Fattoria Betti, em Pistoia, na Toscana

A Toscana é uma das mais famosas regiões produtoras de vinhos e o enoturismo é um mercado potencialmente muito forte e  não apenas pela qualidade dos vinhos mas também porque estamos num território de extrema beleza natural.  Pois é claro que, degustar vinhos com um belo panorama  faz – e como –  uma grande diferença!  A  região guarda preciosos segredos, como vinícolas de excelência em locais menos conhecidos, como a Fattoria Betti,  em Quarrata, província de Pistoia, norte da Toscana.

 

Produção de vinhos em Quarrata, Pistoia: clima, solo,  longa tradição vinícola e a beleza natural do território, que contribuem para transformar a experiência da degustação

 

O prédio é uma construção do ano 1903 e no passado foi o local onde os agricultores das redondezas traziam a  uva  para vinificação

 

Fattoria Betti 

A Fattoria Betti é uma empresa familiar, de propriedade dos irmãos Guido e Gherardo Betti, que  tem provavelmente a  única  cantina em estilo Liberty da Itália, construída no início dos anos 1900.

 

O edifício era o local onde os produtores da vizinhança traziam as uvas que depois seriam destinadas à vinificação

As fileiras de vinhas estão   localizadas  a  cerca de 200 metros acima do nível do mar e ali crescem as frutas da Fattoria Betti, em solo argiloso, o que confere à produção um carácter próprio.  Sangiovese, Cabernet, Trebbiano, Canaiolo nero e Merlot são algumas das uvas, que são colhidas à mão. A produção total é de  60 mil garrafas, mas a vinícola está se estruturando para proximamente dobrar  esse número.

Cheers! Um privilégio poder desfrutar de toda a beleza da natureza, degustar os produtos do território e conhecer sobre os processo de vinificação

“Os vinhos que produzimos nascem de uma profunda paixão que, aliada ao orgulho pelo território, nos leva a utilizar tecnologias inovadoras sem trair a milenar arte da vinificação e a utilizar a madeira de forma não invasiva”,  diz Gherardo, enólogo, que nos  explicou sobre os processos adotados na vinícola.

Na Fattoria Betti são utilizados barris de aço ,  de madeira e  cimento vitrificado (foto gentilmente cedida por Sandra Panerai)

 

Vindima

Setembro é mês de colheita de uvas, a vindima, e não podíamos ter visitado a vinícola em uma época melhor!  Tivemos a oportunidade de acompanhar algumas fases do processo, passear por entre as vinhas e experimentar a fruta docinha colhida diretamente das vinhas que ainda estão carregadas, visto que a colheita este ano deve  acontecer até o final do mês.

Para escolher o momento certo é fundamental verificar a maturação das uvas e verificar o teor de açúcares, e assim determinar o potencial teor alcoólico na fermentação

 

Momento que Gherardo chega na cantina com a máquina carregada de uva. É aqui que  começa, de fato, o beneficiamento da fruta. Esse processo é chamado de desengace, que é a separação das bagas, os grãos da uva, do engaço, que sustentam os cachos, que é precedido pelo esmagamento

 

#ungiornodabetti: um dia muito agradável, onde pudemos passear pelos vinhedos e conferir de perto e aprender sobre parte do processo de vinificação

 

Piquenique

Aproveitar a beleza da natureza em locais ao aberto para as refeições, principalmente num momento delicado como esse,  é a proposta certeira! Participei da visita à cantina, com degustação  de safras especiais e de um piquenique super especial nos jardins da empresa,  à convite da Fattoria Betti, em evento que levou a assinatura da expert Claudia Bondi, da Perle & Perlage, para um grupo de bloggers e jornalistas. “Un giorno a colazione nel Bund” foi o tema do evento, que contou com buffet com menu asiático.

 

Guido Betti, responsável comercial da empresa, acompanhou nosso grupo. Na foto, a organizadora do evento, Claudia Bondi, com Francesca Giagnorio, Alireza Mohtashami e Marco Bechi

Toalhas e cestinhas de piqueniques foram  colocados sob o gramado da vinícola. Participamos de uma degustação de vinhos harmonizados com pratos inspirados na China e suas tradições culinárias circundados por toda a beleza do território com seus vinhedos, ciprestes e oliveiras.

A blogger Azzurra, do La Cucina di Azzurra e a guia e blogger  Michela Ricciarelli, do Passion4Food4Fashion. Estava tudo muito gostoso, mas o ravioli com camarão acompanhado pelo Caprone Rosè, realmente excepcional!

Pistoia
Pistoia é uma pequena cidade da Toscana que fica entre Florença e Lucca. Foi proclamada Capital da Cultura Italiana em 2017 e é famosa pela cultivação de plantas ornamentais, tanto é que quando passamos pela estrada, os lindos viveiros de plantas chamam a atenção. Situada aos pés dos Apeninos, tem cerca de 90 mil habitantes. Para mais informações sobre  Pistoia e suas principais atrações, clique aqui.
* Grazie tante Fattoria Betti e Perle & Perlage per l’invito.


About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Fattoria Betti, em Pistoia, na Toscana' have 2 comments

  1. 16 de setembro de 2020 @ 16:39 JCP

    Matéria espetacular. Quando pensamos que conhecemos uma boa parte da historia da Itália, somos surpreendidos com uma informação tão importante para o turismo. Um local desse deve ser divulgado para o mundo inteiro. Não pode deixar de ser visitado por nada. Me aguarde região da Toscana!!!!

    Reply

    • 16 de setembro de 2020 @ 20:04 Denya Pandolfi

      Fico radiante de felicidade quando posso mostrar algum lugar que surpreende e instiga a curiosidade. A Toscana é maravilhosa e com tantas atividades relacionadas à terra, à natureza. É a beleza na simplicidade. Obrigada pelo carinho JCP e até breve! Abraço e obrigada pela visita, Denya

      Reply


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.