Dormir no Palazzo Vecchio

Que tal ter o Palazzo Vecchio como sua residência por uma noite? Participei dessa incrível e exclusiva experiência com meus filhos, organizada pela Mus.e, durante o Firenze dei Bambini, evento anual dedicado às crianças, com atividades, laboratórios, workshops, iniciativas e espetáculos em  diversos pontos da cidade durante todo um final de semana.   Neste ano de 2019 o evento foi dedicado ao gênio Leonardo da Vinci, um talento universal.

 

dormir-palazzo-vecchio

 

dormir-palazzo-vecchio

Sogni d’oro tra soffitto d’oro foi o tema do pijama party deste ano, onde cada participante levou o seu próprio saco de dormir ou colchonete. A atividade começou às 21horas, após o jantar.

biancone

palazzo-vecchio

O Palazzo Vecchio sempre teve função pública, exceto quando abrigou a família Medici, depois que deixou o Palazzo Medici Riccardi

 

Fizemos um tour no Palazzo Vecchio, que fica na magnífica Piazza della Signoria.  Começamos nosso passeio admirando a cidade do alto, no camminamento di ronda,  na torre de Arnolfo. Depois visitamos algumas salas e diversas passagens secretas do palácio, que foram construídas pela família Medici para poderem escapar dos inimigos e também para salvaguardar objetos de valor.

Na Sala dos Mapas Geográficos tem uma passagem  secreta bem atrás do mapa da Armênia com uma passagem que conduz para o  “camarim” da Duquesa Bianca Capello, a segunda  esposa de Francesco I. Por uma janelinha é possível ter uma visão de todo o salão dos 500. As crianças assistiam e interferiam com muito entusiasmos à explicação do guia, que contou sobre a história do palácio e de alguns personagens que já viveram no local.

duomo

palazzo-vecchio

Com meus filhos Bruno e Lorenzo no camminamento di ronda

Por volta das 23 horas fomos para o Salone dei 500 preparar as nossas camas. Em contraste com a suntuosidade do ambiente, ajeitamos nossos colchonetes finos no tablado do salão. E enquanto nos preparávamos para dormir, fiquei observando cada detalhe artístico que minha visão podia alcançar naquele imenso e pomposo espaço em meio à penumbra: os afrescos  realizados por Giorgio Vasari e seus ajudantes, que representam episódios da vida de Cosimo I, as esculturas de Baccio Bandinelli e o famoso grupo marmóreo “O Gênio da Vitória”, esculpido por Michelângelo.

Sem contar que foi no salão que atuaram  as 2 maiores personalidades do Renascimento: Michelângelo, encarregado de pintar a Batalha de Cascina, e Leonardo da Vinci, incumbido de pintar a Batalha de Anghiari, em paredes opostas. As obras inacabadas dessas 2  importantes vitórias florentinas envolvem grande mistério, não se sabe se foram perdidas ou destruídas. Enfim, mesmo depois que as luzes se apagaram por completo ainda continuei imaginando quantos episódios históricos e quantas personalidades transitaram nesse ambiente que por 1 noite me hospedou.

 

1-18

O Salone dei 500 tem 54 m de comprimento por 23 m de largura

O Firenze dei bambini promoveu eventos em mais de 10 pontos da cidade, como Biblioteca delle Oblate, Palazzo Vecchio, Giardino dell’Orticoltura, Manifattura Tabacchi, complexo de San Firenze, complexo delle Murate , Piazza Santissima Annunziata.  todas as atividades sao gratuitas, algumas reserva.

 

salone-500

salone-dei-cinquecento

palazzo-vecchio

 

bambini

O Palazzo Vecchio organizado para o evento Firenze dei bambini

A edição de 2019 foi um grande, com participação de ao menos 38 mil  pessoas, entre crianças e adultos, que ajudaram a colorir a cidade, apesar da chuva.  Nos 3 dias de Firenze per bambini todos brincaram “como Leonardo”, edição inspirada no gênio  Leonardo, em seus interesses,  sua capacidade de observação, seu espírito de investigação, suas intuições e seu pensamento sistêmico, que encantou e alimentou a curiosidade e o desejo de experimentar novas habilidades e novas paixões.

Leonardo

Atividade do último dia de event, na Sala d’arme di Palazzo Vecchio: La Mia Monnalisa, onde cada criança reinterpretou a obra-prima de Leonardo. Estudantes de Belas Artes participam dos workshops

O evento, que acontece sempre no mês de abril, é uma promoção da prefeitura de Firenze, com organização do Mus.e.

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Dormir no Palazzo Vecchio' have 6 comments

  1. 8 de setembro de 2020 @ 18:36 Grazie a te / A Torre de Arnolfo, um dos símbolos da capital renascentista

    […] Dormir no Palazzo Vecchio […]

    Reply

  2. 16 de setembro de 2020 @ 15:59 Grazie a te / Fattoria Betti, excelente vinícola familiar na Toscana

    […] Dormir no Palazzo Vecchio […]

    Reply

  3. 24 de setembro de 2020 @ 09:53 Grazie a te / Os coloridos murales que colorem o burgo medieval de Saludecio

    […] Dormir no Palazzo Vecchio […]

    Reply

  4. 14 de dezembro de 2020 @ 09:19 Grazie a te / As Rampas do Poggi em todo esplendor original com fontes e cascatas

    […] Dormir no Palazzo Vecchio […]

    Reply

  5. 30 de dezembro de 2020 @ 12:29 Grazie a te / A perfumaria Ortigia com produtos made in Florence

    […] Dormir no Palazzo Vecchio […]

    Reply

  6. 21 de maio de 2022 @ 23:42 Grazie a te / O restaurante Cuculia e as criações do chef Oliver Betancourt

    […] Dormir no Palazzo Vecchio […]

    Reply


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.