O Museo dell’Opera Del Duomo é um moderno museu de Firenze que reúne a maior coleção do mundo de esculturas da Idade Média e do Renascimento fiorentino. São mais de 750 obras de artistas como Michelangelo, della Robbia, Ghiberti, Donatello, Arnolfo de Cambio entre outros, que fascina apaixonados por arte e arquitetura. A Ópera do Duomo, também chamada de Opera di Santa Maria del Fiore, é uma instituição fundada em 1296 pela República de Florença para administar e monitorar a construção da nova catedral e do campanário. Em 1436, o Duomo foi finalizado com a espetacular cúpula de Brunelleschi e após a conclusão dos trabalhos a Ópera do Duomo passou a preservar e proteger os monumentos que fazem parte do complexo do Duomo.
Em 1891, o museu foi criado para abrigar todas as obras de arte que ao longo dos séculos foram retiradas do Duomo, do Campanário de Giotto e do Batistério de São João. O museu, que apresenta layout super moderno, foi reestruturado em 2015 depois de 3 anos de trabalhos de modernização e hoje conta com 28 salas distribuídas em 3 andares, numa superfície de 6 mil metros quadrados. Quem assinou a renovação do espaço foi Monsenhor Verdon com os arquitetos Natalini, Guicciardini e Magni.
Ao entrar no novo Museu dell’Opera a gente percebe imediatamente que está iniciando um percurso expositivo bem diferente do trivial. Espaços modernos, com layout contemporâneo, iluminação, onde o design tem grande relevância para a experiência do visitante e onde as obras parecem ganhar vida!
O Museu dell’Opera não está entre os mais requisitados dos roteiros mais comuns, mas pode representar um verdadeiro tesouro escondido para quem gosta de escultura e estilo gótico. E justamente por não estar entre os mais requisitados museus da cidade o fluxo de visitantes permite uma visita agradável e sem longas esperas.
Salone del Paradiso – Graças à uma antiga tradição os cristãos chamavam de Paraíso a área entre um batistério e a igreja, em alusão à alegria daqueles que haviam se batizado. Na Sala do Paraíso podemos admirar a fachada da catedral e as magníficas portas do Batistério. O espaço é chamado de Paraíso pois era como os florentinos chamavam a área da praça entre o Duomo e o Batistério.
Sala della Maddalena – A sala leva o nome da principal obra de arte que abriga o centro, protegida por uma estrutura de vidro: é a impressionante obra de Donatello, Santa Maria Maddalena Penitente, realizada em madeira entre 1453 e 1455.
Galleria del Campanile – Nesta sala, algumas obras de arte do campanário de Giotto. Através dessas obras é possível perceber a importância da escultura na época, utilizada como forma de comunicação. Aqui estão as 16 estátuas e os 54 relevos.
Sala dedicada à cupula de Brunelleschi – Talvez essa seja a sala mais interessante do museu! O espaço é dedicado à esplendida obra realizada pelo gênio Brunelleschi: a cúpula do Duomo. Na sala você pode conhecer os instrumentos e ferramentas que foram criados para a realização da cúpula, conferir os desenhos das decorações e das janelas que adornam a igreja e pode também assistir a um breve vídeo que explica sobre a construção desta magnífica obra.
Sala delle Cantorie – Aqui existem dois coros lado a lado, que uma vez foram localizados na catedral, um esculpido por Luca della Robbia entre 1431-38 e o outro por Donatello, entre 1433-39.
Museu dell’Opera del Duomo
Piazza del Duomo, 9 – Firenze
Data: de Segunda a domingo, das 9 às 19 horas (o horario pode sofrer variações de acordo com o período do ano)
Valor do bilhete: 15 euros (para todas as atrações do complexo do Duomo)
Posts que podem interessar:
O Palazzo Pitti e o Jardim de Boboli
Hospedagem em apartamento em Firenze
'O Museu dell’Opera del Duomo' have 2 comments
7 de novembro de 2022 @ 22:11 Grazie a te / Em 1966 uma enchente inundou Florença e cidades da Toscana
[…] painéis feitos pelo artista Ghiberti se destacaram. As portas originais, que agora encontram-se no Museo dell’Opera del Duomo, precisaram ser substituídas por cópias. Incontáveis os danos na Galleria degli Uffizi, que […]
1 de março de 2023 @ 10:00 Grazie a te / As Portas do Paraíso foram realizadas por Ghiberti em 27 anos
[…] Em 1966 a enchente que acometeu Florença danificou a porta que precisou ser restaurada. E foram necessários 26 anos de trabalhos, que foram realizados pelo Opificio delle Pietre Dure e que, depois de prontas, ganharam novo endereço: as Portas do Paraíso ficam custodiadas no Museo dell’Opera del Duomo. […]