Fattoria Lavacchio em Pontassieve, na Toscana

Florença tem dessas coisas: você pega o carro deixando pra trás o ritmo frenético da cidade e em menos de 30 minutos encontra-se  circundado do verde da natureza num esplêndido cenário constituído por vinhedos e oliveiras. Participei de um press-tour para conhecer a Fattoria Lavacchio, uma fazenda adquirida pela família Loretto em 1978 que dedica-se ao cultivo e à produção biológica de vinho e azeite de oliva, na localidade de Pontassieve, nas colinas de Chianti Rufina, a  apenas 20 km de Florença.

 

No local funciona também o Restaurante Mulino a Vento, que oferece pratos preparados com ingredientes frescos e locais, elaborados pelo chef Mirko Margheri. Compartilho com vocês neste post a experiência de um dia agradável desse início de primavera, na Fattoria Lavacchio. E para quem quiser curtir com mais tranquilidade o bucolismo da localidade,  pode optar de pernoitar na fazenda,  pois ali funciona também um agriturismo com piscina que oferece aos hóspedes diversas atividades, como  passeios a cavalo, degustação de vinhos, almoço nos vinhedos, curso de cozinha e caça às trufas.

 

chianti

A Fattoria Lavacchio está localizada a poucos Kms de Florença. Encanto de cenário com vinhedos a perder de vista

 

faye

Quem nos recebeu foi Faye Loretto, filha do fundador da empresa

Fattoria Lavacchio

Como filosofia, a empresa desde sempre respeita todos os ciclos  da natureza. “Toda a produção agrícola corporativa de uvas, azeitonas, trigo e produtos de jardim é realizada em conformidade com os princípios da agricultura natural e sustentável, excluindo assim o uso de substâncias nocivas,  com o uso de modernos equipamentos de processamento e de acordo com o conhecimento atual, em total equilíbrio que representa o único uso correto do território pelo homem ”, explica Faye Loretto, filha do fundador da empresa e que nos recebeu e explicou sobre os processos da empresa agrícola, dedicada ao cultivo e produção biológica de vinho e azeite, combinando métodos de produção artesanal com as mais modernas técnicas. Visitamos a cantina e degustamos alguns dos excelentes vinhos produzidos no local.

lavacchio

Faye fez uma  introdução à história da empresa,  da vila Strozzi, e do símbolo do local, uma frondosa árvore de cedro do Líbano de 250 anos. Dentre as empresas desse porte localizadas nesta área de produção de Chianti Rufina, a Fattoria Lavacchio foi a primeira a aderir ao programa de produção biológica. A construção remonta os anos 1700, quando a nobre família  florentina Peruzzi era proprietária do local. Em 1800 passou para o Marquês Strozzi Sacrati, de Mântua, e em 1978 foi adquirida pela família Loretto, de origem genovesa, mas sempre amante da Toscana.

image

 

 

O Restaurante Mulino a Vento 

O elegante restaurante de campo “Mulino a Vento”, um lugar conhecido e apreciado desde os anos 40, faz parte parte da Fazenda Lavacchio. Está completamente imerso na paisagem verdejante, rodeado por vinhas, pomares e olivais, protagonistas indiscutíveis da cozinha.

mulino

São poucos moinhos de vento nessa região da Toscana, sendo que um dos mais importantes é justamente esse no território da fazenda

 

A agradável surpresa é a grande varanda que o restaurante possui, que nos presenteia com uma linda vista para o Valdisieve

O local foi recentemente reestruturado e além do restyling, o restaurante renovou também na cozinha com a escolha de um novo chef: Mirko Margheri, nascido e criado na região e que depois de uma série de experiências na Itália e no exterior, retorna à sua terra.  “Eu faço o coração prevalecer, o que me liga ao meu passado, às minhas origens e é assim que meus pratos ganham um forte valor ligado à memória”, descreve Mirko Margheri, que conta com a sua esposa Francesca di Coste que atua como sommelier e dá toda a atenção aos clientes, com simpatia e profissionalismo.

 

image

Excelente experiência gastronômica, onde imperam a sustentabilidade e respeito pela natureza , com pratos preparados na sazonalidade dos produtos encontrados

 

O menu do nosso almoço e os vinhos harmonizados

vinho-biologico

pasta

gastronomia

toscana

 

mulino-a-vento

Mirko-meghani

O chef Mirko Meghani

 

Denya

Com Roberta Perna, em foto de Luca Managlia

toscana

Grazie tante Fattoria Lavacchio e ristorante Mulino a Vento!

 

Fattoria Lavacchio 

Via di Grignano, 37-38

Restaurante Mulino a Vento

Via Montefiesole, 48

Pontassieve- Firenze

 

 

Adquira os seus bilhetes sem impressão e sem fila. É pratico e simples, clique aqui.

 

Posts que podem interessar:

Anghiari, na Toscana

O artista Michelangelo 

Basílica de San Miniato al Monte

As lojas de luxo em Firenze

O conceito do slow travel

A cúpula do Duomo de Firenze

Bike  sharing em Firenze

Villa Bardini em Firenze

Agroturimo, uma forma simples e autêntica de hospedagem 

Pagar para sentar

Dicas úteis de Firenze

Menu do dia- dicas para não gastar muito na hora das refeições

 

 

 

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Fattoria Lavacchio em Pontassieve, na Toscana' has no comments

Be the first to comment this post!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.