Dormir no Palazzo Vecchio

Que tal ter o Palazzo Vecchio como sua residência por uma noite? Participei dessa incrível e exclusiva experiência com meus filhos, organizada pela Mus.e, durante o Firenze dei Bambini, evento anual dedicado às crianças, com atividades, laboratórios, workshops, iniciativas e espetáculos em  diversos pontos da cidade durante todo um final de semana.   Neste ano de 2019 o evento foi dedicado ao gênio Leonardo da Vinci, um talento universal.

 

dormir-palazzo-vecchio

 

dormir-palazzo-vecchio

Sogni d’oro tra soffitto d’oro foi o tema do pijama party deste ano, onde cada participante levou o seu próprio saco de dormir ou colchonete. A atividade começou às 21horas, após o jantar.

biancone

palazzo-vecchio

O Palazzo Vecchio sempre teve função pública, exceto quando abrigou a família Medici, depois que deixou o Palazzo Medici Riccardi

 

Fizemos um tour no Palazzo Vecchio, que fica na magnífica Piazza della Signoria.  Começamos nosso passeio admirando a cidade do alto, no camminamento di ronda,  na torre de Arnolfo. Depois visitamos algumas salas e diversas passagens secretas do palácio, que foram construídas pela família Medici para poderem escapar dos inimigos e também para salvaguardar objetos de valor.

Na Sala dos Mapas Geográficos tem uma passagem  secreta bem atrás do mapa da Armênia com uma passagem que conduz para o  “camarim” da Duquesa Bianca Capello, a segunda  esposa de Francesco I. Por uma janelinha é possível ter uma visão de todo o salão dos 500. As crianças assistiam e interferiam com muito entusiasmos à explicação do guia, que contou sobre a história do palácio e de alguns personagens que já viveram no local.

duomo

palazzo-vecchio

Com meus filhos Bruno e Lorenzo no camminamento di ronda

Por volta das 23 horas fomos para o Salone dei 500 preparar as nossas camas. Em contraste com a suntuosidade do ambiente, ajeitamos nossos colchonetes finos no tablado do salão. E enquanto nos preparávamos para dormir, fiquei observando cada detalhe artístico que minha visão podia alcançar naquele imenso e pomposo espaço em meio à penumbra: os afrescos  realizados por Giorgio Vasari e seus ajudantes, que representam episódios da vida de Cosimo I, as esculturas de Baccio Bandinelli e o famoso grupo marmóreo “O Gênio da Vitória”, esculpido por Michelângelo.

Sem contar que foi no salão que atuaram  as 2 maiores personalidades do Renascimento: Michelângelo, encarregado de pintar a Batalha de Cascina, e Leonardo da Vinci, incumbido de pintar a Batalha de Anghiari, em paredes opostas. As obras inacabadas dessas 2  importantes vitórias florentinas envolvem grande mistério, não se sabe se foram perdidas ou destruídas. Enfim, mesmo depois que as luzes se apagaram por completo ainda continuei imaginando quantos episódios históricos e quantas personalidades transitaram nesse ambiente que por 1 noite me hospedou.

 

1-18

O Salone dei 500 tem 54 m de comprimento por 23 m de largura

O Firenze dei bambini promoveu eventos em mais de 10 pontos da cidade, como Biblioteca delle Oblate, Palazzo Vecchio, Giardino dell’Orticoltura, Manifattura Tabacchi, complexo de San Firenze, complexo delle Murate , Piazza Santissima Annunziata.  todas as atividades sao gratuitas, algumas reserva.

 

salone-500

salone-dei-cinquecento

palazzo-vecchio

 

bambini

O Palazzo Vecchio organizado para o evento Firenze dei bambini

A edição de 2019 foi um grande, com participação de ao menos 38 mil  pessoas, entre crianças e adultos, que ajudaram a colorir a cidade, apesar da chuva.  Nos 3 dias de Firenze per bambini todos brincaram “como Leonardo”, edição inspirada no gênio  Leonardo, em seus interesses,  sua capacidade de observação, seu espírito de investigação, suas intuições e seu pensamento sistêmico, que encantou e alimentou a curiosidade e o desejo de experimentar novas habilidades e novas paixões.

Leonardo

Atividade do último dia de event, na Sala d’arme di Palazzo Vecchio: La Mia Monnalisa, onde cada criança reinterpretou a obra-prima de Leonardo. Estudantes de Belas Artes participam dos workshops

O evento, que acontece sempre no mês de abril, é uma promoção da prefeitura de Firenze, com organização do Mus.e.

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Dormir no Palazzo Vecchio' has no comments

Be the first to comment this post!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.