Em busca de cidadezinhas da Toscana mais tranquilas e charmosas, com construções em pedra? Inclua em seu roteiro alguns burgos medievais. A Toscana abriga muitos burgos lindos e fascinantes, que são a meta perfeita para quem busca uma viagem no melhor estilo slow travel, pra você passear com calma, admirar e absorver melhor a realidade do lugar. Mesmo depois de séculos, esses burgos conseguiram manter sua identidade, sua arquitetura, seu ritmo, seus valores e sabores.
Burgos são antigas cidadezinhas medievais que surgiram como fortificações defensivas e que com o passar dos anos se expandiram incorporando as porções de território envolventes. Essas cidades muradas eram o local de segurança, um refúgio em tempos de guerra e perigo. Diferente de um castelo, o burgo reúne numa determinada área casas de diferentes familias. O termo deriva do latim “burgus”, usado para designar castelo fortificado. Burgo era um pequeno castelo fortificado, geralmente posicionado em terreno montanhoso, que servia para defesa da população. Por volta do século XII começaram a surgir os municípios e a terminologia começou a ser empregada para designar centro habitado (o comune), protegido por muralhas. Começam a surgir os vilarejos com as casas dos camponeses.
Na Itália existem cerca de 254 burgos. São verdadeiros tesouros dessa adorável terra! E a Toscana ajuda a engrossar essa lista pois é uma região onde a gente encontra muitos burgos pitorescos e charmosos que merecem uma visita. E para te ajudar na escolha, trago neste post uma relação de 10 burgos medievais aqui da região pra você pensar em incluir em sua próxima viagem à Toscana:
1 –Monteriggioni – encontra-se praticamente na beira da estrada entre Firenze e Siena e conserva até hoje suas muralhas defensivas e suas torres. O burgo é praticamente uma praça e seu aspecto não mudou muito desde a época medieval.
2- Certaldo – Circundado por uma paisagem fantástica, o burgo de Certaldo tem mais de mil anos e possui antigas muralhas que resistiram ao tempo. Graças ao seu charme medieval, o vilarejo é uma excelente opção para um bate e volta saindo de Firenze pois dista apenas 50km da capital Renascentista.
3- Cortona – Dessa relação que preparei, Cortona é sem dúvida o maior dos vilarejos. De arquitetura tipicamente medieval, Cortona, na província de Arezzo, é o principal centro cultural e turístico da Vale die Chiana aretina, entre a Toscana e a Umbria. A cidade fica sobre uma colina a 600 metros de altitude, circundada de muralhas, e é a cidade que inspirou o romance “Sob o sol da Toscana“.
4- Bagno Vignoni – Esse é um burgo bem pequenininho, imaginem que tem apenas cerca de 40 habitantes! Fica perto de Siena e é repleto de spas e águas termais. A Piazza delle Sorgenti é a principal pracinha da cidade e é onde fica uma enorme piscina retangular com águas de origens vulcânicas.
5- Montalcino– cidade onde se produz um dos melhores vinhos italianos o Brunello di Montalcino, na província de Siena. O vilarejo de Montalcino, no alto de uma colina, é imerso num cenário lindo da região do Val d’orcia, terra que produz a uva Sangiovese. Portanto, você imaginar a beleza de cenário que encontramos quando passeamos por aqui! Montalcino fica a apenas 40 Km de Siena
6 –Pienza – Essa gracinha de cidade fica na val D’orcia e desde 1996 foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco pela beleza do seu centro histórico renascentista. É a cidade do queijo pecorino, que a gente encontra em muitas de suas bodegas. A cidade é muito romântica, florida, cheia de lojinhas de artesanato, restaurantes e sorveterias.
7– San Giminignano – Devido às suas torres, é considerada a Manhatan da Idade Média. Essa pequena cidadezinha antiga, do século 10, é uma das mais amadas dos brasileiros que visitam a Toscana. Fica entre Firenze e Siena. Desde 1990 foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco . A cidade, que tem cerca de 7 mil habitantes, é fortificada e circundada de oliveiras e vinhedos.
