A Igreja de San Lorenzo, uma das mais antigas de Florença e a preferida da família Medici, foi por 300 anos a catedral da cidade. Difícil imaginar que encontramos numa igreja com a simples fachada em pedra um interior tão rico, bonito e simétrico: a Basílica de San Lorenzo abriga muitas obras-primas de grandes nomes da cena artística e arquitetônica de Firenze. Consagrada em 393 por Santo Ambrósio, foi por 3 séculos a igreja mais importante de Florença, até ser substituída pela Igreja de Santa Reparata, que mais tarde se tornou a Catedral de Santa Maria del Fiore, o Duomo da cidade.
A fachada da igreja é inacabada porque na época o encarregado era Michelangelo, que não conseguiu terminá-la porque mudou-se para Roma quando foi contratado para pintar o teto da Capela Sistina. Muitos fatores complexos envolvem a fachada: disputa e ciúmes entre artistas, custos altíssimos e até mortes.
A Igreja de San Lorenzo fica ao lado do mercado de rua homônimo e bem próxima ao Palazzo Medici-Riccardi, a primeira residência da família Medici em Firenze.
Em 1059, houve a primeira ampliação da igreja românica, sendo que em 1419, quando os Médici decidiram expandir a estrutura e tansformá-la na igreja da família. Os trabalhos foram atribuídos à Filippo Brunelleschi, arquiteto responsável pela construção da cúpula da igreja Santa Maria del Fiore. Com isso temos a primeira igreja considerada uma obra-prima do Renascimento.
Na parte esquerda fica a Capela Martelli, com um sarcófago da família Martelli, realizado por Donatello ou por sua oficina, e a obra Anunciação Martelli, de Filippo Lippi ( cerca 1440).
Sacristia Velha
Realizada entre 1421 e 1428, a Sacristia Velha é uma das obras-primas do artista Filippo Brunelleschi e a única concluída. Era a capela fúnebre particular da família Medici construída por Brunelleschi e decorada por Donatello entre 1428 e 1429. A decoração foi realizada por Donatello após término dos trabalhos de Brunelleschi e a Sacristia Velha, por incompatibilidade, marca o fim da amizade e colaboração entre os dois gênios do início da Renascença.
O túmulo de Giovanni Bicci, fundador do banco dei Medici e morto em 1429, foi colocado sob a grande mesa de mármore na parte central da capela, a sacristia tornou-se o mausoléu dos Medici.
A Sacristia Velha de San Lorenzo recebeu esse nome para distingui-la da “nova”, que foi construída um século depois por Michelangelo, e que encontra-se nas Capelas dos Medici.
Igreja de San Lorenzo
Piazza de San Lorenzo – Firenze
Horário: todos os dias da semana das 10h às 17h
Domingo: das 13h30 às 17h30
Os horários podem sofrer alterações dependendo da época do ano
Preço do bilhete: 4,50 €
Está buscando hotéis em Florença? Clique aqui para pesquisar.
A Basílica de Santa Maria Novella
Enoturismo, para os apreciadores de vinho
'A Igreja de San Lorenzo' has no comments
Be the first to comment this post!