O centro histórico de Florença nos reserva sempre algumas curiosidades muito interessantes! Uma delas são as chamadas “janelas infantis” ou “finestrelle dei bambini”, pequenas janelas com grades, posicionadas abaixo das janelas dos edifícios.
Com o passar dos anos elas foram muradas, mas ainda podemos encontrar algumas no centro da cidade. Elas serviam para que as crianças pudessem se aproximar e olhar para baixo com segurança, pois essas janelinhas eram gradeadas, elas podiam subir sem o risco de caírem.
Mas atenção, não vamos fazer confusão: outra janelinha peculiar que encontramos em Florença é a “buchetta del vino”, uma antiga tradição da cidade que ganhou bastante fama depois da pandemia.
As janelinhas do vinho são pequenas aberturas que foram feitas nas fachadas das casas e dos palácios no século 16. Através dessas janelinhas eram passados frascos e copos de vinho, vendidos diretamente do produtor ao consumidor. Depois que começaram a ganhar fama, alguns locais em Florença passaram a oferecer vinho, café e sorvete através dessas antigas janelinhas.
Mas agora vamos às janelas infantis: um dos locais da cidade onde podemos conferir as janelas pela parte interna do prédio é a Casa Vasari, a última residência do artista Giorgio Vasari.
Confira alguns dos locais onde podemos encontrar as janelas infantis: em Borgo Santa Croce, 8, na fachada do edifício que foi a casa de Giorgio Vasari. Outra fica no número 7 de Borgo San Frediano e outra na Via del Moro, 20.
Florença e suas histórias únicas e interessantes!
Quer fazer um passeio pela cidade para conhecer suas curiosidades? Escreva para grazieateblog@gmail.com
Posts que podem interessar:
7 igrejas pra você visitar em Florença
O quarto secreto de Michelangelo
O complexo de Orsanmichele renovado
O que visitar em 2 dias em Firenze
'As janelas infantis de Florença' has no comments
Be the first to comment this post!