Arquivo mensais:outubro 2024

Artesanato artístico em Florença

Em Florença, arte e artesanato sempre andaram  lado a lado. A capital toscana conta com  uma grande diversidade de ateliês em plena atividade. O artesanato artístico é um dos principais orgulhos da cultura florentina!

artístico

Artesanato artístico: uma tradição transmitida de geração em geração durante séculos

Na cidade berço do Renascimento,  o artesanato artístico é uma atividade em pleno vapor! Aqui mãos habilidosas forjam o ouro, bordam tecidos preciosos, entalham molduras,  esculpem objetos, fundem o ferro,  desenham estampas e criam peças em couro.
artístico

Experiência, precisão e uma boa dose de paciência são as características que um bom artesão deve possuir

artístico
Florença é uma das maiores expressões da cultura e da arte italiana. A cidade também esconde um lado que muitas vezes não é  logo percebido aos olhos dos turistas.
Nas ruelas estreitas do centro existem muitos ateliês de artesãos que criam objetos únicos feitos à mão,  com cuidado e atenção. O artesanato florentino é um dos mais lindos e apreciados do mundo, é um dos orgulhos da cidade!
Acrescentar um significado especial e um valor sentimental à sua compra faz toda a diferença!  São os valores do cuidado, da qualidade e da exclusividade.

Cerâmica, ourivesaria, papel, couro, trabalho em pedra dura e numerosos outros artefatos: em Florença a expressividade artística em diversos setores

Ao optar por comprar numa destas lojas, estará também a contribuir para a preservação de uma tradição que tem poucos iguais noutras partes do mundo: a do alto artesanato florentino

Se pretende combinar uma visita à cidade com um tour  à descoberta desses endereços, me escreva para que possamos ir juntos visitar os artesãos: grazieateblog@gmail.com
Em Florença acontece  anualmente a Mostra Internacional do Artesanato, na Fortezza da Basso.

As janelas infantis de Florença

O centro histórico de Florença nos reserva sempre algumas curiosidades muito interessantes!  Uma delas são as chamadas “janelas infantis” ou  “finestrelle dei bambini”,  pequenas janelas com grades,  posicionadas abaixo das janelas dos edifícios.

As janelas infantis ficavam sob as janelas “normais” dos prédios

Com o passar dos anos elas foram muradas, mas ainda podemos encontrar algumas no centro da cidade.   Elas serviam para que as crianças pudessem se aproximar e olhar para baixo com segurança, pois  essas  janelinhas eram gradeadas,  elas podiam subir sem o risco de caírem.

Essa janelinha fica na via del Moro, perto da praça Santa Maria Novella

Mas atenção, não vamos fazer confusão: outra janelinha  peculiar que encontramos em Florença é a “buchetta del vino”, uma antiga tradição da cidade que ganhou bastante fama depois da pandemia.

Essa é a buchetta del vino

As janelinhas do vinho  são pequenas aberturas que foram feitas nas fachadas das casas e dos palácios no século 16.  Através dessas janelinhas  eram passados  frascos e copos de vinho, vendidos diretamente do produtor ao consumidor.  Depois que começaram a ganhar fama, alguns locais em Florença passaram a oferecer vinho, café e sorvete através dessas antigas  janelinhas.

As janelinhas possuem  grades na frente, para não permitir que as crianças  caíssem

 

Mas agora vamos às janelas infantis: um dos locais da cidade onde podemos conferir as janelas pela parte interna do prédio é a Casa Vasari, a última residência do artista Giorgio Vasari.
Confira alguns dos locais onde podemos encontrar as janelas infantis:   em Borgo Santa Croce, 8,  na fachada do edifício que foi a casa de Giorgio Vasari. Outra fica no número 7 de Borgo San Frediano e outra na Via del Moro, 20.

Um dos poucos exemplos da janelinha para criança. Essa fica nessa linda sala,  repleta de afrescos da Casa Vasari

Florença e suas histórias únicas e interessantes!
Quer fazer um passeio pela cidade para conhecer suas curiosidades? Escreva para grazieateblog@gmail.com

Posts que podem interessar:

7 igrejas pra você visitar em Florença

O quarto secreto de Michelangelo

O complexo de Orsanmichele renovado

O terraço do Duomo de Firenze

O que visitar em 2 dias em Firenze

7 rooftops de Firenze

San Galgano

Pratos típicos da Toscana

A street art em Florença