Arquivo mensais:março 2023

A Capela da Madonna di Vitaleta, no Valdorcia

Um dos símbolos do Valdorcia é a Capela della Madonna di Vitaleta, uma pequena capela situada entre ciprestes, perto de San Quirico d’Orcia.   A capela é privada e o acesso até o local é apenas à pé, através de uma estrada de chão, mas a caminhada até o local é muito prazerosa, afinal, estamos em uma das áreas mais espetaculares da Toscana!

Posicionada em meio aos campos dessa esplendida região, tornou-se protagonista das paisagens mais famosas do mundo

Reza a lenda que, no século 16, no local onde se ergue a igreja, Maria apareceu a uma pastora e sugeriu-lhe que convidasse os habitantes de San Quirico a irem a uma  bodega em Florença, onde encontrariam uma estátua para ser  colocada na igreja de Vitaleta.

No ano de 1884 a capela foi redesenhada tanto interna quanto externamente pelo arquiteto Giuseppe Partini que se inspirou nos modelos do início do século 16. Sua aparência  é simples e a fachada revestida em pedra  de Rapolano

Graças às doações do povo, os devotos  compraram uma bela imagem em cerâmica vitrificada feita por Andrea della Robbia.  Entre o final do século  16 e 17, foi construída uma igreja para abrigar a escultura, em Vitaleta, Ao longo do tempo, numerosos milagres foram atribuídos à imagem sagrada, como contam os  moradores locais.

Durante muitos anos foi local de adoração de uma imagem da Madonna. Desde meados do século 19 a estátua  é conservada na Igreja da Madonna di Vitaleta, no centro de San Quirico d’Orcia.

A capela Vitaleta está localizada no município de San Quirico d’Orcia, província de Siena, no vilarejo de Vitaleta, não muito longe de Montepulciano.

Fica a cerca de 7 km do centro da cidade,  entre as cidades de Montalcino e Pienza, portanto, se voce está passeando por essa cenográfica região, reserve alguns minutos para visitar a capelinha.

Como chegar:

A capela está localizada em uma estrada de terra que leva de San Quirico d’Orcia a Pienza na direção de Montepulciano.  Um dos acessos é ao longo da estrada SP146 , onde  você  vai encontrar uma  placa à direita que o levará a uma estrada de terra.  É preciso estacionar o carro e terminar uma parte do percurso a pé.

A Duquesa Eleonora di Toledo, da corte dos Medici

A exposição dedicada à Duquesa  Eleonora Di Toledo está acontecendo nos magníficos salões do Tesouro dos Grão-Duques, no Palácio Pitti de Florença, até 14 de maio,  com mais de cem obras de arte, incluindo pinturas , esculturas, desenhos, trajes históricos e jóias,  que contam a história da vida e a importância cultural de uma das mulheres mais importantes da história do Renascimento.

Eleonora e Cosimo tiveram 11 filhos juntos, mas alguns morreram prematuramente

Eleonora nasceu no ano de 1522, na Espanha. Ela era filha do vice-rei de Nápoles,  dom Pedro di Toledo,  e chegou em Florença aos 17 anos,  após seu casamento por procuração com Cosimo I de’ Medici.  Esse foi o casamento mais feliz da família Medici.
Dos filhos que ela e Cosimo tiveram, Eleonora perdeu 7 deles. Piero “Pedricco”, Antonio e Anna morreram prematuramente ainda bebês. Lucrezia  morreu de febre logo após seu casamento com o senhor de Ferrara. Maria, Giovanni e Garzia,  doentes de malária, morreram jovens. Os dois últimos acompanharam a mãe Eleonora em uma viagem na região  da Maremma e que custou a vida dos três, pois contraíram malária, tiveram  febres severas e morreram  num curto intervalo de tempo.  Eleonora já estava com o corpo debilitado devido à  tuberculose e por muitas gestações. Eleonora morreu aos 40 anos.

