Arquivo mensais:junho 2014

Gastronomia e arte em Firenze

Mostramos há poucos dias a abertura do evento promovido pela Villa Olmi Resort que acontece uma vez por semana aqui em Firenze. É uma oportunidade de podermos acompanhar estrelados chefs prepararem e dividirem suas receitas. Nesta segunda quem comandou a noite foi a querida Silvia Baracchi – uma estrela no concorrido Guia Michelin – profissional apaixonada que nos surpreendeu com três receitas, sendo que a entrada que preparou teve um toque tropical com gostinho bem brasileiro: tartare de peixe com molho de frutas. Que bom sentir aquele aroma do maracujá! Mostro agora um pouco deste encontro que reuniu blogueiros e apreciadores da alta gastronomia.

 

Imagem

Carlo Vischi apresenta a sua convidada, a estrelada chef Silvia Baracchi, que prima por produtos de alta qualidade e frescos, geralmente colhidos em sua horta

A entrada foi tartare de peixe marinado. Silvia preparou ombrino envolvido em fatias finas de pepino. E no topo, camarão. O toque super especial são os molhos de frutas e o rabanete. Detalhe que fez toda a diferença: a cereja recheada com queijo caprino fresco.  Combinação genial e super saborosa!
comida-italiana
Silvia faz questão de frisar que a qualidade dos ingredientes é fundamental. E diz que na cozinha precisamos usar a criatividade. Com visível paixão pela gastronomia ela ministra aulas de culinária em Cortona, em seu hotel Relais & Chateau Il Falconieri, onde atua como chef.

comida-italiana

O blogger Lorenzo buscando o melhor ângulo para o delicioso tartare de peixe marinado

Como primo, calamarata recheada com carne de ganso com creme de milho e sálvia frita.
DSC_0496Imagem

DSC_0496-004

Cada um munido com sua taça de vinho, fomos saborear a massa no jardim do Villa Olmi, que nos ofereceu um delicioso “apericena”, com uma variedade de petiscos e massas à base de frutos do mar.

Hora da sobremesa!!! Depois de muita conversa e comilança, voltamos para a cozinha onde Silvia apresentou a sua receita do cantuccini, conhecido também como biscoito de Prato. São biscoitos secos com amêndoas geralmente  servidos com Vin Santo.

 

A artista plástica Carlotta Patara está expondo a sua spray art no espaço tendo a sensualidade feminina como tema. A mostra fica até o dia 7 de julho, último dia do evento “Alla scoperta dei Sapori”.

Grazie Carlo, Silvia e Villa Olmi pela excelente recepção. Mais uma vez nos divertimos com boa conversa regada a ótimos vinhos e excelente comida, preparada com amor, entusiasmo e dedicação. E sem dúvida estes são os ingredientes primordiais para um bom resultado na cozinha. Auguri!!!

Streetstyle, Pitti Uomo

Imagem
Firenze viveu uma semana bem movimentada devido à 86ª edição da Pitti ImmagineUomo, a mais importante feira de moda masculina do mundo. Foram muitos os embalos na cidade que este ano celebrou os 60 anos do centro para a moda italiana, o “Firenze Hometown of Fashion”.  Em nenhum momento do ano a cidade recebe tanta gente descolada e fashion!

Continue lendo

Moda brasileira na Itália

Firenze respira moda nesses últimos dias e dentre os eventos fashion mais disputados e badalados que aconteceram na cidade o Brasil foi destaque. O Firenze4ever contou com uma intensa programação, entre 13 e 15 de junho, e ganhou nesta 9ª edição as cores, o ritmo e a criatividade de 20 designers brasileiros que passaram a engrossar a lista de marcas disponíveis seja nas araras da loja Luisa Via Roma como no serviço de vendas on-line, um dos mais fortes do mundo.

A ação foi promovida pela TexBrasil  (Programa de internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, promovido pela Abit em parceria com a Apex). A data escolhida foi em aproximação da Pitti Uomo (que termina nesta sexta, dia 20), uma das principais feiras de moda masculina do mundo. Firenze vive dias animados e divertidos, com gente descolada de olho nas últimas tendências do momento. Isso aqui tá uma festa!!!

fabiana-milazzo

A estilista Fabiana Milazzo na frente da vitrine da loja, obra de Felice Limonasi “Il tempo vola e anche le farfalle”

Com a agenda cheia de eventos e compromissos, a top designer Fabiana Milazzo bateu um papo com o Grazie a Te (e a gente adorou a companhia dela por um breve passeio na cidade!) para contar sobre a sua participação no evento Firenze4ever.  Atenciosa e bem-humorada, a talentosa designer assina peças-desejo feitas a mão onde a riqueza dos detalhes e perfeição no acabamento são de cara perceptíveis. Impossível não se apaixonar por suas criações.

unnamed-6

Um deslumbre este vestido da Fabiana (foto divulgação). “Toda roupa é feita a mão e algumas peças demoram até um mês para ficaram prontas. A gente imprime em cada peça o nome da bordadeira e o tempo que levou para ser confeccionada.”

