quem elaborou para o Grazie a Te um roteiro gastronômico foi a Manuela Andrade, jornalista que trabalha na área de moda e adora desvendar barzinhos e restaurantes charmosos na badalada Milão. Se esta é uma das cidades que você vai visitar em breve, anote no seu caderninho as preciosas dicas. Agora é com ela:

Há algum tempo a Denya me pediu dicas de restaurantes em Milão para os amigos que estavam visitando a cidade e recentemente ela me convidou para dividir com vocês alguns endereços interessantes na cidade e eu fiquei muito feliz. Deixa eu me apresentar! Eu sou a Manu e virei uma carioca à milanesa há 9 anos. Desde então, descobrir os ângulos enogastronômicos da cidade virou minha paixão!

dicas-italia

A querida Manuela Andrade que tem sempre excelentes dicas de roteiros gastronômicos em Milāo. Esta foto foi tirada no Nobile, um de seus points favoritos na cidade

Como na maioria dos roteiros, Milão é uma cidade de passagem -o que é uma pena, tem tanta coisa legal por aqui! O circuito turístico acaba, quase sempre, se concentrando ao Duomo, Castelo Sforzesco, Teatro Scala e Quarteirão da Moda.

E como em qualquer outro lugar, essas áreas turísticas são cheias de ciladas gastronômicas (quem nunca?). Por aqui, a dica fundamental para não cair em um restaurante-roubada, comer mal e gastar muito é não se deixar levar pelas mesinhas floridas dos restaurantes do Corso Vittorio Emanuelle, elas até te oferecem uma vista privilegiada mas a comida… hummmm… vai deixar a desejar!

obika 2

Obika

Quer almoçar observando o Duomo? Existem duas ótimas opções. Uma é o Obikà Mozzarella Bar, no sétimo andar da La Rinascente.  O menu traz receitas simples e genuínas com a Mozzarella de Bufala Campana como protagonista, além de massas e pizzas. Outra, é o SignorVino, uma enoteca 100% italiana, um dos meus lugares preferidos ever! Comida ótima com especialidades das diferentes regiões italianas, ampla proposta de vinho servido em taças e garrafas com preços super honestos (você paga o mesmo valor se consumir no local ou levar para casa) e tudo isso em um ambiente super agradável com vista para o Duomo. Eles ficam abertos de 8 da manha à 1h da madrugada, então é também uma opção legal seja para o café da manhã como para a tacinha de vinho do happy hour…

_nobilebistromilano

cafe nobile

Aqui as maravilhas do Nobile, que oferece também café da manha

nobile

Se você estiver no Corso Venezia, dando umas voltinhas pelo parque Palestro ou pelo parque do Museu de Artes Contemporânea (meu preferido),  minha sugestão é o Nobile Bistrot! O ambiente é muito agradável, comida excelente com preços bem bacanas. No jantar,  quem cuida do menu, é ninguém menos que o Claudio Sadler, chef duas estrelas Michelin e apesar da proposta de pratos mais elaborados e fantasiosos, a relação qualidade x preço continua sendo o forte do local!

varanda DG

Agora, se você estiver fazendo compras ou olhando as vitrines do quadrilatero della moda, dá para aproveitar o tema “fashion” para dar uma relaxada no “jardim” do Martini bar Dolce & Gabbana e ainda comer bem! No cardápio sanduíches, massas e carnes, além de especialidades sicilianas, já que a ilha é a terra natal dos designers. E a dupla é vista com frequência na casa. Caso você queira conhecer o local, sugiro reservar uma mesa na área externa (foto acima).

D E G

Drinks do Martini Bar Dolce & Gabbana

Martini

Se a idéia for aproveitar a visita na cidade e ir em um restaurante histórico, a minha sugestão é o Salumaio di Montenapoleone. O Salumaio faz parte da vida milanesa desde 1957. A sede atual fica no Palazzo Bagatti Valsecchi, um ícone neorenascentista milanês, o que o torna uma atração por si só. O contexto fica ainda mais interessante na primavera/verão, quando é possível almoçar/jantar no pátio super florido ou tomar um café na varanda do bistrot. Se vocês forem lá, aproveitem pra experimentar um prato da tradição milanesa: a cotoletta deles é incrível e o  risotto giallo também! (fotos divulgação)

Obikà Mozzarela Bar – Via Santa Radegonda, 1 | 02.8852453

SignorVino – Piazza del Duomo, 1 | 02. 89092539

Nobile Bistrot – Corso Venezia, 45 | 02 49526592

Martini Bar Dolce &Gabbana – Corso Venezia, 15 | 02.76011154

Il Salumaio di Montenapoleone – Via Santo Spirito,10 / Via Gesù 5 | 02.76001123

Grazie Manu, adoramos a sua companhia e o roteiro de restaurantes!

