arena-de-verona

1 dia em Verona

Tenho enorme simpatia por Verona! Pra mim é uma das mais charmosas e românticas cidades italianas. Afinal, foi cenário do famoso romance de Romeu e Julieta.  Já estive na cidade algumas vezes mas nunca havia escrito a respeito aqui no blog. E hoje vou contar o que fiz em minha última visita à cidade, que durou apenas 1 dia (havíamos programado 2 dias, mas meu filho teve febre e preferimos voltar pra casa).
 verona
Caso você esteja na dúvida se vale a pena dar um pulo em Verona, vou te animar e dizer que sim, pois sem dúvidas Verona também vai te conquistar! A cidade é pequena mas muito lindinha, cheia de história, encanto e gente hospitaleira.
verona-piazza-bra

Um pouquinho da história de Verona

Por muitos anos a cidade foi controlada pela família Scaligeri (della Scala), uma rica e potente dinastia que governou Verona e grande parte do Vêneto por 125 anos, de 1262 a 1387. Esse foi um período de grande potência política e econômica e de expansão territorial. E graças aos Scaligeri que Verona transformou-se em uma das mais prósperas cidades da região.

Verona

 Verona vai além da Arena e da Casa de Giulietta.  Vou mostrar aqui 7 atrações imperdíveis e alguns cantinhos simpáticos,  praças e bodegas de charme.  Sugiro que seu ponto de partida seja a famosa Arena, que fica na praça central da cidade, a Piazza Bra:
piazza-bra

A Arena é o anfiteatro mais bem conservado do mundo

1) A Arena – A Arena fica na praça Bra, circundada de restaurantes. Claro, sempre bom evitar lugares tão turísticos. A Arena, onstruida no século I d.c.,  é o anfiteatro mais bem conservado do mundo. É palco de concertos e óperas e tem capacidade para 30 mil pessoas e é a maior casa de ópera do mundo.
arena
2)Via Mazzini  – é a rua do comércio, dos barzinhos e das sorveterias e é fechada ao tráfego de veículos, o que a torna tão peculiar e charmosa. A rua  é um calçadão, bem agradável e com ótimas lojas para quem quiser ir às compras e também admirar lindas e luxuosas vitrines.
gelato-verona

Uma sorveteria da Via Mazzini

verona-veneto

Seja curioso e explore também as ruelas que cortam a via Mazzini. Esse cantinho é uma graça!

piazza-erbe-verona

A Fonte da Madonna Verona na praça dell’Erbe

3) Piazza dell’Erbe –  Muitas ruas que cortam a cidade te conduzem à esta praça cheia de vida!  É a praça mais antiga de Verona e na época romana era o centro da vida política e econômica da cidade. A praça é muito animada e diariamente (exceto aos domingos) acontece o mercado de roupas e gastronômico. Um dos locais preferidos dos veroneses e dos turistas, com suas belíssimas construções.
torre-di-lamberti

Construída no século 12, a Torre di Lamberti tem 84 metros de altura

 4) Piazza Dante /Piazza dei Signori –  Com diferentes estilos arquitetônicos de diferentes períodos, a piazza dei Signori, também conhecida como piazza Dante, é uma linda praça bem próxima à Piazza Erbe. Em seu redor existem diversos bares e restaurantes.   A praça abrigar o Palazzo Scaligero (ou della Podestà), que é a sede da prefeitura da cidade.
piazza-dante

Aqui a gente observa o Arco della Costa, que dà acesso à praça, que traz a estatua de Dante Alighieri ao centro. O maior poeta da lingua italiana já esteve hospedado na cidade

 5) Casa di Giulietta – Impossível visitar Verona e não dar um pulo ate à casa de Giulietta , do famoso romance criado em 1520 por Luigi da Porto (sendo a versão mais famosa aquela de Shakespeare). A atração fica na rua Cappello ,  número 23. A casa foi construída no século 13 e restaurada em 1935. A estátua feita por Nereo Costantini fica no pátio e é bastante disputada, pois dizem que quem passar a mão no seio direito da Giulietta terá sorte no amor. Já imaginaram a disputa para chegar perto da estátua, vero?
casa-giulietta

A famosa sacada, de onde Giulietta conversava com Romeu

 6) Castel Vecchio ou Castelo Velho – é o mais importante monumento militar da dinastia Scaligera. O acesso é gratuito, com a ponte Scaligero que passa sobre o rio Adige, com suas muralhas e seu bem cuidado jardim. No local, desde 1925 funciona o museu Civico (a pagamento), que conta com uma grande coleção de esculturas, pinturas e armamentos.
Castelvecchio
 castelvecchio
ponte-scaligero

