Artigianato e Palazzo, excelências do artesanato em Firenze

Um dos eventos mais aguardados da primavera de Firenze é o Artigianato e Palazzo,  nos maravilhosos jardins do Palazzo  Corsini. Em sua 25ª edição, o evento reúne este ano 97 artesãos de alto nível de diversos segmentos, não apenas da Itália mas de todo o mundo, que apresentam e realizam in loco  maravilhosos artigos bem diante do público presente.  O jardim Corsini, que pertence è família Corsini, abre suas portas apenas uma vez por ano: para hospedar o evento.

Jardim à italiana – O Jardim Corsini encontra-se no Palazzo Corsini al Prato e é um dos jardins mais bonitos e famosos de Firenze. Foi realizado por Gherardo Silvani, por encomenda da família Corsini

Junto ao grupo Tuscany Bloggers estivemos na pre-estreia do evento no palazzo Corsini, onde fomos recebidos pelo idealizador Neri Torrigiani e pelos proprietários, o principe Filippo Corsini e a princesa Giorgiana Corsini, promotora do evento Artigianato e Palazzo

 

O grupo Tuscany Bloggers no Palazzo Cosini Il Prato

 

Artigianato e Palazzo – Idealizado por Neri Torrigiani e promovido pela princesa Giorgiana Corsini,  tem como objetivo reavaliar e recuperar a figura do artesão e sua obra nos dias de hoje, considerando a alta qualidade e técnica, ligado à tradição. O tema do evento deste ano, que começou na ultima quinta e vai até domingo,  é Memoria da Russia em Firenze.  Cooking show com receitas russas fazem parte do programa.

 

Muito bom poder acompanhar de perto os artistas em ação produzindo peças exclusivas manualmente

O artesanato é uma força não apenas de  Firenze mas de toda a Itália, e precisa ser preservado, criando uma rede entre aqueles que realizam apaixonadamente o trabalho manual, dando a oportunidade de discutir habilidades, conhecimentos e recursos

Os artesãos das áreas de acessórios, aço, alta gastronomia, prata, bicicleta, bijuteria, chapéu, coral, moldura, couro, decoração, madeira, mosaico, ouro, vidro, porcelana, perfume,  sabonetes, calçados, tecido  e plantas estão presentes realizando inclusive obras diante do público.

 

 

 

O Palazzo e o Jardim Corsini

O Jardim Corsini,  que faz parte do complexo que abriga o palácio, é  um dos jardins mais fascinantes de Florença. Em 1591,  quando o proprietário do local era Alessandro Acciaiuoli,  solicitou à Bernardo Buontalenti que projetasse um palácio com um grande jardim, pois era apaixonado por botânica e queria uma grande parque em sua villa da cidade. Na época, havia no jardim as famosas esculturas  “quatro estações”, que atualmente adornam as extremidades da elegante ponte Santa Trinita. Outra escultura importante que ja fez parte das obras do jardim é  Bacco de Giambologna, que encontra-se no museu Bargello.

 

Para obter um efeito de maior profundidade, as bases das estátuas são de diferentes dimensões

Apos o declínio da família Acciaiuoli, a propriedade foi adquirida por Filippo e Maddalena Corsini no ano de 1620. A tarefa de completar o palácio e o jardim foi encarregada à Gherardo Silvani. Em estilo italiano, o jardim conserva até hoje as mesas características, com grandes vasos de limoeiros espalhados, canteiros geométricos de design refinado,  cercas vivas e a  avenida central com estátuas, que mostra claramente o gosto barroco do arquiteto.
Em 1834  passou a ser a residência de don Neri Corsini e sua esposa, que encomendou obras arquitetônicas e decorativas. Nos mesmos anos, o jardim também passou por algumas reestruturações, com bosques e árvores que cercam o jardim, repleto de rosas  lavandas, rosas, peônias e cerejeiras.

 

 

Artigianato e Palazzo

Giardino Corsini

Ingresso: doação mínima de 8 euros (com fins beneficentes)

Via della Scala, 115

Das 10 às 20 horas

Evento 2019: 16 a 19 de maio

 

20 atrações grátis em Firenze

Dicas de Firenze

A Igreja de Santa Croce

A Basílica de Santa Maria Novella

Passeio a bordo do 500

7 rooftops de Firenze

O que ver em Treviso

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.