Dante Alighieri nasceu em Florença no ano de 1265, no mês de maio, mas não se sabe exatamente o dia, apenas que foi “no período em que o sol está na constelação zodiacal de Gêmeos”. A data simbólica de seu nascimento é 29 de maio.






Dante Alighieri nasceu em Florença no ano de 1265, no mês de maio, mas não se sabe exatamente o dia, apenas que foi “no período em que o sol está na constelação zodiacal de Gêmeos”. A data simbólica de seu nascimento é 29 de maio.
Admiro e respeito demais a forma que os italianos preservam suas tradições e promovem suas atividades. Participei recentemte de um evento em Impruneta para celebrar seu mais famoso produto: a terracota.
“Buongiorno Ceramica” é um projeto dedicado à ceramica que acontece uma vez por ano. Participei da iniciativa na cidade de Impruneta
No final de semana dos dias 17 e 18 de maio aconteceu o “Buongiorno Ceramica 2025”, evento dedicado à cerâmica artística e artesanal que celebra a excelência e a tradição desta atividade, símbolo de tradição e inovação. O Buongiorno Ceramica é uma iniciativa que acontece em diversas cidades italianas e nesta 11 ª ediçao, contou com a participação de 30 cidades da Toscana.
Buongiorno Ceramica é um projeto idealizado e organizado pela AICC – Associazione Italiana Città della Ceramica – e acontece todos anos, no penúltimo fim de semana de maio.
As ânforas artesanais são um clássico da tradição toscana da terracota
Impruneta – Impruneta é uma pequena cidade ao sul de Florença, com menos de 15 mil habitantes, muito famosa pela produção da terracota, além de ser conhecida também pela produção de vinho e de azeite.
Participei das visitas aos fornos em companhia de Erika Bertelli, Ruth Navarro, Miriam eSegoviano, Paola Martino e Milko Chilleri
Ao longo dos séculos, a terracota Impruneta se tornou um elemento característico e distintivo da arquitetura e da paisagem da Toscana, bem como um produto famoso exportado para todo o mundo.
Buongiorno Ceramica Impruneta
O evento Buongiorno Ceramica é uma celebração à arte de modelar, queimar e esmaltar. O rico programa do Buongiorno Ceramica contou com uma série de eventos, workshops e exposições, uma forma de apresentar e valorizar o patrimônio material e imaterial da região, com visitas aos ateliês onde artesãos mostraram sua criavidade e habilidade com as mãos.
Performance do artista Francesco Battaglini, com a obra “Realtà e Misticismo”. Abaixo, demonstração do artesão Massimo Carbone
Tive a oportunidade de visitar dois fornos. O primeiro, de Massimo Carbone, onde atua também a artesã Francesca Fontanelli. O convidado foi o artista Francesco Battaglini , que estava realizando a obra Realtà e Misticismo.
A artesã Francesca Fontanelli
Peças realizadas inteiramente à mão
Nossa segunda parada foi a Fornace Poggi Ugo, onde o artista Marco Bonechi apresentou a sua performance com o tema Pinóquio.
Marco Bonechi realizando a sua obra. Ao centro, o sócio-proprietário da Poggi Uggo, Lorenzo Andrei , recebendo o nosso grupo. As visitas aos fornos de Impruneta contaram com a participação do prefeito da cidade, Ricardo Lazzerini.
O artista florentino Marco Bonechi
Ao longo dos séculos, especialmente graças à alta resistência da matéria-prima, as obras em terracota são utilizadas para telhados, para decorar jardins e fachadas, vasos, elementos decorativos e objetos em diversos estilos, formas e dimensões.
Ponto alto da programaçao foi a inauguração da obra “7 Volte 7” do aritsta Patrizio Travagli. A instalação foi realizada com artefatos de sete fornos aderentes à marca CAT: Fornace Artenova, Fornace Sergio Ricceri, Fornace Poggi Ugo Terrecotte, Fornace Masini, Fornace Carbone, Fornace Pesci Giorgio e Figli e Fornace M.I.T.A.L. de F.lli Mariani.
Obra 7 Volte 7, na piazza Buondelmonti. Foto de Ruth Claramonte Navarro
Curiosidade: os tijolos utilizados na construção da maravilhosa cúpula do Duomo, obra-prima de Brunelleschi, construída entre 1420 e 1436, são provenientes dos fornos de Impruneta. Confira neste post 7 curiosidades sobre a cupula do Duomo de Florença.
A majestosa cúpula do Duomo de Florença, que é maior cúpula de alvenaria do mundo
*Participei do Buongiorno Ceramica à convite da prefeitura de Impruneta, em press tour organizado por Milko Chilleri.
As colinas de Florença guardam tesouros, histórias e segredos, como a Villa Medicea della Petraia, com seus deslumbrantes afrescos e um jardim à italiana, uma verdadeira joia paisagística!
A La Petraia é uma das vilas medíceas mais fascinantes, com suas decorações pictóricas e natureza deslumbrante ao redor, com linda vista para a cidade de Florença
A vila ocupa um antigo edifício fortificado, do qual a grande torre ainda permanece, ampliado no final do século 16 para criar a atual vila
O maravilhoso ciclo de afrescos no pátio da villa
O pátio da vila foi revestido no século 19. A decoração de afrescos foi realizada por Volterrano e Cosimo Daddi na primeira metade do século 17
Escultura de Bartolomeo Ammanatti, do século 16
A Villa La Petraia preserva numerosos artefatos de madeira de grande qualidade artística e artesanal
O rei Vittorio Emanuele II viveu aqui quando Florença foi a capital da Itália (entre 1865 e 1871) e os móveis atuais datam em grande parte desse período.
Os jardins são distribuídos em três níveis
Curiosidade: O jardim da Officina Profumo-Farmaceutica di Santa Maria Novella está localizado onde antes ficava o olival da Villa La Petraia, numa área de 14 mil metros, onde são cultivadas cerca de cem plantas medicinais.
O museu La Specola de Florença
40 coisas pra fazer em Firenze