O Rio Adige, que corta a cidade

SONY DSC

foto divulgação

 

7 ) Duomo –  Em estilo românico, a Igreja de Santa Maria Matricolare é uma das mais bonitas da cidade. Consagrada em 1187, a igreja fica na praça Duomo e abrange  um complexo de edifícios antigos.
treno-verona

E que tal um passeio de trem para conhecer a cidade? O percurso dura cerca de 45 minutos e custa 4 euros. O trenzinho parte da praça Bra e fora o Castelvecchio, o percurso é pela parte moderna da cidade

 

Na seção Amici Miei,  minha amiga Fabiana Rasseli, que passou uma temporada na cidade, apresentou a cidade e compartilhou várias dicas de restaurantes, locais bacanas e passeios imperdíveis.  Confira aqui.

Atenção!!! Para saída de Firenze de trem:

Com a Trenitalia a saída é da estação Campo di Marte (até Verona Porta Nuova) – duração da viagem 1:34
Com a Italo a saída é da estação Santa  Maria Novella (até Verona Porta Nuova) – duração da viagem  1:29

Dica de hospedagem em Verona:

Il Vicolo Residence, situado num prédio do século 17, oferece 6 lindos apartamentos em estilo contemporâneo e com pontuação 9,9.  Clique aqui para ver as fotos e fazer a sua reserva.

Quer ver outros hotéis em Verona? Clique aqui para fazer a sua busca.



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'1 dia em Verona' have 7 comments

  1. 3 de janeiro de 2017 @ 02:13 Aurélia

    Olá Denya,

    Estou querendo conhecer a Itália em Novembro. Gostaria muito de incluir no meu roteiro a Toscana, porém estou com medo, pois sempre leio que é bom ir de carro para conhecer os vinhedos. Como vou só e estou tirando a carteira de motorista agora (não posso tirar a carteira internacional, pois estarei ainda com a provisória) fiquei com receio de não aproveitar. Tem como aproveitar a região através de trem ou ônibus ?

    Adorei seu blog!!! Li alguns posts e amei as dicas!

    Reply

    • 4 de janeiro de 2017 @ 18:50 Denya Pandolfi

      Oi Aurelia, como vai? Vc poderá fazer muitos passeios de trem ou de ônibus. Eu falo sobre viajar de carro pela possibilidade de poder ir parando… mas em novembro vai estar frio e os passeios ao ar livre são mais limitados. Não se preocupe que vc vai curtir mesmo não viajando de carro. Abraço e um ótimo 2017!!! Denya

      Reply

  2. 3 de março de 2017 @ 15:27 Flavia Moraes

    Oi Denya
    Estou indo px semana, 08/03/17, Roma, Florenca, Siena, Verona, Veneza, uma viagem com marido.
    Não conhecia teu blog, e adorei as dicas.
    Fora os pontos turísticos, amamos a culinária, mercados, passeios a pé e curtir bons restaurantes.
    O que vc sugere, mudando o assunto, lojas de tecidos e bijoux.
    Obrigada

    Reply

    • 3 de março de 2017 @ 15:39 Denya Pandolfi

      Oi Flavia, obrigada pela mensagem! Tenho um post “compras em Firenze” que poderà te ajudar. Ah.. e procure saber onde vai ter os mercadinhos de rua nas cidades que vc vai visitar pois vai encontrar bijoux e peças bem bacanas e exclusivas! Abs e bom passeio,D

      Reply

  3. 14 de março de 2017 @ 18:18 Paula

    Todas as dicas devidamente anotas, é exatamente 24h que tenho para me apaixonar ainda mais por esta cidade.
    Obrigada pelas dicas, inclusive, anotei todos os restaurantes que sua amiga indicou no outro post.
    Grazie !!
    Abraço.
    Paula.

    Reply

    • 15 de março de 2017 @ 11:21 Denya Pandolfi

      Oi Paula,
      Não tenho duvidas que vc vai adorar Verona! É uma cidade romântica e cheia de encantos. Divirta-se! Beijos e obrigada pela mensagem carinhosa 😉 D

      Reply

  4. 5 de julho de 2018 @ 10:27 Grazie a te / Firenze é uma excelente base para explorar a famosa região da Toscana

    […] –Verona – Verona evoca romantismo e pra mim é uma das mais charmosas cidades italianas! É rapido […]

    Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.