Pouco conhecido do grande público, o Museu La Specola é um verdadeiro tesouro que temos em Florença! O Museu de Historia Natural La Specola é o museu científico mais antigo da Europa, fundado em 1775 pelo Grão-Duque Pietro Leopoldo di Lorena, com o nome de Museu Real Imperial de Física e História Natural. Além da importante coleção de zoologia e de ceras anatômicas, o museu ganhou em 2024 duas seções: a de mineralogia e a de ceras botânicas.

O museu La Specola reúne importantes coleções de zoologia e mineralogia, ceras anatômicas e ceras botânicas, raridades relacionadas à arte e à ciência
O museu, instalado no histórico Palazzo Bini Torrigiani, a poucos passos da Piazza Pitti, reabriu suas portas em 2024, após longas e importantes obras de remodelação, modernização e expansão.




E um passeio por suas grandes salas causa certa impressão, entre fósseis pré-históricos, insetos tropicais e até animais cuja existência jamais poderíamos imaginar, até ceras anatômicas
Em 2025 o museu festeja 250 anos. A ideia de Pietro Leopoldo era criar um museu que apresentasse todos os aspectos da natureza, em um percurso “da terra ao céu”, de exemplares minerais à astronomia, passando pela botânica, anatomia e zoologia.
No primeiro andar estão as coleções de mineralogia,organizada segundo um percurso que documenta os minerais , suas variações e propriedades químicas e físicas. Aqui podemos admirar também a espetacular coleção de pedras trabalhadas da família Medici, com obras-primas que pertenceram a Lourenzo “O Magnífico”.
A novidade que trouxe a reabertura do museu é o novo itinerário dedicado à coleção de ceras botânicas florentinas: plantas, frutos e tabelas de anatomia, histologia e fitopatologia de realismo excepcional e beleza extraordinária.
No térreo encontramos também o “Salão dos Esqueletos”: um espaço expositivo do início do século 19 que abriga os 3.000 achados da rica coleção osteológica, constituída em sua maioria por mamíferos, com algumas raridades, como o grande esqueleto do elefante asiático que foi trazido até Florença e que faleceu em 1655.
Ceras anatômicas – o museu é conhecido internacionalmente por sua enorme coleção de ceras anatômicas , uma coleção única ao mundo : 1.400 elementos da extraordinária coleção de ceras anatômicas, realizados entre o final do século 18 e o início do século 19, possibilitando a observação direta de um cadáver, ilustrando a anatomia do corpo humano.
O nome Specola faz referência ao observatório que o Grão-Duque Pietro Leopoldo instalou na torre, onde também ficava a estação meteorológica.
Esse é um dos museus que aconselho para quem viaja com crianças e adolescentes.




Em 2025 o museu festeja 250 anos de atividade
Museu La Specola
Via Romana, 17 – Firenze
De terça à domingo, das 9 às 17h (os horários podem sofrer alterações de acordo com o período do ano)
Para informações sobre valores e horários, consultar o site do museu.
'O museu La Specola de Florença' has no comments
Be the first to comment this post!