7 curiosidades sobre a cúpula do Duomo de Florença

Mistérios e curiosidades envolvem a construção da cúpula do Duomo. A cúpula da igreja Santa Maria del Fiore é uma das obras-primas da arquitetura e as técnicas utilizadas em sua construção  foram resultado de longos estudos e diversos experimentos.  Inclusive seu autor, Filippo Brunelleschi (1377 – 1446),  passou uma temporada em Roma para estudar  as construções da Antiguidade, principalmente o Panteão, buscando uma solução para aplicar na cúpula da catedral, que por  cerca de 50 anos ficou sem um teto, porque ninguém conseguia apresentar um projeto para uma igreja tão imponente.

duomo

Estátua de Filippo Brunelleschi, autor da cúpula

Filippo Brunelleschi foi arquiteto, escultor e ourives florentino  que apresentou um projeto ousado  para a cúpula da catedral, que é a  construção mais alta de Florença, com  116 metros.  Sua construção  envolve alguns mistérios e curiosidades e aqui vou enumerar 7  deles pra vocês:

1-    Há registro de apenas 1 morte durante os 16 anos de sua  construção

2-    O peposo dell’Impruneta , um dos pratos típicos toscanos,  foi criado na época de sua construção.  Durante o cozimento  dos tijolos, aproveitaram para preparar também o almoço dos trabalhadores

3-     Brunelleschi  construiu não apenas uma, mas duas cúpulas: uma interna e outra externa

4-    a cúpula foi elevada graças a máquinas engenhosas desenhadas pelo próprio Brunelleschi, com guindastes e guinchos movidos por animais

5-     Graças ao seu interesse  nas áreas de matemática e engenharia, ele desenvolveu  a perspectiva linear, tornando possível a representação de um objeto tridimensional em uma superfície plana

6-    O assentamento dos tijolos da cúpula  foi através de uma técnica conhecida como “espinha de peixe”

7-    É possível visitar a cúpula mas são 463 degraus até o topo,  com degraus irregulares e passagens estreitas. Não é recomendável para quem sofre de claustrofobia e problemas de coração. Em janeiro deste ano um turista brasileiro precisou  de atendimento e o socorro foi digno de cena de  filme,   ainda bem que tudo terminou bem!

Você conhecia todas essas curiosidades sobre a construção da cúpula?

terrazza-duomo-firenze

Do alto da cúpula: possibilidade de apreciar os monumentos  da cidade de um ponto de vista raro e incomum

Um dos locais mais desejados e exclusivos de Florença é sem duvida alguma a cúpula do Duomo da cidade.  O panorama que temos lá do alto é extraordinário!

 

Posts que podem interessar:

O conceito do slow travel

Hospedagem em apartamento em Firenze

Rafting no Rio Arno em Firenze

Bicicletas em Firenze

Aldravas italianas

Refeições ao ar livre em Firenze

Mercado Central de Firenze

Vida na Itália 

Casamento na Itália

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'7 curiosidades sobre a cúpula do Duomo de Florença' have 1 comment

  1. 3 de janeiro de 2024 @ 13:17 Grazie a te / Riva Kitchen é o restaurante do charmoso hotel às margens do Arno

    […] 7 curiosidades sobre a cúpula do Duomo de Florença […]

    Reply


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.