Arquivo mensais:março 2015

O restaurante Irene, em Firenze

irene
Não é sempre que um chef do quilate de Fulvio Pierangelini vem até à sua mesa e pergunta “e agora, o que posso preparar pra vocês?”. Para quem não sabe de quem estamos falando, Fulvio é um dos mais renomados chefs da Itália – brindado com 2 estrelas pelo Guia Michelin- e considerado pelos franceses o melhor do mundo. Foi em clima amigável e descontraído o nosso jantar de inauguração do restaurante Irene,  do qual tivemos o privilégio de participar. Além de provar inúmeros pratos memoráveis, drinks caprichados e excelentes vinhos, tivemos a oportunidade de visitar a cozinha do local e receber algumas preciosas dicas do estrelado chef. Irene é mais novo bistrô fiorentino e pertence ao Savoy, da Rede Rocco Forte Hotels,  do qual Fulvio é supervisor criativo.

savoy

O restaurante Irene – com gazebos na sua área externa – e a entrada do hotel Savoy, com vista privilegiada para a Piazza della Repubblica

Para o jantar de inauguração, no último dia 26, a rede convidou (abro um parêntese aqui para dizer que há muito tempo não via tanta delicadeza e classe em um convite: foram 3 lembrancinhas que chegaram em mãos até a minha casa) um seleto número de bloggers de diversos países que vivem em Firenze  para uma degustação , apresentando alguns de seus pratos. Apesar de ser um local elegante e refinado, a cozinha é simplificada e sem frescura que tem como  base produtos frescos da estação e de excelente qualidade. O restaurante é uma homenagem à senhora Irene, mãe do Sir Rocco Forte, proprietário da rede.

restaurante-irene

Antes do jantar participamos de um happy-hour onde o barman Roberto apresentou alguns dos espetaculares drinks. Georgette deu uma mãozinha na preparação do Negroni e Saskia preparou um drink inusitado feito com caldo de cebola adocicada e vermute, criado exclusivamente para o Irene. Hesitei um pouco em provar… Mas achei surpreendentemente gostoso!

 

irene

Com o avental do restaurante: a canadense Cristina, a francesa Alice, a italiana Ilaria, holandesa Saskia e eu

A nossa ajuda na cozinha: preparamos os ovos que foram a base de um prato servido com aspargos, queijo e trufas.  Enquanto isso, do outro lado, o chef preparava um molho de tomate e manjericão.
chef-Fulvio

Fulvio despedaça os tomates com as mãos antes de cozinha-los. Ele não usa faca para corta-los pois disse que quando o cortamos com a lâmina cria-se uma “parede” rígida em sua superfície e isso altera o sabor do produto. Cortando com as mãos fica mais “macio” e os temperos penetram rendendo mais sabor. A cozinha de Fulvio é pura poesia e filosofia

irene

O chef responsavel Giovanni Cosmai

 

irene

O restaurante é dividido em dois ambientes e o bar fica na sala principal, que é toda de vidro, com uma vista linda para a Piazza della Repubblica

Irene é um bistrô moderno com atmosfera vintage – graças às cadeiras e estampas que nos remetem aos anos 50- mas ao mesmo tempo tem ares contemporâneos: seus grandes lustres em cilindro dominam o espaço e transmitem a mensagem de um local “aberto”, estimulante , criativo e dinâmico. Quem assina a direção artística da casa é artista Felice Limonas, autor deste painel em tons laranja e amarelo.

 

savoy

A nossa mesa completa. Noite divertida e agradável

 

irene

Ambiente requintado e acolhedor. E o bate-papo foi bom… com Alexandra, Ilaria, Lydia e eu

 

irene
Os pratos oferecidos pelo Irene são inspirados nos clássicos das tradições toscanas. Experimentamos alguns, como salada de polvo, radicchio e beterraba, panzanella e mozzarella, tartare e frutos do mar frito e vegetais, tartare, ravioli e para encerrar o ovos que ajudamos a preparar (com aspargos e tartufo)… Para finalizar, zabaione (com vinho de sobremesa e frutas vermelhas). Todo simples e  saudável.

piazza-della-repubblica

O bistrô Irene fica na prestigiosa Piazza della Repubblica, no coração de Firenze, e surge não apenas como restaurante mas também como opção para um cafezinho ou aperitivo no final do dia. Olhem que espetáculo a vista do local!

