A Basílica de San Miniato al Monte, que fica em um dos pontos mais altos de Firenze, celebrou 10 séculos em 2018. Sua construção começou em 1013, onde inicialmente existia um oratório, edificado por São Miniato.
São Miniato
A Basílica de San Miniato recebeu este nome em homenagem ao santo que foi o primeiro mártir de Firenze, provavelmente um príncipe armênio ou um mercante grego que deixou sua casa para fazer peregrinação a Roma. Por volta do ano de 250 DC chegou a Firenze e tornou-se ermitão. São Miniato sofreu perseguições anticristãs do imperador Décio e recusou-se a fazer sacrifícios para deuses romanos. Segundo a lenda, ele foi decapitado num anfiteatro nas redondezas de Piazza Beccaria mas pegou a sua própria cabeça, atravessou o rio Arno e retornou ao monte, onde foi construído um santuário e uma capela. Miniato teria sido sepultado ali com outros cristãos.
A Basílica de São Miniato
A igreja de San Miniato, que atualmente pertence aos monges Olivetanos, foi construída entre os séculos 11 e 13 e é uma obra-prima do estilo românico fiorentino.
A parte interna da igreja é dividida em 3 naves, com uma central e duas laterais menores e o pavimento é em mármore e decorado na parte central com símbolos do zodíaco. A Basílica é rica de simbologia e sinais esotéricos, como a águia de bronze de asas abertas no topo da igreja, símbolos da Arte de Calimala, a cruz grega da fachada e a presença constante do número 5.
Na parte central da igreja fica a bonita Cappella Del Crocifisso, projetada por Michelozzo em 1448, por solicitação de Piero de Medici. A decoração em terracota vetrificada de Lucca della Robbia e com obras atrás do altar de Agnolo Gaddi.
As paredes da igreja são afrescadas com obras dos anos séculos 14 e 15 e com algumas pinturas que retratam episódios de São Benedito.
A Cappella del Cardinale ou de San Jacopo, atribuita à Antonio Manetti, construída entre 1461 e 1466. Jaime de Portugal era filho do Infante D. Pedro, duque de Coimbra e morreu em Florença em 1459, aos 25 anos. O forro da capela mortuária é de Lucca della Robbia em terracota vitrificada.
Em 1200 foi construído o prédio em estilo ao lado da Basílica, chamado Palazzo dei Vescovi, que depois virou convento. A comunidade monástica é atualmente composta por 12 monges de diversas partes do mundo.
Cemitério Porte Sante
Na parte externa fica o cemitério monumental, conhecido como Porte Sante, rico de obras de arte. Ali estão enterradas personalidades famosas, como o produtor de filmes Cecchi Gori, o escritor Giovani Papini, o pintor Annigoni e Carlo Collodi, o criador de Pinóquio.
O cemitério, inaugurado em 1848, foi projetado por Niccolò Matas, o mesmo arquiteto da fachada de Santa Croce. É um museu de esculturas ao ar livre, com dezenas de capelas funerárias privadas que são verdadeiras obras-primas da arquitetura medieval e renascentista florentina.
Millenium Sunset Concert
As comemorações do milênio da Basílica começaram exatamente no dia 27 de abril, data em que há mil anos foi inaugurada a igreja. A programação é de um ano de celebrações, com um evento a cada mês, até abril de 2019. Eu participei do Millenium Sunset Concert, na noite de 21 de junho, dia que marca o solstício de verão. Assistimos ao pôr do sol numa tarde regada à muita música, dança e teatro, iniciativa beneficente para realização de uma escultura que será doada à comunidade de San Miniato.
