O complexo de Orsanmichele de Florença renovado

Completamente renovado, o Complexo de Orsanmichele reabre ao público dia 19 de janeiro, depois de mais de um ano de obras,  após  intervenção que durou 400 dias.

Foram criadas estruturas que elevam as esculturas,  como se estivessem num pódio,  sugerindo  a localização original nos tabernáculos externos. Cada uma das esculturas está situada na posição correspondente a da fachada

Orsanmichele, um antigo mercado de grãos,  é uma das mais importantes e representativas construções de Florença, um monumento extraordinário que combina funções religiosas e civis.  Cópias  de estátuas de grandes artistas decoram as quatro faces do imponente edifício de pedra, que fica entre a Praça da Signoria e a Catedral de Santa Maria del Fiore. As esculturas originais encontram-se no museu, que ocupa o primeiro e o segundo andar do prédio.

 

Na parte externa da construção, as cópias das 14 estátuas que decoram o prédio. O museu abriga 13 esculturas

Restauro, medidas de segurança, reorganização do museu e melhoria dos acessos: depois de mais de um ano de intenso trabalho, o Complexo Orsanmichele, monumento único e extraordinário onde se realizam funções civis e religiosas, reabre as suas portas ao público.

Novo layout do museu Orsanmichele

O início da história dessas estátuas  é  principalmente  do século 14  , quando foi decidido que as guildas medievais (que seriam as corporações de ofício ou associações) mais influentes da época iriam decorar os nichos na parte externa da igreja  com  estátuas de seus santos padroeiros.

As mudanças permitem ao espectador admirar  as estátuas no interior do museu tal como se encontravam no exterior, aumentando assim a eficácia da visita

Das 14 estátuas que decoravam a área externa da construção, 13 das originais encontram-se aqui no museu Orsanmichele. Apenas a escultura  de São Jorge, feita por Donatello, encontra-se no museu do Bargello.

estatuas-renascimento

Descobrindo as belezas do rico patrimônio artístico de Florença

No novo layout foram reposicionadas as 13 estátuas originais, obra dos maiores escultores do Renascimento florentino,  como por exemplo Lorenzo Ghiberti, Donatello, Nanni di Banco, Andrea del Verrocchio, Baccio da Montelupo e Giambologna.

 

Precisa de hospedagem em  Florença? Reserve aqui pelo Booking.

 

Orsanmichele

os Quatro Santos Coroados, de Nanni di Banco

 

chave-são-pedro

Detalhes da escultura de São Pedro, trabalho de Donatello do início do século 15

 

orsanmichele

O lindo panorama do segundo andar do museu de Orsanmichele

orsanmichele em Florença

 

orsanmichele

Igreja de Orsanmichele- A  igreja, no andar térreo,  também foi restaurada. Os arquitetos trabalharam  nas grandes portas de acesso e no sistema de iluminação. Na foto, o tabernáculo de Orcagna (século 14)

O museu, que faz parte dos Museus Bargello, estará aberto todos os dias, exceto terça-feira.

 

Complexo de Orsanmichele

Igreja e Museu Orsanmichele

Horários: de segunda à sábado, das 8:30 às 18:30  / domingo: 8:30 às 13:30

*os horários e valores podem variar de acordo com a época do ano



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'O complexo de Orsanmichele de Florença renovado' has no comments

Be the first to comment this post!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.