Que tal admirar Firenze do alto de uma torre medieval? Essa é uma das mais gratificantes experiências que podemos vivenciar aqui na cidade! Durante o verão, a Torre de San Niccolò é aberta para visitação, numa iniciativa da Mus.e, que está promovendo visitas guiadas diariamente, até o dia 30 de setembro.
Superados os 160 degraus, o visual que temos lá de cima é deslumbrante: o Duomo, o Palazzo Vecchio e a Torre de Arnolfo, todas os principais monumentos da maravilhosa cidade de Firenze, a 360 graus.
A Torre de San Niccolò, que encontra-se na Piazza Poggi, é um importante testemunho que nos ajuda a compreender a história da cidade, em particular modo sobre os muros urbanos que protegiam a cidade. A torre foi construída entre os anos de 1324 e 1327 com o objetivo de defender a cidade. Com 45 metros de altura, é a mais alta das antigas torres da cidade ainda existentes e a única que apresenta altura original. Com a evolução da maneira de fazer guerra, quando as armas de fogo começaram a substituir as armas brancas, na primeira metade do século 16, as portas precisaram ser reduzidas para oferecer um alvo menor e diminuir o perigo em caso de colapso. Mas a Porta de San Niccolò não foi tocada porque a colina de San Miniato lhe oferecia uma proteção natural contra os golpes da artilharia. Todas os outras portas foram abaixados durante o cerco de Florença, que começou em outubro de 1529, sob o comando do Imperador Carlo V. Em 17 de fevereiro de 1530, os florentinos, fingindo ignorar a presença das tropas de Carlo, disputaram na Piazza Santa Croce uma partida de futebol para zombar dos inimigos. Foi assim que surgiu o calcio storico fiorentino. Em 1530 a cidade foi tomada e o Imperador nomeou seu genro Alessandro de ‘Medici como o novo governante da cidade.
Em 1864, quando Firenze foi proclamada capital da Itália fez-se necessário um projeto de modernização da cidade. Em 1865, o arquiteto florentino Giuseppe Poggi apresentou ao rei Vittorio Emanuele II um novo layout da cidade. Com isso, quarteirões medievais do centro histórico tiveram que ser destruídos e as muralhas do século 13 de Arnolfo di Cambio foram abatidas para que a cidade se alargasse, dando espaço às novas avenidas de Circonvallazione. Na parte norte do Arno, apenas as principais portas de acesso foram deixadas, enquanto que do lado sul, na área do Oltrarno, parte das muralhas e portas são visíveis e bem preservadas.
Este ano, mais um motivo para visitar a torre é a possibilidade de admirar de maneira privilegiada a Rampe del Poggi, o sistema de fontes que embeleza a praça e a colina abaixo da Piazzale Michelangelo, que foi reinaugurado em junho de 2019. Outras atrações que ficam próximas à torre: Basílica de San Miniato al Monte, Giardino delle Rose e Villa Bardini.
Torre di San Niccolò
Piazza Giuseppe Poggi – Firenze
Visitação: diariamente, das das 17 h às 19:30 h, a cada meia-hora, de 24 de junho até o dia 30 de setembro. De 1 de setembro das 16 h às 18:30 h ( último acesso meia hora antes de fechar)
Valor: 6,00 euros
Atenção: visitas permitidas a partir de 8 anos, entrada gratuita até 18 anos.
Informações e reservas: Tel. 055/2768224 – 055/2768558
info@muse.comune.fi.it
'A Torre de San Niccolò de Firenze' have 3 comments
17 de julho de 2019 @ 16:36 Grazie a te / Um passeio pelo Oltrarno, o bairro mais cool de Firenze
[…] 0 […]
11 de novembro de 2019 @ 10:26 Grazie a te / Visita à Porta de San Frediano no Oltrarno de Firenze
[…] portas e do antigo sistema defensivo da cidade. A iniciativa surgiu em 2011 com a abertura da Torre de San Niccolo, também aberta ao publico durante um determinado período do […]
14 de dezembro de 2020 @ 09:19 Grazie a te / As Rampas do Poggi em todo esplendor original com fontes e cascatas
[…] Rampas do Poggi, nas proximidades da Torre de San Niccolò, ligam o lungarno ao Piazzale Michelangelo. A obra foi realizada entre 1872 e 1876 pelo […]