Post atualizado em 9 de junho 2020
A fase 2 da emergência coronavírus começa hoje, 4 de maio, em toda a Itália. E o que efetivamente muda? É que a partir de agora passaremos a ter um pouco de liberdade. Além de que, chegou o momento que teremos que conviver com o vírus, como explicou o Presidente do Conselho de Ministros Giuseppe Conte. Desde o dia 8 de março o lockdown foi decretado na Itália e todo o país praticamente parou. Leia também A Itália em tempos de coronavírus para entender sobre as medidas que o governo impôs há quase meses, com uma dura restrição de circulação para a população. A curva de contágios finalmente começou a diminuir mas não podemos afrouxar o cinto. O país contabilizada pouco mais de 29 mil mortes. Cerca de 81 mil pessoas estão internadas e os casos de contágios somam 212 mil. A reabertura acontece de forma gradual. A partir de hoje as regras mudam e a fase 2 estabelece a reabertura das fábricas e empresas, com retorno de 4,4 milhões de trabalhadores e nos concede um pouco de liberdade. Agora podemos sair de casa não apenas para fazer compras ou por motivos de saúde, mas é possível realizar atividades esportivas, freqüentar os parques e visitar parentes. Mas o governo insiste em pedir cautela e consciência, cada um precisa continuar fazendo a sua parte. Precisamos cooperar e manter o distanciamento social de no mínimo 1 metro para evitar novos contágios.
Fase 2 – O que reabre hoje:
Fábricas: as fábricas e as indústrias retomam as atividades. Cerca de 4,4 milhões de pessoas voltam a trabalhar no país
Restaurantes: bares e restaurantes apenas com serviços de delivery. Bares e restaurantes reabrem a partir do dia primeiro de junho
Comércio: continua fechado, exceto para gêneros alimentícios, higiene pessoal, quiosques, farmácias, tabacarias, livrarias, lojas de roupas para crianças e bebês, flores e plantas. Em breve abrirão as oficinas e lojas de bicicletas
Visitas a parentes: são permitidas visitas a parentes mas o governo pede que sejam limitadas. Não é possível visitar amigos.
Sair da própria região: não é possível sair da região (Estado) de residência, a não ser por motivo de trabalho ou necessidade urgente. É consentido sair da própria cidade mas é preciso justificar o motivo do deslocamento
Segunda casa: não é permitido ir para a segunda casa. Aqui na Itália o termo segunda casa é a casa de campo ou de praia. So é possível se a casa for na mesma região de sua residência.
Transporte público: o transporte público está funcionando é um dos pontos mais críticos deste recomeço. As regiões têm a tarefa de especificar regras para garantir seu funcionamento, com respeito ao distanciamento. Haverá parâmetros para que seja respeitada a distancia de segurança. Os usuários do transporte deverão usar uma máscara e, em algumas regiões, até luvas descartáveis
Parques e jardins públicos: parques e jardins foram reabertos hoje. A orientação é que não haja aglomeração de pessoas , a menos que sejam membros da mesma família.
Atividades motoras: não há mais o limite de proximidade com a casa, que era de 200 metros. Portanto, passa ser permitido usar o carro para se deslocar a um parque para fazer jogging ou outras atividades físicas ou esportivas.
Esporte individual: o treinamento a portas fechadas é permitido para esportes individuais
Escolas: Aqui na Itália o primeiro semestre do ano letivo começa em setembro e as aulas terminam em junho. Os estudantes não retornam às escolas e continuam a desenvolver as tarefas em casa para encerrarem o ano letivo. Provavelmente os estudantes voltarão à escola em setembro. As universidades poderão realizar exames e sessões de tese de graduação, mantendo as condições da distância.
Funerais e cemitérios: são permitidos funerais, mas com um máximo de 15 pessoas , com a utilização de máscaras. É consentido visita aos cemitérios, mas sem aglomeração.
Turismo internacional: ainda não foi divulgado até quando vai durar o fechamento das fronteiras. Segundo o Ministro do s Bens Culturais e do Turismo Dario Franceschini vai depender do andamento epidemiológico e das escolhos de outros países da União Européia.
Salões de beleza e centros estéticos, bares e restaurantes: retorno previsto para o dia primeiro de junho
Atualizações:
As medidas de contenção, que começaram a ser relaxadas desde a semana passada, estão acontecendo gradativamente. O governo italiano anunciou no último dia 15/5 outras medidas que passarão a valer a partir de 18 de maio, com abertura completa das atividades e o distanciamento social é de 1 metro:
- restaurantes , bares e cafeterias (que estavam funcionando com serviço de take-away). Serviço de buffet não é consentido
- piscinas, academias, cabeleireiros e centros estéticos (apenas com horário marcado)
- lojas , museus, exposições e bibliotecas
- escritórios de atendimento ao público
- estabelecimentos balneares (praias a pagamento) e a distância exigida entre as sombrinhas é de 1,5 m e nas áreas com praia livre a distância entre as pessoas tem que ser de 1 metro
- retorno dos mercados ao ar livre, mas terão que ser cercados e o número de stands de vendas será reduzido
- será possível deslocamento dentro da própria região de residência
- pessoas que resultam positivo ao teste de coronavírus (casos sem necessidade de internação) precisam respeitar a quarentena e ficar em casa
- missas voltam a ser realizadas em conformidade com os protocolos contendo as medidas adequadas de distanciamento para evitar o risco de contágio.
- será possível visitar amigos (durante os encontros, obrigatório o uso de máscaras e distanciamento interpessoal)
A partir de 3 de junho:
- será consentido deslocamento entre as regiões
- reabrem as fronteiros da União Européia ( haverá uma subsequente medida para estabelecer as regras)
Para quem quiser imprimir, aqui o novo modelo de auto-certificação para deslocamentos.
A fase 3
A fase 3 começou dia 3 de junho com relaxamento das medidas de restrições. Desde o dia 3 de junho é possível circular livremente por todo o país, por todas as regiões italianas, sem apresentar a autocertificação. Foram reabertas fronteiras para muitos países da União Européia e do Acordo de Shenghen, sem a necessidade obrigatória de quarentena.
Muitos restaurantes, hotéis e museus foram reabertos.
As regiões têm autonomia para decidirem por si mesmas quando recomeçar, estabelecendo datas diferentes de acordo com a situação das infecções por coronavírus no território.
Para mais informações sobre as fases 2 e 3, consulte o site do governo com todos os esclarecimentos detalhados.
Posts que podem interessar:
7 maravilhas da Toscana que são Patrimonio Unesco
Refeições ao ar livre em Firenze
Turistas pagam mais caro para consumir
Agroturismo, uma forma simples e autêntica de hospedagem
'As fases 2 e 3 do coronavírus na Itália' has no comments
Be the first to comment this post!