A participação da Fabiana no evento foi inesperada e para ela uma grata surpresa. Ela nos conta que em fevereiro estava na Paris participando da feira Tranöi e o Andrea (Panconesi, CEO da Luisa) se encantou com um moleton da marca e quis saber mais a respeito.”Em poucos dias estávamos fechando a parceria e precisei buscar peças em diversas boutiques e correr contra o tempo para conseguir participar do evento”, diverte-se a designer, super feliz com o sucesso de suas peças.
Formada pela Accademia Italiana di Arte, Moda e Design, Fabiana ficou em Firenze até o ano 2000, quando voltou para o Brasil e abriu a sua primeira loja em Uberlândia, sua cidade natal. “Não imaginava que pudesse ter a minha roupa na Luisa. Lembro que na época  do curso a gente vinha admirar as vitrines, que sempre chamaram a atenção”.
unnamed-9

Depois do encontro com a Fabiana fui me encontrar com Simone Bernardes Rodrigues, da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e com Evilásio Miranda, Gerente de Moda e Design do Texbrasil, que comemoram o sucesso do evento: “A gente imaginou que seria um projeto de grande visibilidade pois o evento é uma enorme plataforma de comunicação, que consequentemente gera muitos negócios. Eles trouxeram 30 blogueiros do mundo inteiro para um style-lab e muitos prestigiaram os designers brasileiros selecionando as peças para montar os looks e fotografar pela cidade”, explica Evilásio. A parceria foi firmada por seis meses mas a Luisa já demonstrou interesse em prolongar o contrato. A gente torce para isso!

texbrasil

Evilásio Miranda, da Texbrasil, no lounge do novíssimo hotel Portrait Firenze, o mais novo hotel do grupo Ferragamo

luisa-via-roma

A Luisa Via Roma que busca sempre novos talentos escolheu este ano o Brasil por ser referência na América do Sul em termos de arte e cultura

A iniciativa trouxe à Itália marcas como Adriana Degreas, PatBo, Pedro Lourenço, Scarf Me, Janiero, Carla Amorim, Fabiana Milazzo, Lucas Magalhães, Helen Rödel, Isolda e Martha Medeiros que apresentaram a coleção inverno 2014/2015.  

Outra participação especial nesta edição da Firenze4ever foi a da designer cearense radicada em Firenze Patricia Al’Kary, que já vendia seus produtos na multimarcas e preparou para a ocasião uma capsule collection. Patricia resgatou sua paixão pela pintura transportando seus traços marcantes e característicos em suas bolsas. “Fiz esta linha especial a pedido da loja. Me inspirei na saudade do Brasil e usei cores vibrantes, flores tropicais e elementos que lembram a alegria e os ritmos do nosso país”, explicou a estilista.

unnamed-12

A designer Patricia Al’Kary com as lindas e divertidas bolsas que criou especialmente para o evento da Luisa Via Roma

 

unnamed

“Brasil, arte e música” é o tema do evento que durou dois dias, com presença de blogueiros, jornalistas e formadores de opinião de todo o mundo. Na foto, top de Helen Rödel e bolsa Patricia Al’Kary (divulgação)

 

unnamed-8

Arara com peças da estilista mineira Patricia Bonaldi, para a PatBo (foto divulgação)

 

Imagem

Vestidos da Isolda, outra marca que passa a fazer parte da Luisa Via Roma (fotos divulgação)

 

lusa-via-roma

Na Luisa, as coloridas peças de Helen Rödel (fotos divulgação)

No meu próximo post mostro pra vocês os outfits que a gente tem fotografado aqui em Firenze.  Para quem quiser conferir as novidades pode nos acompanhar pelo instagram: @grazieateblog.  Un abbraccio!!!