O famoso quadro feito por Bronzino em 1545 de Eleonora com seu filho Giovanni

O povo florentino não foi  receptivo e  nada benevolente com ela. Mas Eleonora era uma mulher culta, segura e independente,  um perfil feminino que Florença nunca conhecera.

Eleonora era dotada de excepcionais habilidades gerenciais e desempenhou papel fundamental na construção da corte dos Médici, introduzindo a etiqueta da corte espanhola em Florença, revolucionando as modas da elite

Eleonora di Toledo foi um ícone de beleza, mulher inovadora no setor da moda e criadora de tendências,  apaixonada pelas artes,  mecenas dos artistas, ambiciosa e poderosa líder política e amante de espaços verdes, tanto que adquiriu o Palazzo Pitti com seu próprio dinheiro devido ao grande jardim. Sem dúvida a obra mais importante  que a duquesa  patrocinou foi o Jardim de Boboli.

Os Jardins de Boboli e o Palácio Pitti foram adquiridos em 1550 pela duquesa com fundos próprios e ela mesma supervisava os projetos do jardim e de ampliação do palácio

 

Eleonora desempenhou um papel fundamental na educação dos filhos e cuidou de sua imagem pública perpetuando a sua memória com inúmeros retratos

Eleonora di Toledo, símbolo renascentista do poder e do carisma feminino, foi protagonista absoluta da Corte da Toscana.

A exposição “Eleonora di Toledo e l’invenzione della corte dei Medici a Firenze” termina no dia 14 de maio de 2023.

Villa Saletta, hospedagem e vinícola no coração da Toscana

A Toscana não para de nos surpreender! E com a chegada do mês de março que anuncia a tão esperada primavera quero apresentar um lugar de sonhos onde estive recentemente para visita, degustação de vinhos e almoço:  Villa Saletta,   uma maravilhosa estrutura localizada no coração das colinas  pisanas, a menos de 1 hora de Florença,  um complexo com três vilas para hospedagem e moderna vinícola que produz excelentes vinhos.  Visitei também o antigo vilarejo de Villa Saleta,   um burgo medieval praticamente desabitado que será completamente reestruturado nos próximos anos.

Villa Saletta fica numa área com mais de 1.200 hectares de bosques, oliveiras e vinhedos, com  lindos e confortáveis casarões para hospedagem. O antigo burgo será rees

A história do local  começou há alguns séculos,  com a  família Gambacorta, proprietárias das terras nos anos 1300, antes que passasse para a família Riccardi, que transformou a Villa Saletta em uma verdadeira empresa rural nos séculos 16 e 17, para depois ser vendida à família Castelli.  Há cerca de 20 anos  Villa Saletta   é de  propriedade da família inglesa Hands, ativa no mundo das finanças e no setor de hotelaria de luxo.

A estrutura compreende 3 casarões para hospedagem,   uma vinícola e um burgo medieval que será reestruturado

Villa Saletta disponibiliza de uma posição invejável, entre  as encostas íngremes do vale até a cidade de Palaia, e está próxima às cidades históricas de Pisa, Lucca e Volterra, que oferecem uma concentração incomparável de beleza, arte e cultura.

Hospedagem

Villa Saletta oferece um complexo constituído por 3  maravilhosas vilas históricas que foram completamente reestruturadas e disponibilizadas para aluguéis turísticos. São acomodações ideais  para quem busca uma ocasião de viver dias de descanso e relax,  circundado da beleza toscana com todo o charme e conforto,  além de hospitalidade única e de alto nível, onde cada detalhe faz a diferença.

As estruturas são luxuosas e oferecem acomodações com total conforto

Cada uma das nossas três vilas foi cuidadosamente restaurada, usando técnicas regionais tradicionais e materiais toscanos que refletem a origem local. Os três casarões disponíveis para temporada são Villa Fagnana, uma elegante casa do século 19 que proporciona uma vista para todo o bosque e para as plantações de azeitona e uva,  Valle, imersa numa tranquilo vale e Casolare,  um refúgio de caça em estilo chalet suiço.

