Quem nunca sonhou em passear pelos campos de lavanda para apreciar de perto toda a beleza da natureza que se colore de lilás e poder sentir o suave perfume das flores? A característica imagem que nos remete à Provença pode ser também apreciada em diversas localidades da Itália nos meses de verão. Recentemente eu pude matar a minha vontade de visitar um campo de lavandas nos arredores de Firenze.
Estive junto com Laura Di Benedetto, autora do Life Blogger visitando um campo de lavandas inserido num panorama lindíssimo a poucos minutos do centro de Firenze. Borghetto 39 é um charmoso B&B gerenciado por Carlotta e sua mãe Daniela Zavattoni, que nos ciceroneou numa tarde ensolarada de verão. Daniela nos contou sobre a decisão de dedicar-se à terra e ao agroturismo. Na verdade foi uma escolha guiada pelas circunstâncias da vida. Ano passado seu ex-marido, pai de Carlotta e proprietário da estrutura, sofreu um acidente com o trator e com sua morte a filha refletiu e aceitou os conselhos de mãe. Depois de 8 anos vivendo em Londres, Carlotta deixou a capital inglesa e voltou para Firenze, sua terra natal, para recomeçar essa nova atividade e dedicar-se ao setor agrícola.
O Borghetto 39 conta com dois apartamentos independentes, com cozinha moderna e equipada, acolhedora e confortável sala de estar, com os quartos distribuídos no andar superior e enorme varanda, de onde podemos apreciar a linda vista das colinas de Fiesole. Daniela tem veia artística – inclusive pintou algumas telas expostas no local – e foi ela mesma quem decorou todos os ambientes, com muito bom gosto e criatividade, utilizando alguns móveis restaurados e garimpados em mercadinhos.
A lavanda se adapta a vários tipos de solo, não precisa de muita água, mas de luz solar. Aqui na Itália podemos admirar os campos floridos entre junho e agosto, que assim como os girassóis, florescerem no verão.
Benefícios da lavanda – A lavanda, originária da Europa Mediterrânea, Oriente Médio e África, tem propriedades antissépticas, cicatrizantes, antioxidantes, analgésicas, antidepressivas, adstringentes, relaxantes e desodorantes. O óleo de lavanda é um dos poucos óleos que podem ser aplicados diretamente na pele. Podem ser utilizados como integradores, como ingredientes ativos, como cosméticos, em produtos de higiene pessoal, para o ambiente e também para a preparação de doces e bebidas.
Posts que podem interessar:
7 maravilhas da Toscana que são Patrimonio Unesco
Refeições ao ar livre em Firenze
'Os campos de lavanda da Toscana' have 3 comments
3 de agosto de 2020 @ 15:15 JCP
Parabéns pelas matérias divulgadas. É uma verdadeira aula da cultura Italiana.
A genética foi generosa com você nessa área. Você é 10.
3 de agosto de 2020 @ 16:35 Denya Pandolfi
Muito obrigada pela mensagem carinhosa!!! Adoro dividir um pouquinho das belezas que vejo nessa terra abençoada. Abraço e ótima semana, Denya
16 de novembro de 2022 @ 11:09 Grazie a te / Colheita de azeitonas na Itália para a produção do azeite extravirgem
[…] outono é um das estações mais esperados e festejados aqui na Toscana! É o período da colheita de azeitonas e da uva, matéria-prima para 2 dos principais produtos […]