A elegante Ponte Santa Trinità de Firenze

Projetada por Michelangelo e destruída por Hitler, a Ponte Santa Trinità é a mais elegante de Firenze e é um ponto estratégico da cidade. Ela corta o Rio Arno ligando o centro histórico, em sua área mais chique, ao Oltrarno, região que fica “do outro lado do rio Arno”,  num ponto que reúne tradicionais lojas de antiguidades, bistrôs e ateliers.  Fica entre a Ponte Alla Carraia e a Ponte Vecchio. E é justamente dali que temos uma linda visão da ponte que é um dos cartões-postais mais famosos da cidade.

500

A Ponte Santa Trinità consente acesso à veículos , pedestres e conta também com uma pista ciclável

A história da ponte começa em 1252, quando foi inicialmente construída em madeira. Com o passar dos anos e devido às enchentes, não resistiu. Depois disso foi em pedra mas também foi destruída. O desenho como podemos conferir nos dias de hoje, com a moderna linha com os 3 arcos (inclusive uma inovação que antecipada a moda do barroco) é obra do grande artista do Renascimento Michelângelo, que atuou junto à Bartolomeo Ammannati , que a projetou a partir de um pedido de Cosimo I de’ Medici, tendo sido reinaugurada em 1571. Em 1608 ganharam as 4 estátuas,  obras que representam as estações do ano.

Aqui um pouco das imagens que registrei:

tramonto

E quando o dia está terminando, é ali que se aglomeram turistas para admirar o sol que se põe com o a igreja do Cestello ao fundo

 

 

ferrari

tramonto-firenze

A Ponte Santa Trinità fica entre a Ponte Vecchio e a Ponte Alla Carraia.

firenze

A vista que temos da Ponte Santa Trinità quando estamos na Ponte alla Carraia

 

via-tornabuoni

A via Tornabuoni, endereço de lojas elegantes na cidade, e as estátuas Primavera e Verão

ponte-santa-trinita

As 4 estátuas do século 17 que representam as 4 estações do ano enfeitam as extremidades das pontes: 2 do lado do Oltrarno que são o Outono e o Inverno. As estátuas foram colocadas no ano de 1608 para celebrar a união de Cosimo II e Maria Maddalena d’Austria.

DSC_0129

E no início da via Tornabuoni estão a Primavera e Verão.

DSC_0543

Esta é a estátua Verão, obra de Giovanni Caccini

ponte-arno

Devido aos bombardeios durante a 2ª Guerra Mundial , em 1944, a  ponte foi destruída e foi reconstruída com as mesmas pedras encontradas no rio Arno. Em 1958 a ponte foi reinaugurada mas sem a cabeça da estátua Primavera, que não havia sido encontrada. Só no ano de 1961 a parte que faltava foi encontrada no rio Arno. Inclusive a cabeça da estátua da primavera é citada no filme americano dirigido por Spike Lee,  O Milagre de Santa Ana, de 2008.

DSC_0740

A estátua A Primavera, esculpida por Pietro Francavilla em 1590, e ao fundo a Ponte Vecchio

O filme Miracle at St. Anna é um filme de guerra ambientado durante a 2ª Guerra Mundial na Toscana e em Nova Iorque e Roma que conta a história de 4 soldados afro-americanos que caem numa armadilha dos nazistas e acabam se separando. Um dos soldados arrisca a própria vida para salvar um menino italiano.  O enredo do filme é baseado no massacre de Sant’Anna di Stazzema, que pertence à provincia de Lucca, onde ouve um massacre de 560 pessoas, em sua maioria crianças, mulheres e idosos, que depois de brutalmente assassinados foram queimados pos oficias da SS.

ponte-vecchio

Vista do Corredor Vasariano, caminho suspens que passa sobre a Ponte Vecchio

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'A elegante Ponte Santa Trinità de Firenze' have 4 comments

  1. 28 de junho de 2016 @ 23:09 ILMA MADUREIRA

    Descubri esta ponte em uma das minha andanças. Nao sei se já comentei, tenho curiosidades mil e conhecer outros lugares das cidades.
    Foi pouco tempo devo confessar – o bairro de Oltrarno deixou-me encantada e absorveu meu curto tempo; mas voltarei com calma.
    Obrigada pelas belíssimas fotos.

    Reply

    • 29 de junho de 2016 @ 09:15 Denya Pandolfi

      Oi Ilma,
      Não tem nada melhor do que poder andar sem rumo e ir descobrindo as belezas e os cantinhos das cidades… Obrigada pela mensagem carinhosa. Tomara mesmo que vc volte em breve! Super beijo querida, Denya

      Reply

  2. 17 de maio de 2018 @ 04:01 Grazie a te / Explorando Firenze de outra perspectiva: rafting urbano no Rio Arno

    […] nosso tour passando pela elegante Ponte Santa Trinità, que liga a via Maggio, endereço de muitas lojas de antiguidades, até a luxuosa via Tornabuoni, […]

    Reply

  3. 17 de maio de 2019 @ 15:36 Grazie a te / Artigianato e Palazzo, excelências do artesanato em Firenze - Grazie a te

    […] esculturas  “quatro estações”, que atualmente adornam as extremidades da elegante ponte Santa Trinita. Outra escultura importante que ja fez parte das obras do jardim é  Bacco de Giambologna, que […]

    Reply


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.