Madonnari, os artistas que desenham nas calçadas

A surpresa é grande quando a gente está caminhando pelas ruas de Firenze encantado com suas antigas construções e belíssimas  estátuas quando se depara com a street art dos artistas de rua que colorem as ruas e calçadas do centro histórico. E outra grande surpresa é quando descobrimos que toda a perfeição daquela arte é tão efemera pode ficar até no máximo 2 dias.  Isso mesmo, é tudo apagado num intervalo de tempo curtíssimo. Os responsáveis por embelezarem ainda mais a cidade são conhecidos como madonnari,  que reproduzem imagens sacras e de madonna (santas).  E vocês sabiam que mesmo depois de tanto trabalho a pintura fica pouco mais de 1 dia? De acordo com um regulamento, os pintores precisam lavar tudo ou então o caminhão de limpeza da cidade passa jogando água e apaga o desenho. Aqui em Florença ficam geralmente na Via Calimala.  Atualmente são cerca de 12 madonnari com licença permanente e outros com licença temporária para atuar.

artista-de-rua

Os artistas dependem de ofertas do público. Ao invés de apenas se aproximar para fazer fotos, que tal colabora para incentivar essa arte?

madonnari

artista-rua

image

Os artista dão vida a essas obras de arte retratando principalmente imagens sacras

madonnari

Os desenhos são realizados com giz

 Confira neste post: arte de rua em Firenze

Não há informação definitiva sobre a origem da arte dos madonnari. Muitos sustentam que  é  uma arte antiga que remonta ao final do século XVI. Antigamente esses artistas itinerantes viajavam pelo país e trabalhavam nos numerosos monumentos construídos durante o período da Renascença. Quando o trabalho era concluído, eles precisavam encontrar outro meio de ganhar a vida e, muitas vezes, recriaram as pinturas das igrejas nas calçadas, representando, na maioria das vezes, um dos assuntos favoritos da época: a Madonna. Daí o nome “Madonnari”. Eles conseguiam ganhar a vida graças às pessoas que pararam para observá-las e jogavam algumas moedas caso o trabalho agradasse.

 

madonna-firenze

É um trabalho fascinante: o madonnaro é um artista de rua que propõe seu trabalho efêmero e executa sua arte bem ali diante dos olhos dos passantes

 

madonnari

Fernando já chegou a ganhar cerca de 200 euros por dia de trabalho. Mas tem dia que não recebe praticamente nada

Fernando Càrdenas Barrera, artista de origem colombiana,  vive em Firenze há 11 anos.  Quando não está realizando seus magníficos desenhos nas calçadas de Firenze dedica-se às suas telas em seu ateliê, onde realiza principalmente pinturas contemporâneas retratando o seu amor pelo mar, através de sua arte oceânica. Ele me explicou que a prefeitura da cidade estabeleceu um calendário de acordo com o tipo de atividade, como pintores, cantores, escultores, estátuas vivas.  Existe um revezamento dos locais pré-estabelecidos onde eles podem atuar.  Pela utilização do solo público os artistas pagam cerca de 390 euros por ano.

madonnari

Formada em Belas Arte, outra paixão da japonesa Kumiko Suzuki é realizar esculturas

A japonesa Kumiko Suzuki vive em Firenze há 12 anos.  Ela é formada na  Accademia di Belle Arti di Firenze em Escultura e desde 2007 faz desenhos de street-paintings na Itália. O verão é a melhor temporada para trabalhar e ela já recebeu quase 300 euros por um dia de trabalho. Mas no inverno o cenário muda: num dia gelado de inverno ela recebeu 2 euros depois de passar  um dia inteiro exposta a temperaturas negativas e muito vento.
madonnari

Sonja Samardjieva é da Macedonia e vive há 9 anos em Firenze e com a sua arte, viaja para outras cidades da Itália e do mundo

Sonja trabalha de 2 a 6 dias por mês com pintura nas calçadas.  Nos outros dias dedica-se à pintura em tela, aquarela e esculturas. Fez Liceo artístico em Escultura e a vontade de atuar junto aos madonnari surgiu quando passava pelas ruas de Firenze e observava as obras divinas que os artistas faziam nas ruas . Ela se apaixonou pelo trabalho e resolveu dedicar-se à atividade. Sonja tem uma página  no Facebook onde compartilha as suas obras, é a Florence Art by Sonja.

madonnari

 

E se você  estiver em Firenze e quiser ver de pertinho essa beleza de trabalho, aqui os 5 locais onde  atuam  na cidade: Piazza Santa Maria Novella, Piazzale Michelangelo,  Via degli Avelli,  Duomo e via Calimala.  Para mais informações sobre os artistas,  veja aqui no site da prefeitura sobre os Artisti di Strada.

 

Adquira os seus bilhetes sem impressão e sem fila. É pratico e simples, clique aqui.

 

Posts que podem interessar:

O artista Michelangelo 

O que ver em Treviso

Basílica de San Miniato al Monte

As lojas de luxo em Firenze

O conceito do slow travel

A cúpula do Duomo de Firenze

Bike  sharing em Firenze

Villa Bardini em Firenze

Agroturimo, uma forma simples e autêntica de hospedagem 

Pagar para sentar

Dicas úteis de Firenze

Menu do dia- dicas para não gastar muito na hora das refeições

 

 

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Madonnari, os artistas que desenham nas calçadas' has no comments

Be the first to comment this post!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.