A apresentação contou com narração do ator Glauco Mauri, que através de alguns episódios retratou a história de Firenze e da Abadia. A musica seguiu o mesmo caminho e possibilitou aos espectadores da Idade Média até a comtemporaneidade, com Orpheus Ensemble e a Orquestra la Filharmonie, dirigida pelo maestro Nima Keshavarzi, com performances teatrais do Medici Dynasty. A organização foi da Associação Passignano, a quem agradeço imensamente. E para surpresa dos participantes, o encerramento foi uma espetacular queima de fogos sobre a cidade de Firenze. Que privilégio ter participado de um evento tão significativo e emocionante!
Basílica de San Miniato al Monte
Via delle Porte Sante, 34. – Firenze (entrada gratuita)
Horários de visitação:
De segunda à sábado : 9.30 – 13 ; 15 às 19 h (19h30 no verão)
Domingo : 8:15 às 19 h (19h30 no verão)
Para as apresentações do canto gregoriano: De segunda a sábado, às 7h e aos domingos às 8:15 (entrada da via dele Porte Sante)
Horários de celebrações eucarísticas:
A celebração das 17:30 é em latim e canto gregoriano
Durante a semana: 7:15 e 17:45, em canto latino e gregoriano.
Posts que podem interessar:
Qual o melhor período do ano para visitar a Itália?
Turistas pagam mais caro para consumir
Agroturismo, uma forma simples e autêntica de hospedagem
10 bate e voltas saindo de Florença
Enoturismo, para os apreciadores de vinho
'A Basílica de San Miniato al Monte, em Firenze' have 12 comments
24 de agosto de 2018 @ 21:55 Grazie a te / Na Toscana, a cidade de Vinci, do gênio Leonardo
[…] A Basílica de San Miniato al Monte […]
31 de agosto de 2018 @ 19:30 Grazie a te / Dicas sobre o que fazer 1 dia em Treviso, no Vêneto
[…] A Basílica de San Miniato al Monte […]
8 de março de 2019 @ 09:58 Grazie a te / Como pedir um café na Itália. É uma tarefa simples mas vou te ajudar explicando sobre os tipos e maneiras de se pedir a bebida, que é uma verdadeira paixão para os italianos
[…] Basílica de San Minaot al Monte […]
10 de março de 2019 @ 17:36 Grazie a te / As exclusivas peças de prata da Brandimarte, empresa tradicional que retorna em cena à Firenze
[…] Basílica de San Miniato al Monte […]
8 de abril de 2019 @ 15:19 Grazie a te / O parque das tulipas - Grazie a te
[…] Basílica de San Minaot al Monte […]
17 de abril de 2019 @ 09:47 Grazie a te / Uma relação de restaurantes e bistrôs no centro de Firenze, desde locais mais simples até históricos e refinados restaurantes
[…] Basílica de San Miniato al Monte […]
19 de abril de 2019 @ 17:08 Grazie a te / Uma lista supimpa com endereços de lojas vintage de Firenze
[…] Basílica de San Miniato al Monte […]
9 de maio de 2019 @ 09:27 Grazie a te / Os madonnari que embelezam as ruas de Firenze
[…] Basílica de San Miniato al Monte […]
2 de julho de 2019 @ 12:02 Grazie a te / Visitar a Torre de San Niccolò e o lindo panorama de Firenze a 360º
[…] que foi reinaugurada em junho de 2019. Outras atrações que ficam próximas à torre: Basílica de San Miniato al Monte, Giardino delle Rose e Villa […]
7 de outubro de 2019 @ 12:27 Grazie a te / Um passeio pelo Oltrarno, o bairro mais cool de Firenze
[…] A Porta San Miniato, que faz parte do círculo de muralhas da cidade , localizada entre a Via San Miniato e a Via Monte alle Croci. O nome deriva do fato de que a estrada conduz até a igreja de San Miniato al Monte. […]
15 de março de 2022 @ 14:42 Ana Maria Saquetti
Grazie mille per il bellissimo testo, mi è piaciuto molto
21 de março de 2022 @ 11:47 Denya Pandolfi
Grazie mille Ana, mi fa molto piacere! Un abbraccio da Firenze! Denya