Fundada no final do século 14, a Cappella Brancacci, que fica dentro da igreja de Santa Maria del Carmine, é uma verdadeira obra-prima da pintura do Renascimento italiano.

O maravilhoso ciclo de afrescos da Capela Brancacci




A igreja foi construída em 1268 como parte do Convento Carmelita
A igreja de Santa Maria Del Carmine – a igreja foi fundada no século 13 pela Ordem dos Carmelitas. Pouco ficou da estrutura antiga e principalmente devido a um incêndio no ano de 1771 que destruiu grande parte do edifício original.




Interior da igreja del Carmine, em estilo barroco. Foi reconstruída internamente em 1782, pelo arquiteto Giuseppe Ruggieri, com colaboração dos pintores Giuseppe Romei e Domenico Stagi




O pátio da Capela Brancacci, ao lado da igreja del Carmine
Localizada no bairro do Oltrarno de Firenze, a pequena capela funciona como um museu e reúne obras de Masaccio, Filippino Lippi e Masolino. Foi fundada por Pietro Piuvichese Brancacci em 1367. Antônio Brancacci inicou uma série de trabalhos na capela em 1387, mas foi Felipe, em 1423, rico mercante da família, que encomendou à Masolino a decoração dos afrescos para ilustrar a vida de São Pedro.
A Capela Brancacci guarda tesouros do Renascimento feitos por Masaccio, que foi o primeiro mestre da Renascença italiana. Ele foi um dos primeiros artistas a utilizar a perspectiva científica em suas pinturas.




A carreira de Masaccio foi breve mas marcante. Ele pintou muitos dos afrescos da Capela Brancacci
Os afrescos começaram a ser pintados por Masolino da Panicale, na época com 40 anos, que contava com a ajuda do jovem Masaccio, que tinha 22 anos. Em 1425 Masolino seguiu para a Hungria e Masaccio assumiu as obras, até quando o próprio Masaccio precisou abandonar os trabalhos quando foi pra Roma, onde morreu envenenado em 1428, aos 27 anos.
Nos anos seguintes os Brancacci foram exilados (em 1436) devido à postura anti-Medici, poderosa família de mecenas e políticos da cidade. Apenas no ano de 1481 Filippino Lippi deu prosseguimento para completar a decoração da capela. A restauração e conclusão das histórias e personagens foi obra de Filippino Lippi, que trabalhou no local entre 1481 e 1482.




Obra de Masaccio e Masolino Ressureição do filho de Teofilo e São Pedro no trono
O ciclo de afrescos na Capela Brancacci narra nas paredes longas algumas Histórias de São Pedro, precedidas, nas portas de ingresso, do pecado original e a expulsão dos progenitores.
Masaccio, nascido em San Giovanni Valdarno (província de Arezzo), foi o primeiro grande pintor italiano depois de Giotto e o primeiro mestre do Renascimento italiano. Evitando excessos decorativos e o estilo dominante, o gótico internacional, as obras de Masaccio na capela foram um grande marco para o Renascimento, devido à luz e à perspectiva.




Autorretrato de Filippino Lippi
Foi apenas no ano de 1481 que Filippino Lippi começou a atuar na capela para finalizar os afrescos.




Em 1771 um incêndio devastou a igreja mas as capelas laterais não foram atingidas. Uma importante restauração entre os anos 1981 e 1989 recuperaram muitas obras
Curiosidade: Foi aqui na Igreja del Carmine que Pietro Torrigiani quebrou o nariz de Michelangelo, que tinha um temperamento forte e sempre provocava o escultor Pietro, fazendo chacotas e deboches. Devido ao incidente, Pietro chegou a ser exilado. Benvenuto Cellini diz que o punho aconteceu aqui, enquanto Giorgio Vasari sustenta que o episódio foi no Jardim de San Marco.
A Cappella Brancacci fica a 5 minutos do apartamento do blog, o Flat San Frediano, um espaço aconchegante, moderno e confortável para a sua estadia na cidade.
No interior do convento é possível visitar a sala Última Ceia, que deve o seu nome à monumental Última Ceia realizada por Alessandro Allori, em 1582, inspirada na obra de Andrea Del Sarto.
Cappella Brancacci
Piazza del Carmine, 14
Valor do ingresso: 6 euros
Horario de abertura: quarta, sábado e segunda: 10 às 17h (domingos e feriado 13 às 17 h)
Fechamento: terça-feira
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