 

menu-arene

Parte do menu com entradas, pastas, sopas e crostini

Participaram também do jantar Georgette Jupe, do blog Girl in Florence, Kristina Grancaric da Yelp Firenze, Ilaria Vangi do Igersfirenze, Saskia Balmaerkers do Ciao Tutti, Alice Cheron do Alidi Firenze e Alexandra Korey do ArtTrav. A noite teve gostinho de quero mais! Irene, ci vediamo! Grazie dell’accoglienza!  😉
Irene – Piazza della Repubblica, 7 – Firenze

A Itália e as roupas no varal

Difícil ficar indiferente a um varal de roupas secando nas sacadas e balcões das casas e apartamentos aqui da Itália. Um choque cultural para nós, brasileiros. Ou vai dizer que não tem preconceito? Fato é que, por diversos motivos,  estender ou secar roupa nas áreas externas é um costume impensável e estritamente proibido na maioria dos prédios, pois para os brasileiros está associado à desordem, pobreza e  provincianismo.
panni
Mas aí você muda de país, adquire outros hábitos, costumes e conceitos… E isso passa a ser normal. E percebe que alguns costumes pertencem e combinam tão bem com determinados locais.  Se a pessoa não admira,  que ao menos respeite. E um fator super importante: deixando de lado as secadoras e preferindo  secar roupas ao ar livre significa também economia e sustentabilidade. 
Roupas no varal são comuns não apenas nos pequenos burgos, mas também nas cidades maiores. Na foto abaixo, a cidade de Siena. Portanto, prepara-se para ver roupas penduradas por todos os lugares  onde passar.
varal

As roupas no varal fazem parte de diversos cenários italianos

roupa-varal
O post de hoje é uma ode à liberdade de secar e exibir ao vento as nossas peças, inclusive as íntimas.  E agora que o frio está indo embora é que as cidades ficarão ainda mais coloridas.
varal

 

DSC_0945

cultura-italiana
varal-italia
varal
Quem nos segue no Instagram já reparou que temos grande simpatia e atração por varais ;). E vocês, também gostam? Se ainda não segue, aqui vai perfil:  @grazieateblog

 

Streetstyle, Firenze

unnamed-2

E o inverno se despede nos presenteando com lindos dias de sol aqui em Firenze. Na semana passada um vento forte assustou a cidade e causou transtornos em alguns locais… Os eventos climáticos aqui são bem marcantes e o tempo muda com uma velocidade impressionante. Falo isso porque muita gente escreveu perguntando sobre como está o tempo por aqui e o que trazer na mala. Casaco pesado não é necessário..  Alguns outfits que fotografamos podem servir de inspiração. Buon weekend!!! 😉

unnamed-1unnamed-3 unnamed unnamed-1 unnamed-2 unnamed-3 unnamed-4unnamed-5 unnamedstreetstyle  hashtag DSC_1069

Fotos: Denya Pandolfi

 

Dica de hospedagem em Firenze – Palazzo Belfiore

Uma das minhas regiões prediletas de Firenze é o Oltrarno, que fica no centro histórico e abriga trattorias de charme, bistrots, lojas de antiguidades e muitas bodegas artesanais. É um cantinho da cidade que sempre recomendo para quem quer vivenciar o ritmo de uma Firenze autêntica e genuína. Há poucos meses conheci os irmãos Federico e Francesca que administram neste local um residence com sete aconchegantes apartamentos, bem pertinho da Ponte Vecchio, do Palácio Pitti e de Santo Spirito. Uma excelente pedida para quem quer se hospedar na cidade se sentindo em casa.

unnamed-5

Apesar de ser em uma localização central, o Palazzo Belfiore fica em uma rua tranquila, pertinho da Piazza della Passera. A proposta é fazer com que o turista se sinta um local… Federico adora ajudar os hóspedes a desbravar e conhecer peculiaridades da sua amada cidade

 

Como temos recebido muitas solicitações de hospedagem em Firenze certamente vocês vão gostar de conhecer o Palazzo Belfiore, que possibilita o turista vivenciar e conhecer de perto o estilo de vida italiano. Ter um apartamento só seu, onde você pode preparar as suas próprias refeições  depois de uma ida ao mercadinho da esquina, descansar no sofá como se estivesse em sua própria casa e seguir o seu próprio ritmo durante a estadia na cidade. Enfim, se hospedar em um apartamento é poder sentir e compreender como é o ritmo local.  Esta é uma experiência inesquecível!

unnamed-1

Aqui estamos no espaçoso apartamento Caterina de’ Medici, no terceiro andar. Sua área é de 100 m e acomoda até 6 pessoas . Ideal para uma família grande ou até um grupo de amigos

