Arquivo mensais:janeiro 2019

Quando o melhor remédio é a leitura

A cura através da leitura. Essa é a proposta de Elena Molini, que inaugurou em Firenze a Piccola Farmacia Letteraria, um aconchegante espaço literário onde sugere títulos de livros de acordo com o estado de espírito dos leitores.

farmacia-livraria

A ideia surgiu em julho do ano passado e poucos dias antes do Natal o espaço foi  aberto ao público. E está sendo um sucesso!  Visitei  o local e conversei com Elena para saber mais detalhes desse interessante projeto.

livraria

Elena jamais imaginou que sua proposta pudesse receber tanta aceitação. Pessoas de toda a Itália estão visitando seu espaço e saem encantadas com a proposta

 

livraria-firenze

Entrada da Piccola Farmacia Letteraria, em Via di Ripoli, a 10 minutos do centro histórico de Firenze

A escolha no bairro de Ripoli foi proposital. Ela buscava um espaço pequeno e acolhedor, onde pudesse acompanhar de perto cada solicitação de seus clientes. “Acho que se o espaço fosse muito grande perderia um pouco esse perfil intimista”.

 

antica-farmacia-letteraria

O espaço, de apenas 40m2, é gracioso , alegre e muito bem organizado

Depois de alguns anos trabalhando em uma grande rede de livrarias ,  resolveu  aventurar-se num modelo inusitado de aconselhar livros. Com experiência no setor, percebeu que as pessoas buscam títulos de livros de acordo com o estado de espírito.   Dessa forma ela teve a brilhante ideia de  catalogar os livros dividindo-os por categorias baseadas na patologia.

farmacia-literaria

Elena já leu cerca de mil livros e acompanha com muito prazer cada cliente na escolha dos livros

Para cada livro foi criada uma etiqueta que faz menção sobre o que ‘cura’. Todos os livros em venda na Piccola Farmacia Letteraria já foram lidos por Elena.   As etiquetas auxiliam orientando o leitor sobre o tipo de remédio, ou seja, leitura mais apropriada. Ester, a irmã psicóloga ajudou-a a catalogar os mais complexos e delicados, como por exemplo, depressão e ansiedade.  Dentre as patologias, estão tristeza, solidão, luto, problemas no trabalho e amor não correspondido.  Dentre as 3 tipologias mais vendidas até o momento estão amor, solidão e baixa auto-estima.

livraria

 

libro

 

livros

Tem uma seção dedicada aos pequenos, com livros divididos por assuntos e idades

 

livraria

 

Vale lembrar que todos os efeitos colaterais são positivos!

Em abril de 2025 a Piccola Farmacia  Letteraria abriu uma filial no centro, na via Castellaccio, 45, r.

  • post atualizado em maio de 2025

Os gondoleiros de Veneza

A gôndola é  um dos maiores símbolos de Veneza. A profissão de gondoleiro tem uma  tradição muito antiga e é uma típica profissão da cidade,  ligada à própria conformação territorial.  Dentre as principais atrações da cidade está o cobiçado passeio de gôndola.
 gondoleiro
Mais do que o percurso, muito do sucesso do programa está exatamente nas mãos dos gondoleiros, que podem fazer desse passeio uma maravilhosa experiência. Ou não. Tive sorte nas vezes em que andei de gôndola  pois os condutores foram discretos,  solícitos e eram bem humorados (era esse o  perfil que estávamos buscando).  Mas nem sempre acontece dessa forma.  Em nossa última visita à Veneza pedimos informações a um gondoleiro que estava com a gôndola estacionada. Queríamos  saber sobre o trajeto mas ele tinha tanta má vontade em responder e foi tão grosseiro que desistimos de embarcar. Esperamos e pegamos outra gôndola. Ah, sim, prepare-se pois existem gondoleiros indiscretos, sem paciência e sem educação.  Já vi algumas cenas de gondoleiros bufando, fingindo não escutar as perguntas dos clientes e se recusando a continuar o percurso que os turistas insistiam em dizer que havia sido encerrado antes do tempo combinado.

