O Museu do Bargello, localizado no antigo Palazzo del Podestà de Florença, abriga algumas das mais importantes obras da escultura do Renascimento italiano em seus majestosos salões, distribuídos em 3 andares. O museu foi construído em época medieval, no ano de 1255. É um dos mais importantes museus de Florença, com obras de Cellini, Donatello, Luca della Robbia e Michelangelo. Suas coleções incluem esculturas, cerâmicas, medalhas, bronzes, tapeçarias, baixos-relevos medievais e mobiliário, que pertenceram à família Médici e a colecionadores. Dentre os doadores mais relevantes, o antiquário francês Louis Carrand, com sua coleção de mais de 3 mil obras, incluindo artes decorativas e pinturas. Com o decreto de 1865 tornou-se o primeiro museu nacional italiano dedicado às artes da Idade Média e do Renascimento.

O Museu do Bargello é o mais importante museu do mundo de escultura renascentista, com sede em um dos mais importantes palácios medievais de Florença.
O prédio que abriga o museu é um magnífico exemplo de arquitetura medieval. A construção, que parece um castelo, é um dos edifícios mais antigos de Firenze. Já foi sede de algumas instituições importantes e palco de importantes acontecimentos históricos.




O museu é localizado no antigo Palazzo del Podestà, que serviu como prisão até 1857
O sino chamado de Montalina ou Montanina, toca em raríssimas ocasiões, como por exemplo, na virada do milênio, como ocorrido em 2000. A última vez que tocou foi em 22 de junho de 2015, para comemorar os 150 anos do Bargello, o primeiro Museu Nacional da Itália. Outras ocasiões em que o sino tocou foram em 1918 para anunciar o fim da Primeira Guerra, em 1921 para anunciar as celebrações de Dante, em 11 de agosto de 1944 para anunciar a liberação da cidade e em 1945 , ao final do último conflito mundial.




O pátio do museu é repleto de lindíssimas obras. Joia da história e da arquitetura, o Museu de Bargello abriga 16 salas
História do museu
A história do museu começou com o nascimento da figura do Capitano Del Popolo, momento em que a classe média começou a emergir e sentir a necessidade de uma personalidade que a representasse. Portanto, a partir de 1255 inicia-se a construção do palácio para hospedar o capitano del popolo, que era também chamado de bargello. O palácio foi a sede do Bargello por 3 séculos. A torre Volognana do palácio, que tem quase 60 metros, por séculos abrigou uma prisão. E seu nome deriva de um dos primeiros prisioneiros da torre, Geri da Volognano.



Com o estabelecimento da hegemonia Medici na segunda metade do século 15, o palácio tornou-se a sede do Conselho de Justiça e dos Juízes de Ruota. E, a partir de 1574, sob o duque Cosimo I de ‘Medici, sede do Bargello, ou o chefe das Guardas, que tinham autoridade para prender, julgar e cumprir sentenças de morte. Depois que a sede da prisão foi transferida para Le Murate as obras de restauração no palácio começaram. Esta prisão possuía equipamento sofisticado e eficaz para torturar os condenados. Do lado de fora do prédio, até o final do século 17, eram expostas as cabeças dos executados, a título de advertência pública. Em 30 de novembro de 1786, com decreto de Pietro Leopoldo di Lorena, Florença foi o primeiro estado do mundo a abolir a tortura e a pena de morte.




Niccolò Machiavelli foi preso e torturado no Bargello em 1513 com a acusação de ter participado de uma conspiração anti-medicea




O antigo cárcere da cidade e local onde as pessoas condenadas à morte aguardavam a execução. Com Pietro Leopoldo, o Grão-ducado da Toscana foi o primeiro na Europa a abolir a pena de morte, em 30 de novembro de 1786
Quando Firenze foi eleita capital da Itália, em 1865, o palácio passou a abrigar o primeiro museu nacional após a unificação.
Térreo




O poço octogonal ao centro do pátio do museu
Quando adentramos o museu chegamos ao belíssimo pátio com um poço ao centro e circundado de pórticos. A estrutura medieval acolhe maravilhosas obras renascentistas que deixam os visitantes encantados. Dentre as obras, a esplêndida Fontana di Sala Grande (1556- 1561), em mármore. As estátuas foram encomendadas em 1555 à Ammannati por Cosimo I de Medici para o Salão dos 500 do Palazzo Vecchio mas nunca foram instaladas no local. Depois de pronta a obra esteve nos Jardins de Pratolini e Boboli.




Niccolò Ammannati, Fontana del Granduca
O pátio do palácio traz os brasões dos Podestá, da época em que o edifício tinha função administrativa.




A obra Oceano, de Giambologna
No térreo temos acesso ao Salão de Michelangelo, sem dúvidas o espaço mais disputado do museu. Ali encontramos esculturas de Buonarroti, Giambologna e Ammannati.




Bacco (o Deus romano do vinho), de 1497, esculpido por Michelangelo quando o artista havia apenas 22 anos




Mercurio Volante, em bronze, a obra mais célebre de Giambologna, realizada provavelmente em 1580
Primeiro andar
Quando subimos as escadas para começar a explorar o primeiro andar do prédio nos deparamos com uma magnífica loggia, repleta de estátuas. No primeiro andar fica a Sala de Donatello com as obras mais famosas do artista fiorentino, as esculturas de Luca Della Robbia, as coleções de arte islâmica, as doações de Louis Carrand e a Capela com a efígie mais antiga da Dante Alighieri, a Sala degli Avori e a Sala del Trecento. Outras peças que merecem atenção são os paineis de portas realizados por Filippo Brunelleschi e Lorenzo Ghiberti, chamados de Sacrifício de Isaac, fundidos em bronze. Ambos foram realizados no ano de 1401, quando participaram da competição para a decoração das portas do Batistério de São João em Firenze.