O prédio onde funciona o Palazzo Belfiore data do século XIV e é a antiga residência de uma tradicional família florentina. Todos os 7 apartamentos, distribuídos em três andares, foram reformados respeitando a arquitetura original e a decoração de todos os ambientes ganhou peças atuais e outras de antiquários (da vizinhança, claro, já que na região se concentram as principais lojas de antiguidades). Cada apartamento recebeu o nome de uma personalidade famosa  florentina.

unnamed-4

Apartamento Bianca Cappello que fica no térreo

unnamed-6

Todos os 7 apartamentos trazem decoração e espaço distintos. No andar térreo estão o Bianca Cappello e Francesco de’ Medici, que permite hospedagem para cadeirantes:

unnamed-7unnamed-2

Os irmãos Federico e Francesca cuidam de cada detalhe com carinho e precisão para que os hóspedes se sintam realmente em casa.  Este elegante apartamento é o Clarice (das fotos acima e abaixo), com 80m,  que fica no primeiro andar e é um dos meus preferidos. Adorei a”passagem secreta” que dá acesso ao quarto menor, que tem duas camas de solteiro.

unnamed-3

O apartamento Clarice

 

Belfiore

O apartamento Leone X

 

Palazzo-Belfiore

Apartamento Cosimo

unnamed-9

E como falamos, Federico é muito atencioso e disponível para passar dicas preciosas e te ajudar a desfrutar da cidade. Clique aqui para reservar e boa estadia em Firenze!

Promoção:  Os leitores do Grazie a te receberão um desconto de 10% na hospedagem. Para saber detalhes sobre a promoção, contatar diretamente o hotel informando o  código: grazieateblog.

Palazzo Belfiore – via de’ Velluti, 8 – Firenze

Onde comer panino em Firenze

Sua viagem não será completa se vier à Toscana e não experimentar um panino!!!  Claro que nem sempre um panino na hora do almoço substitui uma refeição completa. Mas para os quem não têm muito tempo ou não querem gastar muito em restaurante, o panino acaba sendo uma opção irresistível.  É muito comum por aqui comer um panino na hora do almoço, afinal, alguns são tão caprichados que você não vai sentir falta de mais nada!

due-fratellini

Fui em busca dos melhores endereços de Firenze para ajudar quem quiser saborear um panino de primeira , com ingredientes tipicamente toscanos.  Aqui estão os meus prediletos:

I Fratellini – Já escrevi um post sobre o local, que é apenas uma portinha em local estratégico na cidade, e o pessoal come  em pé ou sentado na calçada – e todo mundo adora!!!  Fica perto da piazza della Signoria, na Via dei Cimatori, 38 r

due-fratellini

Ino– Dentre as opções que sugiro, este é o local mais aconchegante e digamos, descolado, apesar de ser um ambiente bem simples, com  barris de vinho espalhados  na saleta que servem de mesinha.  Esta simpatica esquina que fica pertinho da galeria Uffizi  é uma espécie de bottega gourmet onde você pode inclusive adquirir alguns produtos. Oferece panino de excelente qualidade (fornecido pelo famoso “Cirri”), servido quentinho e um pouco maior comparado ao Mariano e ao Fratellini. Um panino sai em torno de 8 euros. Esta semana experimentei o Toscanino, com salame, pecorino envelhecido e geleia de figo, divino! Quem comanda o espaço é Alessandro Frasca. Via de’ Georgofili, 3

panino-Ino
La Nicchietta di Calimazzura –  Este local fica a poucos metros da Piazza della Signoria,   numa ruela  entre a praça  e o Mercado do Porcellino. Sempre presente e com um sorriso, Michele Perrino para receber  os clientes. Ele seleciona diariamente matérias-primas de fornecedores de qualidade, com muita atenção à sazonalidade. Não apresenta mesinhas,  é praticamente um balcão perto da calçada, com  embutidos e prateleiras de frascos e garrafas. Nao deixem de  pedir a schiacciata (tipo de pão). Fica na via Calimazzura, 12