Como receber com charme

E as confraternizações de final de ano estão a todo vapor!  Seja para jantar ou mesmo um lanche entre amigos, os anfitriões estão caprichando e investindo na roupa de mesa e em acessórios cheios de charme que rendem mais pomposo o momento entre os amigos em torno da boa mesa. E já que estou no Brasil para as festas de final de ano, fui conferir de perto as propostas da Mesa Posta, da minha amiga de infância Alessandra Lopes, que está há um ano no mercado atendendo todo o Brasil.

mesa-posta

Alessandra Laguardia Lopes Pereira, proprietária do Mesa Posta. Ela concilia todas as tarefas do dia a dia entre casa, marido, dois filhos e suas paixões: a arquitetura e a criação de mesas personalizadas e de muito bom gosto

Ela resolveu investir neste setor porque sentiu falta no mercado de roupa de mesa personalizada. “Eu adoro tecido, textura e cor. A formação em arquitetura é muito completa e está ligada à criatividade, proporções e emprego das cores . Essas duas atividades estāo de certa forma associadas. Estou realizada”, relata Alessandra, que me recebeu em sua linda casa para uma tarde super agradável em companhia do marido Jairo e dos filhos Vitor e André.  Enquanto colocávamos o papo em dia escolhíamos em seu ateliê – dentre as infinitas possibilidades de estampas, cores e objetos – as composicões para as mesas que ela produziu para o Grazie a Te.  Você vai poder se inspirar para a arrumaçāo da mesa da ceia de Natal, para um chá entre amigos ou um refeiçāo à beira da piscina.

guirlanda

Centro de mesa lindo! Uma guirlanda invertida muito charmosa

receber-ideias

“Uma mesa bem posta tem seu lugar, é convidativa, revela o carinho no qual o anfitrião teve ao montá-la e traz alegria aos olhos de quem senta e desfruta daquele momento”

15380550_1242966969097862_6395135282008478711_n

 

mesa-posta

Eu pedi para Alessandra dar uma dica sobre como obter um resultado satisfatório na arrumação das mesas. Segundo ela, depois de saber as regrinhas básicas sobre como dispor a quantidade de talheres (que depois de um pouco prática é possível fazer tudo automaticamente), pratos e copos, é o momento de harmonizar as louças aos acessórios, como souplats, toalhas, jogos americanos e porta-guardanapos. E o toque especial fica por conta de plantinhas ou flores naturais e das velas, que conferem muito charme.

unnamed-13

Fã de viagens, para ela é outra grande fonte de inspiração, seja pela possibilidade de admirar a arquitetura de outros países que para visitar as inúmeras lojas que oferecem produtos para a casa.

mesa-posta

Você pode colocar elementos naturais, como o alecrim, para enfeitar a mesa e os pratos

mesa-posta

As velas dão um toque super charmoso!

mesa-posta

Arranjo com frutas e rosas

decorando-mesa

caprichar-decoraçao-mesa

Adorei essa proposta com azul!

guirlanda

A guirlanda que ela faz para a casa dela este ano: “Juntei os restos de natais passados, fitas e pronto!”

como_arrumar_a_mesa

Para quem tem alguma dúvida pode recorrer a um manual que ajuda no momento de disponibilizar os copos e os talheres. Fotos (divulgação)

“A mesa de casa é o nosso apoio incondicional.  Em torno dela nos sentamos e nos alimentamos diariamente, servimos o café da manhā, almoço e jantar. E preparamos tudo com prazer para podermos desfrutar de momentos felizes e de aconchego junto à família e amigos”.

E você, já pensou em como dar um toque de charme à sua mesa? Para verem outras propostas do Mesa Posta, sigam o Instagram @mesaposta.