Aula de culinária em Firenze

Estivemos no início desta semana conferindo a abertura do evento Alla scoperta dei sapori, promovido pelo Villa Olmi Resort, iniciativa dedicada à gastronomia. A cada segunda-feira, até o dia 7 de julho, renomados chefs se revezam para coordenar as aulas de culinária, compartilhando receitas e conhecimento. A russa Giulia Nekorkina foi quem comandou a agradável noite apresentando receitas de seu país. Degustamos as delícias da cozinha russa acompanhadas de excelentes vinhos no magnífico jardim do resort, imerso no verde, num cenário encantador e sereno. Foi uma noite super agradável! Mostro agora um pouco pra vocês.

cooking-class
Autora de vários livros de culinária, Giulia se define assim em seu blog, o Rossa di sera:”me chamo Giulia, sou moscovita de nascimento, romana por adoção e uma grande gulosa por vocação. Amo cozinhar e comer, experimento com prazer qualquer coisa estranha e não desprezo uma taça de um bom vinho”.

Estivemos no evento à convite do italiano Carlo Vischi, que atua há mais de 20 anos no setor editorial. Diretor da cadeia 30Gourmet Di Trenta editore e Immaginazione di Malvarosa Edizione, Carlo colabora na realização de monografias dos mais famosos e estrelados chefs italianos. Durante o cooking class no Villa Olmi Giulia apresentou três receitas de sua tradição: a salada russa, o bolinho de peixe (que lembro bastante o nosso bolinho de bacalhau) e o blini, que é uma espécie de panqueca, que são servidos como tira-gosto.

Amantes da boa mesa, foodbloggers e representantes de diversos setores e entidades reuniram-se em torno da boa mesa no Villa Olmi Resort. A aula de gastronomia aconteceu nesta linda sala com lareira. Reparem que beleza os móveis e os lustres na cozinha com ilha.

Traduzido para o português, o evento seria “À descoberta de sabores”. É dedicado à gastronomia adaptada de acordo com várias tradições e culturas.
Como entrada, Giulia preparou o blini com salmão. O caviar também é muito utilizado para esta receita.

Acima Giulia prepara a salada russa, que é feita com legumes em cubo e maionese. Na Rússia é conhecida como “Salada Olivier”.

Depois de tudo pronto fomos para o jardim do resort, que nos surpreendeu com um delicioso happy-hour, com entradinhas tipicamente italianas, como bruschetta,  presunto cru e melão e tomate com mozzarella. E quem consegue resistir???
Cenário de sonho: Nem parece que estamos a poucos quilômetros do centro de Firenze.

Imagem

Como se não bastassem todas as delícias, a paisagem ajudou para que o momento de confraternização fosse ainda mais agradável

Em eventos deste tipo a gente come e bebe bem, aprende alguns truques de cozinha mas principalmente faz novos amigos. Um brinde aos amantes da boa mesa e às novas amizades!!!

Adquira com antecedência o seu bilhete e não enfrente filas. Clique aqui para comprar o seu ingresso para as principais atrações  de Firenze

Pienza

Pienza, antiga Corsignano, é uma das minhas cidades preferidas na Toscana. Todas as vezes que a visito volto ainda mais encantada com este tranquilo e charmoso vilarejo localizado nas colinas do Val d’Orcia. Com pouco mais de 2 mil habitantes e conhecida como “a cidade ideal do Renascimento”,  Pienza, terra natal do Papa Pio II , ganha na primavera um reforço em sua beleza e fica ainda mais linda com os vasinhos de flores coloridas espalhadas pelos seus becos estreitos, lojinhas de artesanato e bodegas.
pienza

Porta al Murello, um dos acessos ao vilarejo, que nos anos 1500 foi considerado a “cidade ideal”. Nada foi perdido do seu encanto antigo: tudo permanece exatamente como era

 

pienza

Em 1996 Pienza foi reconhecida pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade

A cidade de Pienza, província de Siena, fica na bela região conhecida como Val D’orcia e a paisagem local parece uma pintura: suaves colinas verdes com  plantações de oliveiras e videiras, campos cultivados e característicos ciprestes, um dos símbolos da Toscana, nos enchem os olhos!

pienza

Pienza é uma cidade que precisa ser desvendada devagar…. Por ser um lugarzinho pequeno é bem simples e prazeroso ir descobrindo seus cantinhos graciosos e cheios de beleza e harmonia!  Você vai caminhando – sem entender muito bem onde quer chegar – e vai se maravilhando com as casinhas adornadas pelas flores, observando o ritmo tranquilo dos moradores e admirando a beleza da arquitetura dessa joia de cidade.

