O restaurante Riva Kitchen, às margens do Arno, em Florença

Quando a gente chega até a porta do restaurante Riva Kitchen e supera as  longas cortinas, imergimos em um ambiente quase mágico!  O local é tão relaxante que a gente nem lembra que está em Florença!  O salão, com poucas mesas,  tem  paredes em pedra, pé-direito duplo,  iluminação indireta e grandes janelas que dão para os jardins, onde fica a piscina.

Ambiente agradável , atmosfera íntima e aconchegante, com iluminação suave, pé-direito duplo, paredes de pedra, objetos antigos e   peças de design moderno

 

O espaço já abrigou ateliês de artesanato e já foi a casa-ateliê do proprietário, o  arquiteto Claudio Nardi

Com atmosfera elegante e romântica, o  Riva Kitchen é  a nova   proposta gastronômica do Riva Lofts, estrutura localizada no Isolotto, a poucos minutos do centro histórico de Florença.

Transformação – Diálogo entre tradição e inovação

A estrutura nasce da criatividade do arquiteto Claudio Nardi, que transformou os espaços de uma antiga fábrica do século 19.   O restaurante, que começou a funcionar ano passado,  foi criado para atender os hóspedes da estrutura receptiva,  que conta com 14 lofts, onde o estilo metropolitano se funde com o doméstico,  resultando num cenário perfeito para uma estadia íntima e tranquila.

Projetado pelo arquiteto Claudio Nardi, o Riva Kitchen é um ponto de encontro sofisticado, aconchegante e contemporâneo, que oferece uma experiência descontraída e relaxante

O comando da cozinha está a cargo de Michele Berlendis, toscano com vasta experiência  não apenas em restaurantes estrelados da Itália mas com passagem por endereços famosos na Alemanha, onde viveu por alguns anos.

Com o chef Michele Berlendis

A cozinha de Michele é  enraizada na tradição, mas com pratos  contemporâneos. O menu varia  de acordo com a época do ano e com a disponibilidade dos produtos encontrados. Inclusive suas propostas chegam a mudar semanalmente.

Cozinha feita de contrastes, sabores fortes, ingredientes simples com combinações inusitadas

 

Bacalhau com puré de grão de bico, anchovas, alcaparras e tomate seco

Polvo grelhado com suflê de ricota ao limão

Um belo equilíbrio de sabores e combinações que o tornam um prato inusitado e agradável. E para acompanhar a oferta gastronómica,  uma interessante seleção de vinhos e champanhes

 

Na primavera e no verão o restaurante funciona ao ar livre, na área da piscina, e nos meses mais  frios, é  no maravilhosa sala, com ambiente acolhedor e relaxante,  ao fogo da lareira, que as refeições são servidas. Imaginação, criatividade e paixão da chef Michele Berlendis aliadas à beleza e singularidade de um lugar extraordinário fazem você vivenciar uma emoção única, seja para uma noite romântica ou um jantar com amigos. Inclusive o local presta-se muito bem para pequenos eventos privados.

E para finalizar: crema bruciata tradizionale allo zenzero e vaniglia

Convivência, arquitetura e design num refúgio urbano e acolhedor

O restaurante é aberto ao público para jantar de quarta à sábado. E aos domingos a proposta é o brunch,  com 4 possibilites de menu,  uma verdadeira descoberta dos hábitos e da cultura gastronómica de diferentes países: La Svedese,  L’Inglese,  La Tedesca e La Californiana. E para quem quiser aprender a fazer a autêntica massa italiana fresca,  é possível agendar com o chef Michele uma lição de cozinha (que acontece duas vezes por semana) no salão no Riva Kitchen, onde ele vai compartilhar alguns seus segredos, fruto de anos de experiência culinária. E no final da aula, momento de degustar o que foi preparado.

* Conheci o restaurante à convite da estrutura.  Grazie mille Riva Kitchen pelo convite!

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.