História dos gondoleiros

O gondoleiro recebe este nome para que se distinguir dos que guiam outros tipos de embarcações. A gôndola era o meio de transporte mais utilizado pelo nobres, que tinham os seus gondoleiros, ou seja, os condutores. Os gondoleiros herdavam da família uma licença, que era passada de pai pra filho.  Ou então podiam adquiri-la praticando um longo treinamento  como substituto de algum antigo gondoleiro que não tinha filhos  homens ou então quando os filhos não eram interessados na profissão. Se o gondoleiro não tivesse filho homem podia passar a sua licença para um aprendiz.

Em caso de morte de um  gondoleiro a licença voltava para o comune (prefeitura) que podia passar ao primeiro pretendente da lista.  O trabalho para os substitutos era duro, pois ganhavam pouco  e repassavam grande parte do que recebiam às viúvas dos gondoleiros pelo aluguel da gôndola.

Hoje em dia os aspirantes à profissão precisam frequentar uma escola  e se submeter a um exame.  Dentre os requisitos, ter mais de 18 anos, frequentar cursos onde estudam um idioma estrangeiro, ter noções de história e arte,  além de provas para mostrar habilidade e controle de remo. É necessário fazer um estágio com um gondoleiro profissional e por fim, se submeter à uma prova prática.

gondoleiros

Os gondoleiros são personalidades que usam camisetas de listras brancas com preto ou vermelho. São conhecidos por sua personalidade forte e são orgulhosos defensores da “Sereníssima”

 

gondola-venezia

Existem cerca de 450 gôndolas na Lagoa de Veneza. O tempo de construção é de cerca um ano e o valor é em torno de 60 mil euros, dependendo das características da embarcação

 

gondoleiros de veneza

As gôndolas ficam estacionadas em todos os cantos da cidade. Se tiver possibilidade, antes do passeio, converse um pouco com o gondoleiro. Muitas vezes, em 3 minutos de bate-papo  você consegue identificar o perfil do profissional: brincalhão e extroverso ou mais calado e discreto

 

gondola

Oo gondoleiros precisam ser hábeis para passar sob as pontes, principalmente no período de maré cheia.

gondoleiros

Os gondoleiros podem atuar privadamente, decidindo os seus pontos de circulação, ou então são contratados por agências que oferecem um trabalho com salário fixo

 

Primeira mulher gondoleira – Depois de uma supremacia masculina que durou mais de 900 anos, finalmente  em 2010  a  primeira mulher conseguiu superar os exames para se tornar gondoleira.  Filha de um gondoleiro e mãe de 2 filhos, Giorgia Boscolo entra para história como a primeira mulher a conduzir uma gôndola em Veneza.

Em meu passeio pelo sestiere de Cannaregio conheci outra mulher, Chiara Curto, que conduz o sandolino, embarcação muito parecida com a gôndola, só que é mais curta e compacta. O sandolino é uma embarcação que começou a ser usada no século 13.

 

mulher-gondoleira

Chiara Curto, em seu sandolino, embarcação parecida com a gôndola, que era usada principalmente para a pesca

 

Entrevista

Entrevistei o gondoleiro Sebastiano Bosetti,  que nasceu em Veneza  e trabalha há  9 anos nesta profissão. Sebastiano trabalha na zona de Rialto. Ele conta sobre a sua escolha e sua formação para exercer essa atividade:

 
1 – Por que escolheu esta atividade?
Escolhi porque nasci inserido nessa arte, meu pai é gondoleiro. Pra mim não è trabalho, mas uma paixão.
2 –  Por quanto tempo estudou e quais são as matérias do curso?
Estudei no liceo scientifico da minha cidade e as matérias ensinadas no curso “A arte da gôndola e do gondoleiro”  são várias, como  idioma,  toponomástica,  direito da navegação e  História da Arte.
 