 

casa-italia

 

Pienza, a cidade ideal do Renascimento

Pienza, antigamente chamada de Corsignano,  deve muito do que é ao Papa Pio II,  Enea Silvio Piccolomini, eleito Papa em 1458 e  que transformou a sua cidade natal no que ele considerava a cidade ideal renascentista, baseado na utopia humanista do renascimento da civilidade clássica e de harmonia entre natureza e história.  Artistas e arquitetos se empenharam em sua tarefa e ali surgia a “cidade nascida de um pensamento de amor e de um sonho de beleza”, como escreveu o poeta italiano Giovanni Pascoli.  Pio II solicitou ao arquiteto Rossellino, sob atenção do grande arquiteto Alberti, de modificar a cidade e em menos de 4 anos foram realizados belíssimos e harmoniosos prédios, como a Catedral, a residência Papal e a praça central.

O que fazer em Pienza

Praça Pio II –  Joia do urbanismo renascentista, a praça Pio II abriga o Duomo, o Palazzo Piccolomini e o Palazzo Comunale. Todos os edifícios foram construídos por Bernardo Rossellino entre 1459 e 1462, como a Catedral de Santa Maria Assunta,  que fica no local da antiga igreja paroquial de Santa Maria.

 

pienza

Pienza é conhecida como a cidade ideal do Renascimento, graças à vontade do Papa Pio II

Palazzo Piccolomini – o prédio  foi construído em meados do século XV e idealizado pelo arquiteto florentino Bernardo Rossellino como a residência de verão do Papa Pio II, e contém elementos arquitetônicos renascentistas desejados pelo pontífice para tornar esta cidade única e de notável beleza. O palácio  pertenceu à família até a morte do último descendente que o deixou para uma instituição de caridade.
pienza

Ao lado do Duomo de Pienza fica o Palazzo Piccolomini, construído em 1459. Foi idealizado pelo arquiteto Bernardo Rosselino, e  é um dos primeiros exemplos da arquitetura renascentista do mundo.

Catedral Santa Maria Assunta – Exemplo do estilo renascentista, o duomo da cidade foi projetado por Bernardo Rosselino e realizado entre 1459 e 1462.

Interior da Catedral de Santa Maria Assunta

Palazzo Comunale (Palazzo Pubblico)-  Na praça há também o Palazzo Comunale, com sua torre do relógio, que abriga um afresco da escola de Siena do século XV. É a antiga residência dos Priori foi reestruturado em 1900.

As estradinhas são tortas intencionalmente para que as pessoas não percebessem quão pequeno era o vilarejo.

Calçadão  com vista para o Val d’orcia – Atrás do Duomo tem este corredor protegido por muros que te proporciona uma vista espetacular do local, com os ciprestes que ladeiam as estradas, algumas casinhas em meio ao verde e os campos arados. Sim, é cinematográfico!

pienza-toscana

A vista privilegiada para o Val D’orcia com o Monte Amiata é um carinho que fazemos aos nossos olhos. Difícil não se emocionar tendo em nossa frente toda a beleza do lugar. A sensação é de estarmos diante de uma pintura, um espetáculo da natureza!

 

romantica-pinza

Pienza é uma das cidades mais românticas da Toscana e tem uma rua dedicada para quem quer celebrar o amor: a via dell’Amore

Passeio pelas ruelas do vilarejo  – O centro histórico da cidade é bem preservado e o ritmo da cidade é de paz e tranquilidade, portanto um passeio  sem pressa pelos seus becos, sem dúvidas,  vai te encantar!

pienza-toscana

É muito bom caminhar com calma e ir descobrindo as peculiaridades do vilarejo

pienza

 

Piazza di Spagna –  outro ponte de interesse para quem explora Pienza é a sua pracinha com um poço na área central. A Piazza di Spagna é circundada de barzinhos, restaurantes e lojinhas.

dicas-toscana

A Piazza Di Spagna é uma gracinha! As sacadas e janelas são floridas e em conferem ainda mais beleza à cidade

Degustação e compra de produtos típicos locais – Uma caminhada pela cidade vai despertar os seus sentidos… E o irresistível cheiro de queijos, presuntos e vinhos pode aguçar o seu apetite. Relaxe e aproveite. Na terra da boa gastronomia pecado é não experimentar as delícias locais. Avisei que a cidade precisa ser “saboreada”, não foi? Rsrsrs

 

pienza

O pecorino é um dos queijos mais antigos e é o nome de qualquer queijo obtido com leite de ovelha. São muitos tipos de queijo pecorino que se distinguem ou pela sua região geográfica ou pela raça de ovelha

 

pecorino-pinza

Produção local – As prateleiras das lojinhas gourmet estão abarrotadas de queijos, geleias, azeites, vinhos e biscoitinhos, tudo que a gente adora!!!