A Loggia que fica no primeiro andar do museu




Esta é a espetacular Sala de Donatello e das escultura dos anos 1400




A família Della Robbia foi uma das mais importantes no cenário fiorentino dos séculos 15 e 16, especializados na técnica da terracota vitrificada. Ao centro, algumas das obras Luca Della Robbia




Lucca della Robbia, Madonna con Bambino, 1441 – 1445, em terracota vetrificada
Donato di Niccolò di Betto Bardi, Donatello, nasceu em Firenze em 1386, considerado um dos pais do Renascimento, bem como um dos escultores mais célebres de todos os tempos.




Davi em mármore, realizada por Donatello entre 1408 e 1410




O Davi de Donatello em mármore é a primeira obra do artista




O Davi em bronze do artista Donatello, realizado entre 1440/44




Ao centro da sala a obra San Giorgio, a primeira obra-prima de Donatello, um maravilhoso exemplo de sua habilidade como escultor. A estátua havia sido colocada em um dos nichos da igreja de Orsanmichele, onde atualmente existe uma cópia




San Giorgio, de Donatello, considerada uma das obras-primas das esculturas do Renascimento dos anos 1400
Os outros espaços do primeiro andar são a Capella del Podestà, Sala degli Avori, Sala del Trecento e Sala delle Maioliche, Sala de Arte islâmica, com as doações de Louis Carrand, um antiquário de Lyon, que em 1888 presenteou o Bargello com sua coleção de cerca 3 mil peças da Idade Média e do Renascimento, incluindo artes decorativas, joias, armas, cerâmicas, tecidos e pinturas.
Cappella del Podestà ou Capela de Santa Maria Madalena, com afrescos da oficina de Giotto, realizados provavelmente entre 1330 e 1337. A capela foi construída em 1280. Era local de oração para o podestà (ou prefeito) e posteriormente a capela passou a ser usada como quarto onde os condenados à morte passaram sua última noite.




A Cappella del Podestà ou Capela de Santa Maria Madalena. A capela hospedava os condenados à morte que esperavam o suplício na época em que o prédio transformou-se em prisão, em 1574.
Dante e Giotto – Na Capela do Podestà está o mais antigo retrato de Dante Alighieri, realizado por Giotto. Dentro do afresco do “Julgamento Final”, o artista e seus colaboradores realizaram os afrescos retratando Dante Alighieri entre os abençoados.
Segundo andar
No segundo andar estão as principais coleções de obras-primas de Andrea, Luca e Giovanni della Robbia, com a famosa majorai envidraçada, as Sala dei Bronzetti, Sala di Verrocchio, com esculturas de Verrocchio, Mino da Fiesole, Rossellino, Da Maiano e Sala das Armas com peças do arsenal bélico com armas de origem medieval.




Da bodega de Giovanni della Robbia, terracota vitrificada (1515-1520)




Sala de Andrea Della Robbia, com 4 vãos, é dedicada às peças de terracota verificada realizada por Andrea Della Robbia. A família Della Robbia é muito conhecida pela arte da terracota esmaltada




A Sala das Armas. Esta seção do museu possui cerca de 2 mil peças, em sua maioria proveniente de arsenais dos Grãos-Duques Médici




A Sala dos Bronzes
Museo del Bargello
Via del Proconsolo, 4. – Firenze
Horários:
Diariamente , das 8h15 às 14 h (aos sábados abertura prolongada com fechamento às 18 ou 20 horas, dependendo do mês)
Dias de fechamento:
2º e 4º domingo de cada mês e 1ª, 3ª e 5ª segunda-feria de cada mês
Valor do bilhete:
Inteiro: 8 euros
Reduzido: 4 euros para jovens entre 18 e 25 anos com cidadania de um país da União Européia
Gratuidade: para menores de 18 e maiores de 65 anos que tiverem cidadania de um país da União Européia
'Museo do Bargello, em Firenze' have 3 comments
9 de abril de 2022 @ 16:42 Grazie a te / Trago aqui mais uma lista de restaurantes que recomendo em Firenze
[…] sem contar com o saboroso tiramisù da casa! A osteria, aberta todos os dias, fica bem perto do Museu do Bargello, na via Ghibellina 151, […]
29 de abril de 2023 @ 11:57 Grazie a te / Precisa de dicas sobre progamas para um dia de chuva em Firenze?
[…] piazza Santissima Annunziata Bargello – Instalado num palácio medieval do século 13, o Museu Nacional do Bargello, um dos mais importantes de Firenze, abriu suas portas em 1865. Com obras do início do […]
17 de janeiro de 2024 @ 16:59 Grazie a te / Complexo de Orsanmichele restaruado depois de mais de 1 ano
[…] Das 14 estátuas que decoravam a área externa da construção, 13 das originais encontram-se aqui no museu Orsanmichele. Apenas a escultura de São Jorge, feita por Donatello, encontra-se no museu do Bargello. […]