W_5uxiPdGq598Sy25fN8MHlrm7gLMLaY2-K01Wif-so

Casamento no Vêneto

casamento-veneto
Imagine você visitar um lugar do outro lado do mundo, se apaixonar, sonhar em se casar ali e realizar este desejo? Participei do casamento da Isa, minha amiga do coração que viveu esta felicidade ao lado do italiano Mattia Bellan, la sua dolce metà.  Não sei se através das fotos vocês poderão perceber quão especial e descontraído foi o casamento, que aconteceu em Treviso, na região do Vêneto, apenas para poucos amigos e familiares. Eu fui madrinha junto com a irmã da Isa!! Uma festa emocionante, simples e super linda! 
Treviso

A igreja de Santa Maria Assunta, em Carbonera, pertinho de Treviso, onde aconteceu a cerimônia religiosa

casamento-italia

A Isa chegou num Fiat 500 antigo branco todo florido, enfeitado com girassóis, uma fofura!
casamento-italia

Isabela e seu pai, senhor Geraldo da Fonseca, feliz e orgulhoso

 

casamento-italia

Geralmente nas cerimônias aqui da Itália não costumam fazer a entrada oficial do noivo com a mãe e nem o cortejo com os padrinhos. Todo sorridente e feliz, Mattia emocionado observa a chegada da noiva

 

casamento-italia

A sobrinha Mariana, uma boneca, entrou com as alianças e com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, da qual Isa é devota

casamento-italia

A cerimônia foi realizada por Don Luca Discacciati, primo da Isa, que mora em Pieve del Cairo, província de Pavia

 

casamento-italia

Os noivos com os pais. Maria Estela e Geraldo, pais da Isa e Franca e Walter, pais do Mattia

 

casamento-italia

A família da Isa que veio do Brasil para prestigiá-la: irmã,cunhado, sobrinha,as tias Ligia e Suely,primas,primos,amigos….quanta gente!!!…..

Um dos pontos mais tocantes da cerimônia foi protagonizado pelo senhor Geraldo, pai de Isa, que improvisou um lindo discurso e emocionou toda a igreja, começando assim “io non parlo italiano molto bene…ma io mio cuore si”. Ele lembrou também que a família Discacciati, da esposa Maria Estela, saiu da Itália e atravessou o oceano para iniciar nova etapa de vida no Brasil. E agora é a vez da Isa fazer o contrário, voltando ao país de origem da família e aqui iniciando uma nova família, ao lado de Mattia.

WffCHkpH7U80LMJ2w7NS9Ro6dz0YZbyiV89onz41taE

Em click de Regina Rangel, a bela igreja e seus afrescos

 

casamento-italia

A chuva que caiu em nada atrapalhou o brilho e a alegria do momento. E teve tambem chuva de arroz, claro!

Preparar um casamento em outro país não é uma tarefa simples, devido às diferenças de costumes, gostos e exigências. Mas Isa estava muito segura do que queria: uma festa simples, animada e sem exageros. A recepção foi no agroturismo Vedova, em Valdobbiadene, nas colinas do prosecco, em meio ao verde, num cenário de cinema…

casamento-italia

A Isa é apaixonada pela região de Valdobbiadene e pelas colinas do prosecco, que têm um ar bucólico e atmosfera rústica e simples e a população é orgulhosa em defender suas tradições e costumes. “Queria muito que a festa fosse lá. Afinal de contas, Valdobbiadene foi um dos motivos que me fizeram vir pra cá, por causa do master….tem uma importância grande no fato de eu estar aqui.”