Negroni

Uma das bebidas que mais fazem sucesso aqui na Itália durante o happy hour – aqui chamado de aperitivo, é o Negroni, geralmente tomado antes das refeições. Vou contar pra vocês um  pouco sobre esse cocktail que surgiu num bar aqui de Firenze, em 1919,  e que é o mais internacional dos drinks italianos e um dos mais famosos do mundo.

negroni

A bebida foi inventada por acaso pelo conde Camillo Negroni nos anos 20 (alguns dizem que foi em 1919), no bar Casoni, hoje chamado de Caffè Cavalli (ou Giacosa),  no centro da cidade, ao lado da loja do estilista florentino. O nobre Cavou havia morado nos Estados Unidos e em Londres e conhecia bem a mixologia de drinks. Cansado do seu habitual Americano, o conde pediu que o barman Fosco Scarselli acrescentasse um pouco de gin à sua bebida. E eis que ali surgia um dos drinks mais famosos do mundo super apreciado não apenas aqui mas em bares e restaurantes de todo o planeta: o negroni!
 caffe-cavalli
Preparar um Negroni é super fácil e rápido. Ele é feito com três doses iguais de três tipos de bebida. Aqui vai a receita pra você surpreender seus convidados em casa com um bebida tipicamente italiana:
Encha um copo com pedras de gelo. Depois misture as três doses (gin, campari e vermute tinto italiano) num recipiente e mexa bem com uma colher. O toque final fica por conta de uma rodelinha de laranja.
negroni
negroni
E caso você esteja visitando Firenze não deixe de experimentar a bebida, que custa cerca de 8 euros.  Nos bares que fazem aperitivo, se você escolher a faixa horária  das 18 até 20 horas para experimentar a bebida, poderá se servir a vontade com os quitutes que encontrar sobre o balcão.  Este é o sistema do aperitivo aqui na Itália: você paga a bebida e pode comer o que a casa oferecer, num serviço de buffet.
aperitivo
A bebida é refrescante e apesar de um pouco amarga devido ao campari, casa super bem com o sabor do vermute e do gim.
Giacosa – Via della Spada, 10 r
Firenze
O bar Giacosa  encerrou suas atividades em julho de 2017 e abriu em novo endereço (na via della Spada 15 r) em 2023

Joias em formato de massa

 artesanato-firenze
Pelas mãos da artesã Mari Yoshida Foglia as massas italianas se transformam em joias. Como sempre falo, Firenze tem muitos cantinhos que podem passar despercebidos… bom estar sempre atento para não perder os locais interessantes que ficam quase escondidos. Passeando pelo centro histórico de Firenze eu parei numa vitrine para apreciar as peças super bonitinhas feitas em formato de fusilli, penne e farfalle. Achei muito original a ideia de transformar em brincos, pingentes e braceletes os símbolos da cozinha italiana. É um prato cheio para quem quer presentear com algo que remeta ao país, não acham?
artesanato
bijou-firenze
Mari é japonesa e há mais de vinte anos se dedica à arte da ourivesaria. Em uma exposição de artistas florentinos em Tóquio conheceu o ourives Giuliano Foglia e se encantou com seu trabalho. Em busca do aprimoramento na técnica utilizada na Itália ela mudou-se para Firenze há nove anos. E com a convivência diária no trabalho eles se apaixonaram e há quatro anos vivem e trabalham juntos.
fusilli
A inspiração para a criação de suas peças ela busca principalmente em suas viagens. Recentemente esteve na África e agora produz objetos como leopardos e leões. As peças são fabricadas com vários tipos de metal, como ouro, prata, bronze e zinco.
prata
 objetos-prata
Mari e Giuliano dão vida a peças exclusivas num trabalho primoroso e caprichado, onde cada detalhe merece bastante atenção e concentração.
 prataria
Giuliano desenvolve objetos de decoração enquanto Mari se dedica a peças de uso pessoal. Giuliano é o segundo de três gerações que levam esta arte adiante. A oficina deles fica em Borgo Ognissanti, 72.

Compre aqui o seu bilhete e evite filas:

Clicando aqui você poderá adquirir o ingresso que dá direito a visitar diversas atrações na cidade sem fila e sem impressão  

Posts que podem interessar:

Hospedagem em apartamento em Firenze 

Por que os italianos não engordam?

20 atrações grátis em Firenze 

A cúpula do Duomo de Firenze