A maioria das bodegas oferece degustação do queijo pecorino, que é feito com leite de ovelha. Pecora em italiano significa ovelha. O queijo pecorino é um queijo duro, compacto e de sabor forte e que muda, obviamente, dependendo do tempo de maturação. Dentre as variações existem com pimenta do reino, com peperoncino, com folhas de nozes, com cinzas… na dúvida, experimente um pedacinho de cada um! Como já havia falado, Pienza é a terra do queijo pecorino, que harmoniza perfeitamente bem adivinhem com qual vinho? Com o Brunello, da vizinha Montalcino, outra preciosidade de cidade que fica a apenas 20 quilômetros daqui. É bastante comum consumir o queijo pecorino stagionato, que seria envelhecido, com mel ou geleia. Nas bodegas você encontrará uma variedade enorme do produto em diversas variações, como por exemplo mel tartufado e mel com frutas.

pienza

pienza

Recomendo o restaurante Latte Di Luna para uma refeição caprichada com pratos toscanos e, claro, muito queijo pecorino. E depois para a sua experiência gastronômica ser completa, um delicioso gelato em uma das sorveterias da cidade

 

pienza

Uma feirinha tipicamente italiana: barraquinhas com produtos tipicos e artesanato da regiao. Ah, claro, todos os produtores ofereciam degustaçao de azeites, queijos e vinhos…

 

pienza

Distâncias: 

Siena – 38 Km

Firenze – 86 Km

Montepulciano – 9 KM

Arezzo – 46 Km

San Quirico d’Orcia – 6 Km

Montalcino– 15 Km

 

Como chegar:

Melhor opção é ir de carro pois terá a possibilidade de parar durante o percurso, que é constituído de paisagens lindíssimas!

Pienza não conta com estação ferroviária, portanto, não é possível ir de trem.

De ônibus:

Saindo De Siena –  ônibus número 112 (de segunda à sábado), adiando da estação de trem

Saindo de Firenze – são necessários 2 ônibus: o primeiro até Siena e outro de Siena à Pienza

 

Posts que podem interessar: 

A colheita de uvas na Itália

Eataly

A cidade de Certaldo, na Toscana

Roteiro de 3 dias em Firenze 

A região do Mugello, perto de Firenze

7 dias na Toscana

Hospedagem em apartamento em Firenze

A Catedral Santa Maria del Fiore, o Duomo de Firenze

 

Cercina, nos arredores de Firenze

Como se não bastassem as belezas de Firenze, a cidade oferece outra vantagem aos visitantes e moradores: é circundada de locais verdes. Há pouco tempo voltamos a Cercina com a minha família, um lugarzinho que lembra uma fazenda, longe do caos urbano, do ritmo frenético do dia-a-dia e da poluição e do barulho provocados pelo trânsito. Um dos motivos que nos levou a escolher Cercina para o passeio dominical é que ali fica o Parque Territorial de Monte Morello,  onde as crianças podem ter contato com diversas espécies animais, como cavalos, bois, porcos, aves e ovelhas, como se estivessem em uma fazenda. Venha dar uma olhada na beleza de lugar para onde  te levo hoje:

cercina

Cercina fica em Sesto Fiorentino, perto de Monte Morello, sobre as colinas ao norte de Firenze. Em estilo românico, a Pieve de Sant’Andrea é foi consagrada do ano de 880, tendo sido modificada no século XV

Cercina é um cantinho tranquilo e bucólico, onde em um percurso de 15 minutos de carro podemos deixar para trás todas as características de uma cidade que funciona a todo vapor. Aqui é a natureza que nos encanta, com a típica paisagem das colinas fiorentinas, com oliveiras e bosques, onde poucas casas colônicas, igrejas e construções históricas que emolduram o cenário.

firenze

Aqui se respira ar puro em um lugar sereno e sossegado. E a vantagem é que Cercina fica a poucos quilômetros de Firenze

Com poucas casas baixas e sem edificações, é um lugar que ainda conserva características de uma civilização antiga. Localidade com grande passado cultural, em meio ao verde das oliveiras no Parque Terzolle. Muito gostoso fazer uma caminhada ao ar livre enquanto se explora as belezas da região. 

toscana

E em Cercina tem uma fazendinha.

toscana

ovelha

Depois do passeio fomos ao restaurante I Ricchi, que fica na região e proporciona além de excelentes pratos toscanos, uma vista espetacular de Firenze. No menu pratos típicos de massa, além de opções saborosas e muito bem feitas de bistecca fiorentina, carnes de coelho, javali e carnes na brasa . Se quiser extrapolar na pedida, aqui vai: “Il fritto alla ragnatela”, famoso prato da casa, que consiste em uma abundante porção de frituras de frango, coelho, alcachofras e abobrinha.

dsc_0165

coccoli