 

Valdobbiadene

Fizemos um aperitivo sob o pergolado. Foram servidos quitutes italianos e queijos. E muito prosecco e vinho, tudo produzido na região de Valdobbiadene pela Vedova, que além de agroturismo, é uma vinícola

casamento-italia
A decoração fica por conta da própria natureza e do ambiente. Não existe por aqui transformar um espaço num ambiente super decorado. Nos casamentos de italianos predominam um décor mais clean, sem exageros e sem extravagância. Aqui prezam pela simplicidade dos detalhes, com foco na comida e na bebida, exatamente como a Isa gosta (ela é avessa a tudo que é muito opulento). 
casamento-na-italia

Cachos carregados de uvas. O perfume que a fruta exalava era delicioso

Tenho certeza que tem muita gente curiosa em relação ao vestido maravilhoso que a Isa usou. Na verdade não é propriamente um vestido de noiva pois ela queria algo bem prático e simples e não queria gastar uma fortuna. O seu foi comprado numa boutique no bairro de Lourdes em BH (e não em um atelier que confecciona exclusivamente vestidos de noiva). Com criatividade e bom gosto, a Isa fez algumas alterações no vestido. Ela substituiu a telinha transparente por organza e acrescentou uma cauda com o tecido que sobrou do comprimento. E o toque todo especial ficou por conta de um cinto bordado que veio da Irlanda, adquirido numa loja virtual do site Etsy. Ela queria um sapato lilás, mas não conseguia encontrar. Ate que  quando havia desistido, conseguiu encontrá-lo por acaso numa lojinha escondida em Veneza. No cabelo, um coque elaborado com uma flor de tecido que a Isa comprou na H&M.

casamento-italia

E a gente nao podia deixar de mostrar o look de alguns dos convidados:

look-casamento-italia

Gravidinha – Regina Rangel era uma das mais lindas. E nada de salto alto; ela foi de ballerina e mesmo assim estava um charme

look-casamento-italia

As amigas de Isa que vieram do Brasil Jaqueline Ferreira e Isabela Borsani com Maise

festa-casamento-italia

O look das italianas…

 

casamento-italia

Posso dizer que participei da história do casal desde o início, há três anos, e acompanhei todas as etapas da relação de Isa e Mattia, quando ela ainda morava no Brasil e dividia comigo as dúvidas e inseguranças sobre uma mudança tão radical, que na época era a de vir morar aqui na Itália. E participar desse outro passo tão importante que é o casamento, foi pra mim uma emoção muito grande (nossa, quanto eu chorei!). Obrigada Isa pelo convite para ter sido a sua madrinha!

casar-na-italia

Depois do happy-hour na área externa fomos conduzidos ao restaurante do agroturismo, onde foi servido o jantar. Os brasileiros ficaram admirados com a quantidade de pratos servidos. Claro que foi seguida à risca o ritual do antipasto, primo e secondo. Tudo regado com os deliciosos vinhos produzidos no local. Mais genuíno, impossível!
casamento-veneto

Jantar. A disposição dos lugares às mesas foram marcados com nome de vinhos. Tinha Cabernet, Sauvignon, Pinot, Raboso, Amarone, Soave, Recioto e para os noivos, obviamente Prosecco.

casamento-veneto

Isa com Marica, amiga do master e com a irmã Daniela, que também foi madrinha, e a sobrinha Mariana

QDZtILATPheN0ApEIVg0IjgGK6ImN2JsnVG6TvV1bxY uGCBkUHRpvI3f_XJ7WmKPHq2lwFlUQZMIWVKP0jneTc

DSC_0854

DSC_0873

Os amigos do noivo preparam várias brincadeiras “Eu nunca tinha visto, acho que fizeram com a gente porque somos muito tranquilos e easy…em outros casamentos nunca vi porque o povo é muito sério ou meio chique”, diz Isa, que aceitou participar. Ela teve que passar um ovo de um lado da calça para o outro sem que ele quebrasse. O que eles não sabiam é que o ovo estava cozido. Ainda bem…

 

casamento

Isa com os amigos de Mattia: Federico, Mauro, Silvio, Andrea, Emanuele e Francesco…atenção, meninas: os dois últimos ainda estão solteiros… Rs…

