Post atualizado em 8 de abril de 2020
Uma das mais antigas tradições populares da cidade de Firenze acontece no domingo de Páscoa e reúne na Piazza Duomo não apenas florentinos mas uma multidão de turistas. É o Scoppio del Carro, que significa explosão do carro, uma belíssima queima de fogos de artifício que acontece no domingo após a missa celebrada na Catedral Santa Maria del Fiore. Acompanhada por percussionistas, jogadores de bandeiras e um cortejo histórico, a procissão percorre as ruas do centro da cidade trazendo o carro repleto de explosivos, puxado por bois da raça Chianina, que se posiciona entre o Batistério e o Duomo.
Chamado de “brindellone”, o carro foi utilizado pela primeira vez em 1622. É uma espécie de torre pirotécnica montada sobre um carro de madeira, e é o protagonista do espetáculo. O carro, que sai da Porta al Prato, desfila por algumas ruas do centro da cidade até a Piazza Duomo, onde é aguardado por milhares de pessoas.
Tradição histórica e religiosa
Essa tradição começou no século 11, na época da Primeira Cruzada. Em 1099 Pazzino de’ Pazzi, voltando de Jerusalém, trouxe 3 pedras provenientes do Santo Sepulcro que haviam sido doadas por Godofredo de Bouillon como prêmio por ter sido o primeiro a subir os Muros de Jerusalém. Essas pedras representam um tesouro religioso importante para a cidade e estão guardadas na igreja de Santissimi Apostoli.
Por centenas de anos elas acenderam o fogo do carro, com as faíscas geradas através do atrito dessas pedras e eram levadas em procissão até o Duomo. A partir dessa cerimônia usavam distribuir o fogo Santo aos florentinos, que saíam com as tochas cantando com a chama purificadora pelas ruas da cidade. E por muitos séculos essa tradição foi seguida. Com o passar do tempo foi introduzida uma carroça de madeira para transportar o fogo. Acredita-se que por volta dos anos 1300 começaram a usar fogos de artifício ao invés do Fogo Santo.
Por muitos anos as pedras, que eram guardadas na igreja Santíssimi Apostoli, eram acesas no domingo de Páscoa e levadas em procissão até o duomo. Agora o acendimento das velas acontece no Sábado Santo à noite.
O carro é acompanhado pelo cortejo histórico com os sbandieratori, que são os atiradores de bandeira, percursionistas em trajes típicos de época.
A queima de fogos no domingo de Páscoa em Firenze
Atualmente o ritual acontece da seguinte forma: o brindellone, carregado de fogos de artifício posiciona-se entre o Duomo e o Batistério. A cerimônia no Duomo começa às 10 da manhã e por volta das 11 horas, enquanto os fiéis cantam a Glória, do altar da Catedral o bispo acende com o fogo santo uma espécie de foguete em forma de pomba (Colombina) que simboliza o Espírito Santo. Do altar, a pomba ligada a um fio percorre o cabo até o carro, num percurso de 150 metros, , que fica estacionado na porta da igreja acendendo os fogos para dar início ao espetáculo.
Depois que a pomba encosta no carro para dar inicio aos fogos ela precisa voltar para a igreja. Se a pomba não retornar significa que o ano não será de boa colheita e nem de boa sorte.
Nos últimos anos apenas uma vez não correu como se esperava e a colombina decepcionou. Foi no ano de 1966, quando Firenze foi assolada por uma terrível enchente. Saiba mais aqui.
Os jogadores do Calcio Storico Fiorentino também participam do cortejo. No domingo de Páscoa é feito o sorteio entre as 4 equipes que disputarão as partidas que acontecem em junho. A final é disputada no dia 24 de Junho, dia do padroeiro de Firenze, São João.
Scoppio del Carro
Local: Piazza del Duomo
Horário: Procissão às 10 e explosão do carro às 11 horas
Na segunda após a Páscoa é feriado de Pasquetta na Itália
E na Itália, a segunda-feira após a Páscoa é feriado de Pasquetta. É a festa Lunedì dell’Angelo ou Segunda-feira do Anjo, em referência à aparição do anjo no Santo Sepulcro anunciando a ressurreição de Jesus.
Te espero também no Instagram do Grazie a te blog
Posts que podem interessar:
Onde comprar souvernis de Firenze
10 burgos medievais da Toscana
'Páscoa em Firenze' have 3 comments
26 de novembro de 2020 @ 14:40 Grazie a te / A Conspiraçao dos Pazzi no domingo de Páscoa no Duomo de Florença
[…] e aconteceu dentro da Catedral Santa Maria del Fiore no dia 26 de abril de 1478, no Domingo de Páscoa. Houveram anteriores tentativas falidas contra a família, como envenenamento, plano que foi […]
25 de março de 2021 @ 16:35 Maria Lúcia R Gonçalves
Adorei saber como funciona a festa, acredito ser muito linda mesmo, pena que esse ano de 2021 não será possível fazê-la , que Deus nos ajude acabar com essa pandemia
Maria Lúcia
São Paulo/Brasil
26 de março de 2021 @ 14:50 Denya Pandolfi
Oi Maria Lucia, muito obrigada pela mensagem, essa festa é realmente muito bonita, emocionante! Espero poder mostrá-la ano que vem diretamente da catedral de Florença. Abraço e tudo de bom, Denya