Visitar igrejas é também uma maneira de conhecer o patrimônio artístico de uma cidade. Entre os diversos atrativos culturais de Florença, não podemos deixar de citar as importantes igrejas que fizeram a história da cidade. Quais são as igrejas que merecem uma visita na cidade? Para te ajudar, eu selecionei 7 neste post:
1- O Duomo de Santa Maria del Fiore – a construção da Catedral foi iniciada por Arnolfo di Cambio no final do século 13 , enquanto a famosa cúpula de Brunelleschi foi concluída no século 15, e a fachada em estilo neogótico, é do século 19. É possível visitar o terraço e a cúpula da igreja, depois de superados 463 degraus. Mas é incrível o percurso e claro, poder admirar a cidade lá do alto! Catedral Santa Maria Del Fiore, Piazza del Duomo . Ingresso gratuito
2- Igreja de Santa Maria Novella – Sede dos dominicanos, é uma das igrejas góticas mais importantes da Toscana. A fachada é uma bela obra de Leon Battista Alberti e em seu interior, há um magnífico crucifixo de Giotto e obras de Masaccio, Ghirlandaio e Brunelleschi. Piazza Santa Maria Novella, 18 (a pagamento)

Feita em mármore, é uma das mais importantes obras do Renascimento fiorentino, mesmo tendo sido iniciada precedentemente
3- Igreja de Santa Croce- a Basílica franciscana de Santa Croce é conhecida como o Templo das Glórias Italianas, onde estão enterrados muitos artistas do Renascimento e também personalidades importantes de áreas como música e literatura. É famosa não apenas por sua beleza, mas também porque ali estão os restos mortais de italianos ilustres como Maquiavel, Ghiberti, Michelangelo e Galileu. Piazza di Santa Croce, 16 (a pagamento)

A construção da igreja de Santa Croce começou em 1294 e o projeto foi atribuído à Arnolfo Di Cambio, mas foi concluída quase um século depois e contou com a ajuda das ricas famílias florentinas que contribuíram com doações em troca de sepulturas na igreja
4- Igreja de Santo Espírito – Esta igreja, no bairro do Oltrarno, tem um aspecto simples e foi projetada por Brunelleschi. No seu interior encontram-se obras de famosos artistas florentinos, e um crucifixo de madeira esculpido por Michelangelo. Piazza di Santo Spirito, 30. Ingresso gratuito.

A igreja de Santo Spirito, na praça homônima
5 -A Igreja de San Lorenzo – San Lorenzo é uma das igrejas mais antigas de Florença. Essa era a igreja preferida da família Medici e contém magníficas obras de Bronzino, Rosso Fiorentino e Donatello. Piazza di San Lorenzo, 9 (a pagamento)
6 – Igreja de Ognissanti- Esta esplêndida igreja começou a ser construída no século 13 e, ao longo dos séculos, foi remodelada em vários estilos diferentes. A arte medieval, renascentista e barroca coexistem criando um espaço único. Em seu interior, obras de Ghirlandaio, Giotto e Botticelli, que inclusive, foi enterrado na igreja. Borgo Ognissanti, 42. Ingresso gratuito.

7 – A Igreja de San Miniato al Monte– A basílica está localizada na parte alta da cidade e é um exemplo perfeito do estilo românico italiano. A igreja, que fica perto do Piazzale Michelangelo, começou a ser construída em 1013. Via delle Porte Sante, 34. Ingresso gratuito.
Posts que podem interessar:
Casamento na Itália
Viajar de trem
Menu do dia- dicas para não gastar muito
Aperitivo, happy-hour à italiana
Agroturismo, uma forma simples e autêntica de hospedagem
A estação de trem de Florença