8- Pitigliano – província de Grosseto, o burgo de Pitigliano fica na Maremma, no sul da Toscana, perto das regiões da Umbria e do Lazio. Observando-a de longe, parece que a cidade foi colocada no alto da rocha. Pitigliano é uma cidade pequena, tem pouco mais de 4 mil habitantes.
9- Volterra– A cidade de Volterra pertence à província de Pisa e é destino ideal para quem gosta de lugares mais pitorescos, únicos, tranquilos e cheios de histórias. É famosa pelos trabalhos de alabrasto, um mineral que parece com o mármore . Uma vantagem em incluí-la em seu passeio pela Toscana é que Volterra, assim como Pitigliano, não recebe grande quantidade de turistas como San Gimignano, Pienza e Montalcino.
10- Anghiari – O burgo de Anghiri pertence à provincia de Arezzo e fica sobre uma colina. As passagens e ruelas estreitas com as casas de pedra, monumentos e pracinhas encantam os visitantes que podem fazer um verdadeiro mergulho no passado.
Posts que podem interessar:
40 coisas pra fazer em Firenze
Batistério de São João em Firenze
Hospedagem em apartamento em Firenze
Pitigliano, na Maremma toscana
'10 burgos medievais da Toscana' have 15 comments
7 de abril de 2017 @ 22:47 erika
Meu Deus, como a Itália é linda!
10 de abril de 2017 @ 09:53 Denya Pandolfi
Oi Erika, Linda e sempre surpreendente… muitos cantinhos lindos pra gente explorar. Abraço e grata pela visita! Denya
1 de abril de 2018 @ 19:05 Grazie a te / Páscoa em Firenze e a antiga tradição da Explosão do Carro
[…] 10 burgos medievais da Toscana […]
1 de abril de 2018 @ 23:05 Grazie a te / Sugestões para quem vai passar 7 dias na Toscana
[…] 10 burgos medievais da Toscana […]
11 de junho de 2018 @ 23:19 Grazie a te / Qual o melhor período do ano para visitar a Itália?
[…] 10 burgos medievais da Toscana […]
30 de novembro de 2018 @ 14:50 Grazie a te / Mala de inverno - Dicas excelentes pra você nao passar frio
[…] 10 burgos medievais da Toscana […]
15 de dezembro de 2018 @ 21:31 Grazie a te / Dicas práticas e econômicas de como enfrentar o frio europeu
[…] 10 burgos medievais da Toscana […]
2 de fevereiro de 2019 @ 18:09 Grazie a te / Festas medievais da Toscana, que é repleta de burgos característicos
[…] 10 burgos medievais da Toscana […]
9 de abril de 2019 @ 12:38 Grazie a te / Firenze é uma excelente base para explorar a famosa região da Toscana
[…] 10 burgos medievais da Toscana […]
15 de abril de 2019 @ 12:37 Grazie a te / Firenze celebra os 500 anos da morte do gênio Leonardo Da Vinci
[…] 10 burgos medievais da Toscana […]
21 de outubro de 2019 @ 14:49 Felipe Oliveira
Que roteiro charmoso…Lugar maravilhoso… ainda realizo o sonho e dou uma passadinha ai…
23 de outubro de 2019 @ 13:00 Denya Pandolfi
Oi Felipe, tomara mesmo que você venha em breve. Essa terra é linda! Abbraccio, Denya
28 de dezembro de 2020 @ 16:36 Grazie a te / Civita di Bagnoregio, o encantador burgo que está desaparecendo
[…] algo de muito especial em Civita di Bagnoregio. Talvez o fascínio desse burgo, que parece suspenso no Vale do Calanchi, é porque sabemos que ele pode desaparecer. […]
23 de janeiro de 2021 @ 17:36 Grazie a te / O Davi de Michelângelo, mais famosa escultura do mundo
[…] 10 burgos medievais da Toscana […]
28 de maio de 2022 @ 14:34 Grazie a te / Festas medievais da Toscana, que é repleta de burgos característicos
[…] Leia 10 burgos medievais da Toscana […]