DSC_0885

A tradição daqui é oferecer confetti, ao invés do bem casado. Teve também brigadeiro personalizado nesses tubinhos, que foram trazidos do Brasil

casamento-italia

Foi um casamento bem organizado, caprichado mas ao mesmo tempo super descontraído, onde reinavam a amizade e alegria. Da família da noiva vieram cerca de 15 pessoas, incluindo as tias Suely e Ligia, a irmã Daniela com a filha Mariana e o marido Leonardo. A amiga Marcela, dos tempos da faculdade, e o marido Romain vieram da França e Pollyana e Trieste, de Roma.

casamento-italia

No agroturismo Vedova também tem a vinícola e no primeiro andar ficam os barris. Depois do jantar o espaço se transformou em pista de dança. A animação tomou conta e todo mundo dançou ate as 2 da manhã!!! Teve samba, carnaval e pagode. Ninguém ficou parado! Depois da cerimônia religiosa eles foram fazer algumas fotos na pitoresca Osteria senza Oste, uma gracinha de restaurante onde o cliente se serve sozinho pois não tem garçom e nem cozinha (saiba mais aqui) com a fotógrafa amiga e parceira do blog Regina Rangel.

Auguri di cuore, Isa e Mattia!!!

Posts que podem interessar:

Turistas pagam mais caro para consumir

20 atrações grátis em Firenze

Igreja de Santa Croce

Pratos típicos da Toscana

O conceito do slow travel

Agroturismo, uma forma simples e autêntica de hospedagem 

Cappella Brancacci e as obras de Masaccio

Refeições ao ar livre em Firenze

Mercado Central de Firenze

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Casamento no Vêneto' have 31 comments

  1. 26 de setembro de 2014 @ 12:55 Dani Bispo

    Auguriiii Isa.
    Ma che bello matrimonio!
    Muitas felicidades!
    Bjs
    Dani Bisoo

    Reply

    • 26 de setembro de 2014 @ 21:53 Isabela Discacciati

      Dani querida,
      Ai,menina…brigada! Foi tão emocionante. Um super bjo e grazie ancora

      Reply

  2. 26 de setembro de 2014 @ 17:35 Cláudia - Curitiba

    Lindo, parabéns ao casal! Eu suborno minha filha para quando for se casar (ainda nem tem namorado…kkk) se case na Itália…eu digo que “mãetrocino” o mini wedding dela! Um sonho mesmo.

    Reply

    • 26 de setembro de 2014 @ 21:54 Isabela Discacciati

      Cláudia,
      Muitíssimo obrigada. Continue subornando a tua filha…ahahaha… incentiva mesmo porque um casamento aqui é lindo, é original e diferente. Pode mãetrocinar que vai valer a pena. Bacione

      Reply

    • 28 de setembro de 2014 @ 09:57 Denya Pandolfi

      Oi Claudia, td bom? temos visto muitos casais de brasileiros vindo casar aqui…o legal é que a família vem para a festa e “aproveita” para um tour pela Itália. Uma excelente pedida, não é? Rsrsrs. Tomara que a tua filha encontre o príncipe dela e que resolvam se casar por aqui 😉
      Bacione!

      Reply

  3. 26 de setembro de 2014 @ 18:20 Maria Vilma

    Belíssimo!!! Parabéns!!!
    Isa, querida! Vc estava linda! Que vcs tenham um casamento bento e belo!
    Que a felicidade, o companheirismo e o amor unam vcs pra sempre!
    Um grande abraço, Vilma

    Reply

    • 26 de setembro de 2014 @ 21:55 Isabela Discacciati

      Querida Maria Vilma,
      Que bom poder contar com teu carinho. Muito obrigada, maravilhosas palavras. Um abraço apertado. Isa

      Reply

  4. 26 de setembro de 2014 @ 21:15 Valéria Quick

    Maravilhoso!!! Parabéns Isabela, que Deus abençoe a união de vocês! Fiquei encantada com a delicadeza e beleza nos mínimos detalhes. Beijos, Valéria

    Reply

    • 26 de setembro de 2014 @ 21:55 Isabela Discacciati

      Valéria,
      Amém. Muito obrigada pelo carinho. Deu um pouquinho de trabalho, mas ficou do jeito que eu queria, simples, tranquilo, easy e charmoso. Um beijo grande

      Reply

  5. 26 de setembro de 2014 @ 21:25 Carina Costa

    Post maravilhoso… chorei…!