Panino e vinho na Nicchietta di Calimazzura

Mariano– numa portinha discreta que pode passar despercebida fica este característico e luxuoso local, de gestão familiar. O acesso é por uma escadinha que te conduzem ao subsolo, uma espécie de cantina onde presuntos, queijos e vinhos conferem uma deliciosa sensação de uma Bottega de outros tempos. Não é um local econômico, pois um panino pequeno com carciofini e presunto cozido custa 4 euros. Para se saciar apenas um não basta.Mas os ingredientes são de primeira e o atendimento bastante cordial, inclusive você pode aceitar os sabores do seu panino. Dentre os ingredientes, carciofini, língua, molhos caseiros a base de azeitona e  salmão, tudo de primeiríssima qualidade. Via del Parione, 19 r
panino
Gustapanino– o local não serve apenas panino mas oferece opções de encher os olhos. Caso esteja passeando no Oltrarno, vale um stop por aqui. Fica na piazza Santo Spirito, local boêmio da cidade e é bastante frequentando por jovens e estudantes. Se der sorte você poderá degustar dessa delicia sentado em uma das praças mais lindas de Firenze. Você vai desembolsar cerca de 7 euros para um panino e uma taça de vinho em um dos cantinhos mais charmosos e interessantes da cidade.
Piazza Santo Spirito
Gustapanino
 All’antico Vinaio – O local é bem pequeno e vive sempre cheio. Comum ver uma multidão que  espera na fila para ser servido e que depois se acomoda nos banquinhos que são colocados nas calçadas para saborear a iguaria acompanhado de uma taça de vinho. Existem dois locais, um de frente ao outro, sendo que o mais recente funciona como restaurante.  Mas é do local menor e que oferece o mais famoso panino da cidade que vamos falar.  Possuem uma primorosa seleção de queijos e presuntos.  Via de’ Neri , 65 r

antico-vinaio

 

 

La Prosciutteria – Fica bem pertinho do All’Antico Vinaio (que certamente vai estar com uma fila quilométrica na hora do almoço). Não se desespere. A poucos passos dali fica La Prosciutteria que serve um panino e vinhos excelentes! Ali você encontra também pastas e outros pratos semi-prontos.  A agua é grátis, cada um se serve na pia mesmo onde estão disponíveis copos de plástico. Este é um franchising com alguns outros locais espalhados pela Itália. Oferecem tábuas com presuntos e queijos de qualidade, além de uma focaccia divina! O local é rustico e o decòr é divertido (nas gaiolas muitas bonecas Barbie presas penduradas no teto, rsrs!), com pegada vintage e elementos cheios de ironia, inclusive os cartazes são muito engraçados. Via dei Neri, 54 r , Borgo San Frediano

prosciutteria

Semel –  O que me desanimava é que passava na frente e estava sempre cheio. E o lugar é minúsculo, talvez com uns 4 bancos dentro e um na calçada. Até que uma amiga me chamou pra ir e eu simplesmente virei fã. O panino é pequeno, portanto, peça 2. Custa 4 euros cada um. Os sabores são maravilhosos e mudam de acordo com a estação! Tem de peixe e carne inclusive exóticas, como javali. Fica em Sant’Ambrogio.

semel

Procacci – Aqui você vai degustar um delicioso panino com tartufo. E que panino! Esta delicatessen fica em uma das ruas mais elegantes de Firenze, a Via Tornabuoni. A casa tem uma seleção de vinhos super especial. E se você busca um ambiente sofisticado , com um delicioso drink e ambiente mais intimista, super recomendo. O local é pequeno, acredito que uns 10 lugares para se sentar.  Fica na via Tornabuoni , 64r  

procacci

Da Vinattieri–  Demorei para experimentar e adorei!  Bem pertinho da casa di Dante Alighieri, num bequinho tranquilo, fica este local que vende paninos deliciosos!  Ah, e se  quiser experimentar o tradicional  panino al lampredotto, pode  ir sem medo de ser feliz!  Bem pequenino mas aconchegante, com bancos do lado de fora, oferecem 19 sabores (4,00 euros).  Outro ponto a favor? Quase não tem fila. Fica na Via Santa Margherita, 4/R

vinattieri

Schiacciateria  de’ Neri  –  é um local pequeno e que oferece produtos artesanais e  a schiacciata é a especialidade da casa. É deliciosa, preparada com ingredientes genuínos e de qualidade.  Fica na via de’ Neri, 18, r

Posts que podem interessar:

Comer pelas calçadas de Firenze pode dar multa

Turistas pagam mais caro para consumir

Pratos típicos da Toscana

O conceito do slow travel

Agroturismo, uma forma simples e autêntica de hospedagem 

Cappella Brancacci e as obras de Masaccio

Vinci, a cidade do gênio Leonardo

Refeições ao ar livre em Firenze

Mercado Central de Firenze