Em Florença, o Museu das Capelas dos Medicis abre ao público o quarto secreto de Michelangelo, ambiente onde o artista passou alguns meses escondido, na primeira metade do século 16. O local, chamado de “Stanza Segreta di Michelangelo”, foi descoberto há cerca de 50 anos, quando a direção do museu das Capelas dos Medicis estudava a possibilidade de viabilizar uma nova saída do museu, que é o mausoléu da família Medici.
Esse pequeno espaço, com cerca de 10 m de comprimento, 3 m de largura e 2,5m de altura na parte central, era um depósito de carvão até os anos 1955 e passou anos inutilizado. Esse alçapão ficou por décadas coberto por armários e móveis pesados. E estudando uma nova saída do museu, levantaram a possibilidade de fazê-lo através desse ambiente. Foi nessa ocasião, nos anos 70, que o restaurador que trabalhava no projeto, depois de limpar as duas camadas de gesso das paredes, descobriu um verdadeiro tesouro de valor inestimável: esboços realizados por Michelangelo Buonarroti (1475 – 1564).
Os desenhos foram descobertos em novembro de 1975. Nas paredes da sala há estudos de figuras inteiras e também desenhos de estudos anatômicos, perfis de rostos e figuras humanas em diversas poses, além de um esboço de Laocoonte, estátua encontrada em Roma em 1506 e que serviu de inspiração para o artista. Após análises e pesquisas, que ainda estão sendo estudadas pelos historiadores da arte, a maior parte delas foi atribuída a Michelangelo.
O “quarto secreto” fica sob a Sacristia Nova, que foi realizada por Michelangelo, e onde estão as sepulturas de Lorenzo e Giuliano de’ Medici com esculturas realizadas pelo artista.
Com apenas duas pequenas janelas para o exterior, no nível da calçada, o pequeno espaço serviu de esconderijo na época do cerco de Florença, quando Michelangelo precisou fugir da ira do Papa Clemente VII, sobrinho de Lorenzo “O Magnífico”. O papa estava zangado com o artista por ter colaborado com o governo republicano durante o período em que os Médici foram expulsos de Florença. De junho a outubro de 1530, Michelangelo viveu escondido neste pequeno quarto e contou com a ajuda do prior de San Lorenzo.
Posts que podem interessar:
O complexo de Orsanmichele renovado
O que visitar em 2 dias em Firenze
Como é feito o azeite de oliva
Quanto se gasta por dia para visitar Firenze?
'O quarto secreto de Michelângelo' has no comments
Be the first to comment this post!