    Isa, que Deus ilumine você e Mattia sempre! Respeito, cumplicidade e muito amor ao casal!

    De, querida amiga, belo texto! Me senti dentro dessa festa.

    Beijão!

    Reply

    • 26 de setembro de 2014 @ 21:56 Isabela Discacciati

      Cá,
      Você é sempre muito querida. Obrigada pelos votos. Também fiquei emocionada com o carinho com que a Denya descreveu meu dia. Um beijo e te esperamos aqui.

      Reply

    • 28 de setembro de 2014 @ 09:53 Denya Pandolfi

      Ei Cá, obrigada querida amiga! Quando vc participa da história do casal o casamento tem um gostinho ainda mais especial. Fico feliz em ver a felicidade dos dois!!! Um beijo grande, Denya

      Reply

  6. 26 de setembro de 2014 @ 21:36 Stephanie Giuberti

    Isa, que lindo! Ano passado vc falava desse desejo, fico muitooo feliz em ter realizado!
    E Denya, que carinho vc descreveu esse casamento e essa história! Parece que foi exatamente do jeitinho que a Isa sempre sonhou, a cara dela tudo!!!

    Desejo aos noivos muita felicidade!
    Vcs merecem! =)

    E ah! queria ver o discurso do papai!!! =) rs.

    Beijos capixabas!!

    Reply

    • 26 de setembro de 2014 @ 21:58 Isabela Discacciati

      Stephanie,
      Sabe que hoje pensei em você? Fiz um passeio como o nosso com meus pais em Veneza. Muito obrigada pelo teu carinho. O casamento foi mesmo um sonho e do jeito que eu queria, tranquilo, simples e charmoso, com a companhia da minha família e amigos. O discurso foi demais, uma emoção. Depois te mostro,pode deixar. Um beijo enorme
      isa

      Reply

    • 28 de setembro de 2014 @ 10:01 Denya Pandolfi

      Olá Stephanie, foi uma festa super alegre e descontraída. Bom que vc curtiu e participou através das nossas fotos e do relato deste momento tão especial. Quando vc volta pra cá? Obgda querida!!! Denya

      Reply

  7. 26 de setembro de 2014 @ 23:17 babicampanaro

    Que lindo!!! Parabéns, Isa e Mattia!!! Que vcs sejam mto felizes!!! E parabéns Denya que além de madrinha, tmb foi repórter e fotografa!!! Baci a tutte! 😉

    Reply

    • 27 de setembro de 2014 @ 18:43 Isabela Discacciati

      Ciao Babi,
      Muito obrigada,cara. Foi mesmo um momento de muita emoção. Eu sou suspeita, mas tava lindo…bjão

      Reply

    • 28 de setembro de 2014 @ 10:04 Denya Pandolfi

      Ciao Babi, muito obrigada!!! Algumas fotos foi a fotógrafa fera Regina que fez… Até porque eu também quis curtir a festa, que foi bem divertida 😉 Bacione, Denya

      Reply

  8. 26 de setembro de 2014 @ 23:25 Tati

    Nossa que tudo!!! Recebi a indicação desse blog e estou adorando!!!! Moro em carbonara perto da igreja! Bjo bjo

