Dentre os maiores símbolos de Florença está o Campanário de Giotto, uma das 4 principais construções do complexo da Piazza Duomo, que fica ao lado da majestosa Catedral Santa Maria Del Fiore. A torre dos sinos foi desenhada pelo artista Giotto di Bondone – por esse motivo recebeu esse nome – e é um maravilhoso exemplo da arquitetura gótica florentina do século 14. O Campanile di Giotto de Florença é aberto à visitação, mas é preciso superar seus 414 degraus! Mas asseguro que a vista deslumbrante que temos do terraço panorâmico vale o esforço!
O campanário é em total harmonia de cores com a Catedral Santa Maria del Fiore, o Duomo de Florença. Possui revestimento de mármore branco, verde e vermelho semelhante ao da igreja. A subida até o topo da torre dos sinos não é muito fácil e em nenhuma parte do percurso há elevador. É preciso superar seus exatos 414 degraus a pé. Construída no século 14, a torre em estilo gótico tem 84,70 metros de altura e 15 m de largura.
Durante o percurso de subida existem dois terraços panorâmicos onde é possível fazer uma pausa para descansar e apreciar o panorama.




A escadaria que conduz até o terraço panorâmico é bem estreita e não há elevador em nenhuma parte do trajeto, sã 414 degraus
História da construção do campanário
Sua construção começou em 1334, depois que um incêndio no ano de 1333 destruiu a torre do sino de Santa Reparada, igreja que existia antes do atual Duomo de Santa Maria del Fiore. Giotto di Bondone, que era um dos principais pintores e arquitetos da época, foi contratado para completar a obra, cuja primeira pedra foi lançada em 9 de julho de 1334. Giotto conseguiu acompanhar os trabalhos por apenas 3 anos seguintes, até a sua morte.
A realização da torre prosseguiu com Andrea Pisano, que terminou os 2 primeiros andares seguindo os projetos de Giotto. Devido à peste negra os trabalhos foram interrompidos durante dois anos, de 1348 a 1350, e a conclusão da obra deu-se com Francesco Talenti, no ano de 1359.




Quando foi construído, o campanário era unido à igreja por uma ponte, que foi demolida em 1431
O campanário possui um conjunto de 7 sinos. O maior sino é chamado Santa Reparata em homenagem à santa, já que assim era chamada a igreja sobre a qual foi erguida a atual catedral. Os outros sinos são chamados Misericordia, Apostolica, Assunta, Mater Dei, Annunziata e Immacolata, todos nomes relacionados à Madonna.
A torre surgiu não apenas como um complemento do Duomo, mas como um monumento “independente”. A obra foi erguida destacada da igreja, mostrando sua importância e autonomia. A torre era tão importante que, segundo narrou Vasari, assim que Giotto assumiu o cargo na direção de todo o trabalho, ele cuidou principalmente da torre sineira e bem menos da igreja.




O campanário apresenta base quadrada e é considerada a mais bonita da Itália e foi provavelmente criada mais como elemento decorativo do que funciona
A rica decoração do campanário é constituída por 54 relevos e 16 estátuas em tamanho natural nos nichos, obras de mestre florentinos dos séculos 14 e 15, incluindo Andrea Pisano, que realizou o primeiro e mais importante núcleo a partir de 1334, Donatello e Luca della Robbia. Os ciclos figurativos foram substituídos por cópias, pois os originais encontram-se no museu da Ópera do Duomo.




As estátuas e os relevos originais do campanário estão custodiados no Museu dell’Opera del Duomo




A parte inferior da torre é decorada com 54 baixos-relevos, enquanto na área superior existem várias estátuas de santos e profetas




Os mais de 50 relevos da decoração, em formas de hexágonos e losangos, celebram o o trabalho humano
Informações Campanário de Giotto
Horário: das 8:15 às 19:20 (os horários podem sofrer alterações a qualquer momento devido a eventos extraordinários)
Fechamento: sempre na primeira terça-feira de cada mês
Valor do bilhete: 18 euros. O bilhete unico do Grande Museo del Duomo da acesso ao campanário, batistério, cripta e Museo do Duomo e cripta na catedral e tem validade de 72 horas.
A subida não é recomendada para pessoas que sofrem de coração, tonturas e claustrofobia
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