O museu La Specola de Florença

Pouco conhecido do grande público, o Museu La Specola é um verdadeiro tesouro que temos em Florença!   O  Museu de Historia Natural La Specola é o museu científico mais antigo da Europa,  fundado em 1775  pelo Grão-Duque Pietro Leopoldo di Lorena, com o nome de Museu Real Imperial de Física e História Natural. Além da importante coleção  de zoologia e de ceras anatômicas,  o museu  ganhou em 2024 duas seções: a de mineralogia e a de ceras botânicas.

 

O museu La Specola reúne importantes coleções de zoologia e mineralogia, ceras anatômicas e ceras botânicas, raridades relacionadas à arte e à ciência

O museu, instalado no histórico Palazzo Bini Torrigiani, a poucos passos da Piazza Pitti, reabriu suas portas em  2024, após longas e importantes obras de remodelação, modernização e expansão.

 

E um passeio por suas grandes salas causa certa impressão, entre fósseis pré-históricos,  insetos tropicais e até  animais cuja existência jamais  poderíamos imaginar, até  ceras anatômicas

Em 2025 o museu  festeja 250 anos. A ideia de Pietro Leopoldo era criar um museu que apresentasse todos os aspectos da natureza, em um percurso  “da terra ao céu”, de exemplares minerais à astronomia, passando pela botânica, anatomia e zoologia.

 

No primeiro andar estão as coleções de mineralogia,organizada segundo um percurso que documenta os minerais , suas variações e  propriedades químicas e físicas. Aqui   podemos admirar também a espetacular  coleção  de pedras trabalhadas da família Medici, com obras-primas que pertenceram a Lourenzo “O Magnífico”.

 

A  novidade  que trouxe a reabertura do museu é o novo itinerário dedicado à coleção de ceras botânicas florentinas: plantas, frutos e tabelas de anatomia, histologia e fitopatologia de realismo excepcional e beleza extraordinária.

No térreo encontramos também o “Salão dos Esqueletos”: um espaço expositivo do início do século 19  que abriga os 3.000 achados da rica coleção osteológica, constituída em sua maioria por mamíferos, com algumas raridades, como o grande esqueleto do elefante asiático que foi trazido até Florença e  que faleceu em 1655.

Ceras anatômicas –  o museu é conhecido internacionalmente por sua enorme coleção de ceras anatômicas , uma coleção única ao mundo :  1.400 elementos da extraordinária coleção de ceras anatômicas,  realizados entre o final do século  18 e o início do século 19, possibilitando a observação direta de um cadáver, ilustrando  a anatomia do corpo humano.

O nome Specola faz referência ao observatório que o Grão-Duque Pietro Leopoldo instalou na torre, onde também ficava a estação meteorológica.

 

 

Esse é um dos museus que aconselho para quem viaja com crianças e adolescentes.

Em 2025 o museu festeja 250 anos de atividade

Museu La Specola

Via Romana, 17 – Firenze

De terça à domingo, das 9 às 17h (os horários podem sofrer alterações de acordo com o período do ano)

Para informações sobre valores e horários, consultar o site do museu. 

 


About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'O museu La Specola de Florença' has no comments

Be the first to comment this post!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.