3-  Conte-nos um pouco sobre os gondoleiros de antigamente.
Aprendi muito com os velhos gondoleiros mas uma frase ficou gravada e exprime muito de como penso: “Ruba co l’ocio ma anca co e recie”, que significa  “rouba com o olho mas também com os ouvidos”. Comumente se poderia dizer “Aonde não sabe, faz silêncio e aprende com o que vê e com o que sente”. Pra mim, ter tido a honra de escutar anedotas e histórias de velhos gondoleiros me enriqueceu e  ensinou muito. Alguns antigos gondoleiros que tive o prazer de conhecer e conviver foram fundamentais para a minha formação.  Poderia citar alguns como Sergio Soppelsa, o Lello Manifesto, Alessandro Sandrone, historico gondoleiro, Silvano e Paolo, gondoleiros de Santa Maria del Giglio e  muitos outros, que me encantaram com as histórias desde que eu era pequeno e que me ensinaram esta maravilhosa arte, que deve nascer dentro e não pode ser inventada.
4- Como são pre-estabelecidos os locais de trabalho?
Somos divididos com locais prè-estabelecidos de acordo com um rodízio que é realizado.

Você já fez este passeio? Como foi a sua experiência? Não deixem de conferir o post vale a pena andar de gôndola em Veneza.

 

Pitti 95, a feira de moda masculina em Firenze

Firenze volta a ser o centro da moda mundial. Começou hoje a 95 º edição da feira Pitti Uomo, que apresenta as tendências das coleções de verão do próximo ano de roupas e acessórios masculinos.  É na Fortezza da Basso, perto da estação ferroviária Santa Maria Novella, que a gente vai encontrar os homens mais estilosos, elegantes e excêntricos do Planeta,  que participam até a próxima sexta, dia 11, da Pitti. O principal objetivo do evento é a promoção da indústria e design da moda masculinos. Aliás, os homens são os protagonistas absolutos do evento. Firenze está lotada e mais vibrante esses dias e muitos eventos privés animam lojas, ateliês e  hotéis em todos os cantos da cidade.

pitti-uomo

Por 4 dias Firenze respira moda masculina e lifestyle contemporâneo

O tema desta edição da feira Pitti 95 é  ‘The Pitti Box’, que presta homenagem ao caráter comum do evento: o de ser uma caixinha de surpresas, contêineres de idéias e inovações a serem abertas e alteradas a cada estação contando sobre a mais novas vibrações de moda e estilo de vida.

pitti-firenze

A área central da Fortezza da Basso transformou-se numa grande arena interna dedicada ao compartilhamento, de comida, idéias e momentos de descontração. Uma dessas caixas será uma galeria audio-visual para oferecer aos visitantes uma experiência, em projeto com curadoria do lifestyler Sergio Colantuoni

pitti

Nesta edição, 1230 marcas, sendo 542 estrangeiras, estão mostrando suas novidades num espaço de 60 mil m² de superfície expositiva. Participam do evento empresários, designers, alfaiates, jornalistas, buyers, estudantes de moda e bloggers.  E os outfits que escolhem para circular pelo evento não passam despercebidos,   alguns pela elegância outros pela extravagância. Em estilos variados, os looks são escolhidos a dedos. E a intenção da maioria é exatamente esta: chamar a atenção. Aqui os meus clicks deste primeiro dia de evento:

pitti-uomo

 

pitti-uomo-95

 

pitti-uomo

look-masculino

pitti-uomo

pitti-uomo

 

look-masculino

 

pitti-uomo

 

pitti-95

pitti-uomo

pitti-uomo

mensaear

 

pitti-uomo

pitti-uomo

pitti-uomo

 

Pitti

Pitti-uomo

 

Pitti

Pitti

estilo-italiano

Pitti

Pitti

moda-italiana

 

A Feira Pitti Uomo termina nesta sexta, dia 11. Em seguida acontece a Pitti Bimbo, de 17 a 19 de janeiro, com moda infantil, para concluir com Pitti Filati, de 20 a 22 de janeiro.

 

Posts que podem interessar:

As lojas de luxo em Firenze

O conceito do slow travel

A cúpula do Duomo de Firenze

Hospedagem em apartamento em Firenze

Bicicletas em Firenze

Aldravas italianas

Refeições ao ar livre em Firenze

Mercado Central de Firenze

Ponte Vecchio 

Portas italianas