Atenção e respeito pelas tradições locais e peças de design contemporâneo

A sala da Villa Fagnana, onde almoçamos

Na Villa Saletta é possível solicitar chef a domicilio.   O nosso almoço  contou com uma proposta gastronômica elaborada pelo chef Francesco Chiavacci.

Para começar, pappa al pomodoro com salsicha e queijo pecorino, como primo risotto Acquerello com brócolis, stracciatella e avelã, stracotto de carenou Chianina com Villa Saletta Chianti DOCG Superior 2016 em creme de batata aromatizo com trufas e para sobremesa mousse ao mascarpone com Vinsanto e crumble de cantucci

 

O brasão é da época da família Riccardi

Vinícola Villa Saletta

Villa Saletta está numa área tradicionalmente conhecida pela produção de vinho desde o século 10.

Labirinto de vinhedos:  Torrino é um antigo vinhedo circular usado em tempos antigos como uma espécie de “armadilha” para a caça. Dentre as atividades, Villa Saletta oferece piquenique e degustações nessa área no final do dia

Além da clássica variedade toscana de uva Sangiovese, a empresa  produz vinhos com uma série de variedades de origens mais distantes, como Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Merlot, todas perfeitamente adaptadas ao terroir e que são rigorosamente selecionadas a mão.

Vinícola moderna e de baixo impacto energético e construída com materiais como o ferro e cortiça, o que evita a necessidade de instalações de condicionamento: vinhos elegantes e com personalidade

A estrutura da vinícola é moderna e gira em torno do conceito de biodiversidade e do equilíbrio ambiental perfeito com cultivos diferenciadas e complementares,   além do vinho   azeite, silvicultura, ervas e flores silvestres, trufas e caça.

Graças ao uso conjunto de técnicas e abordagens tradicionais e as ferramentas da agronomia moderna, o sistema de viticultura da Villa Saletta está agora entre os mais avançados da Itália.  Villa Saletta combina técnicas tradicionais da Toscana e tecnologia moderna, mantendo um vínculo forte e constante com o patrimônio da propriedade,  produzindo uma série de vinhos da mais alta qualidade e reconhecidos internacionalmente.

O agrônomo e enólogo David Landini Tradição e inovação:  Villa Saletta  é uma cantina moderna e funcional onde nascem vinhos elegantes e com personalidade

O agrônomo e enólogo de Villa Saletta é David Landini,  com uma rica herança agrícola, que defende “a inovação valoriza a tradição, garantindo uma compreensão técnica e atual do território”.

Tradição e inovação:  Villa Saletta  é uma cantina moderna e funcional onde nascem vinhos elegantes e com personalidade. David apresentando os vinhos que foram degustados na vinícola

A vinícola dá máxima atenção aos detalhes de cada fase do processo de produção com o objetivo de colocar a Villa Saletta na vanguarda da produção de vinho. Desde sempre  prevaleceu a linha de produção de vinhos de qualidade superior, apostando na produção de alguns rótulos em nome da “Villa Saletta” capazes de competir no panorama vitivinícola italiano.

O burgo medieval

O burgo de Villa Saletta viveu seu período de maior esplendor entre os séculos  16 e 17  quando a família Riccardi,  cuja fortuna está ligada aos Medici,  a transformou em uma das propriedades mais conhecidas de toda a Toscana.

O local  já pertenceu a famílias nobres como Gambacorta, Riccardi e Castelli

Proximamente iniciará a restauração do burgo medieval Villa Saletta, destinado a se tornar um resort de luxo.

Rico de história e beleza, Villa Saletta é um lugar  autêntico, para uma experiência inesquecível e genuinamente toscana, em meio a vinhedos e oliveiras a perder de vista, hospitalidade de alto nível, acomodações luxuosas e confortáveis e que te permite  vivenciar a verdadeira essência toscana.

 

  • Visitei  o local à convite da empresa, em presstour organizado pela Arthouse PR.

 Villa Saletta
Via Fermi, 14

Località Montanelli

Palaia- Pisa, Toscana