    Reply

    • 27 de setembro de 2014 @ 18:44 Isabela Discacciati

      Ciao Tati,
      Que bacana!! Você mora em Carbonera…pôxa..bem pertinho da igreja que eu casei. Que demais. Vamos encontrar um dia para tomar um cafezinho. Manda email pra mim pelo blog.
      Um beijão…

      Reply

    • 29 de setembro de 2014 @ 15:41 Denya Pandolfi

      Ciao Tati, bom demais receber um feedback positivo assim! Fazemos o blog com o maior carinho… Bjoca e td de bom! D

      Reply

  9. 27 de setembro de 2014 @ 03:35 Ana Cristina

    Isa, minha querida, fiquei emocionada ao ver as fotos do seu casamento e sua expressão de tranquilidade e alegria. Você estava maravilhosa e a festa lindíssima! Te desejo do fundo do coração que seja muuuito feliz nesta nova etapa da vida. Um beijo, Ana

    Reply

    • 27 de setembro de 2014 @ 18:45 Isabela Discacciati

      Ana,
      Que palavras lindas! Eu estava tranquila, o Mattia é que tava pilhadão, saiu tudo do jeito que eu sempre quis. Foi simples, mas bonito e genuíno. Te mando um beijão e espero te encontrar em breve.

      Reply

  10. 27 de setembro de 2014 @ 10:40 Marcela Schneider Ferreira

    Quanta alegriaaaaa!!! Que lindo! Ameiiiiiiiiii tudo! Isa, muitíssimas felicidades pra vocês!! =D Um beijãooooooo

    Reply

    • 27 de setembro de 2014 @ 18:46 Isabela Discacciati

      Ciao Marcela,
      Que bom que você gostou. Foi mesmo tudo isso: alegre e emocionante. Muitíssimo obrigada. Um beijo

      Reply

    • 28 de setembro de 2014 @ 10:05 Denya Pandolfi

      Bella, torcemos para muitos outros casamentos aqui na Itália!!! Bjs e um lindo domingo, D

      Reply

  11. 28 de setembro de 2014 @ 10:28 Coisas da Doris

    Que lindooooooooooo, amo festas assim, com identidade, com alegria, com tudo que está no seu Isa, pensei muito em voce no dia e desejo que seja muito, muito, muito feliz minha querida. Denya, o seu relato foi TOP! me senti lá. Baci nas duas queridas……

    Reply

    • 28 de setembro de 2014 @ 10:46 Isabela Discacciati

      Doris,
      Não por nada, mas eu sabia que você ia gostar. rs…foi assim mesmo como disse: uma festa com identidade,era a minha cara, easy,tranquilo,genuíno, de boa…Muito obrigada pelos votos. Você não pôde vir, mas em breve nos encontraremos. Um beijão para você e Valentino! Grazie mille

      Reply

    • 29 de setembro de 2014 @ 15:43 Denya Pandolfi

      Doris, vc è um amor de pessoa!!! Sentimos a tua falta… a gente teria se divertido bastante. Vms combinar em breve o nosso encontrinho? Bjoca e uma linda semana, D

      Reply

  12. 29 de setembro de 2014 @ 14:57 Andreia

    Oi Isabela,
    Não poderia deixar de te cumprimentar por este acontecimento tão maravilhoso! Fico muito feliz ao ver o seu sonho realizado, uma inspiração. Parabéns.
    O engraçado é que pensei em vc essa semana, quando vi os ipês amarelos daqui de Brasilia florescendo nesse início de primavera. E quando entrei aqui no blog vi essa noticia. Viu que sintonia?!?!?!
    Bjssss
    Andreia

    Reply

    • 30 de setembro de 2014 @ 12:18 Isabela Discacciati

      Andreia querida,
      Muito obrigada! Realmente um sonho e foi muito especial, a minha cara. Estou meio boba até agora e sinceramente espero que demore a passar essa sensaçao. Obrigada pelo pensamento e pelo carinho. Um saluto especial a voce e aos ipes de Bsb. Bjao

      Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.