A cidade de Florença conta com 3 estações ferroviárias e a mais importante delas é Santa Maria Novella, que fica no centro da cidade e bem perto de muitas importantes atrações turísticas. As outras estações são Rifredi, perto do hospital de Careggi e do novo polo universitário, e Campo di Marte, ao sul da cidade. Neste post mostro como é a principal e mais movimentada estação de trem de Firenze, um espaço gastronomia, serviços e shopping, que conta com mais de 30 lojas, onde você passear enquanto espera o horário do seu trem. E para quem precisa comprar chip para o celular, na estação de Santa Maria Novella (SMN) estão as 4 operadoras de telefone, que são Tim, Wind, Vodafone e Tre, além de livraria, restaurantes, perfumarias, delicatessens e um grande estacionamento para carros. E fica na estação uma das pouquíssimas farmácias de Firenze abertas 24 horas.

A estação é o ponto central do transporte público de Firenze O complexo arquitetônico está perto de muitos monumentos importantes da cidade

A estação foi inaugurada em 1935 e é um edifícios mais recentes do panorama de estações italianas. Desenhada pelo arquiteto Giovanni Michelucci, é um autêntico exemplo de obra racionalista (arquitetura fascista)

Uma das entradas da estação, pela via Alamani, com lojas no sub-solo

Esta galeria é a parte das lojas mais antiga da estação
No térreo ficam as bilheterias (guichês para compra e troca de bilhetes) e é de onde partem os trens. Todas as 16 plataformas ficam no mesmo nível.

A estação Santa Maria Novella de Firenze é a 4ª na Italia por fluxo de passageiros
No hall central da estação ficam o Caffè Feltrinelli, a loja de cosméticos Sephora, Victoria’s Secrets e Venchi e a farmácia e uma ala com restaurantes fast-food, como Mc Donalds.



Por questões de segurança, o acesso às plataformas de embarque é apenas para quem apresenta bilhete, on-line ou impresso
Não deixem de conferir o post Viajar de trem pela Itália
Em 2016 a estação ganhou uma nova galeria subterrânea com lojas como Mango, Jennyfer, Kiko, Desigual, Primadonna e Tiger.

A delicatessen Vyta

A Tiger, loja econômica que oferece artigos para casa e escritório, alem de jogos e produtos para higiene e beleza

Na estação Santa Maria Novella tem depósito de bagagem, Kipoint, no valor de 6 euros para as primeiras 5 horas (e 1 euro adicional a cada hora a mais). Como serviços, aluguel de carros, agências de viagens, bilheterias para a compra e troca de passagens e bancos.
Confira também o post sobre a Basílica de Santa Maria Novella
Na área externa, perto da Feltrinelli, fica o ponto de táxi. E muitas linhas de ônibus Ataf passam pela estação, que conta com pontos de ônibus próximos das 2 entradas.

Ali nas proximidades da estação fica também a paradas do Tram, além de serviços de ônibus para outras cidades e localidades, como os outlets Barberino e The Mall.

A estação conta com estacionamento a pagamento para carros no sub-solo, inclusive com vagas para carros elétricos. Muita gente que vem passear em Firenze de carro acaba utilizando o estacionamento da estação. Não é barato, mas fica no centro histórico bem perto das principais atrações da cidade. Aberto 24 horas por dia, custa 3 euros por hora.
Pingback: Grazie a te / Viajar de trem na Itália é fácil, prático, econômico e seguro
Pingback: Grazie a te / Treviso, no Vêneto,é uma cidade linda, romântica e tranquila
Pingback: Grazie a te / Brasileiros que moram na Itália relatam do que mais sentem saudade
Pingback: Grazie a te / O fluxo de brasileiros que saíram do país para morar no exterior cresce a cada ano
Pingback: Grazie a te / O que fazer em Firenze num dia de chuva?
Pingback: Grazie a te / O Mercadinho de Natal de Santa Croce, em Florença
Pingback: Grazie a te / Dicas super práticas e importantes para facilitar a sua viagem à Firenze
Pingback: Grazie a te / Festas medievais da Toscana, que é repleta de burgos característicos
Pingback: Grazie a te / O que tem-se usado no inverno europeu
Pingback: Grazie a te / Palazzo Medici Riccardi, riqueza do patrimônio arquitetônico, histórico e artístico de Firenze
Pingback: Grazie a te / O que é um Embaixador Digital? - Grazie a te
Pingback: Grazie a te / O artista Michelangelo, suas obras, segredos e curiosidades
Pingback: Grazie a te / Na Toscana, a cidade de Vinci, do gênio Leonardo
Pingback: Grazie a te / Onde comer bistecca em Florença - Grazie a te