Projetada provavelmente por Michelangelo e destruída por Hitler, a Ponte Santa Trinità é a mais elegante de Firenze e é um ponto estratégico da cidade. Ela corta o Rio Arno ligando o centro histórico, em sua área mais chique, ao Oltrarno, região que fica “do outro lado do rio Arno”, num ponto que reúne tradicionais lojas de antiguidades, bistrôs e ateliers. Fica entre a Ponte Alla Carraia e a Ponte Vecchio. E é justamente dali que temos uma linda visão da ponte que é um dos cartões-postais mais famosos da cidade.
A ponte foi originalmente construída em 1252. Depois da cheia de 1557, Cosimo I de’ Medici encomendou à Ammanatti um projeto de reconstrução, provavelmente com auxílio de desenho de Michelangelo.
Sobre a Ponte de Santa Trinita
A história da ponte começa em 1252, quando foi inicialmente construída em madeira, graças à família Frescobaldi. Com o passar dos anos e devido às enchentes, não resistiu. Em 1259 desmoronou durante um evento quando uma multidão assistira a um show no Arno. Reconstruída em pedra, foi derrubada pelo dilúvio de 1333. Sua terceira reconstrução durou 50 anos, de 1356 a 1415, mas também foi destruída por outra inundação.
O desenho como podemos conferir nos dias de hoje, com a moderna linha com os 3 arcos (inclusive uma inovação que antecipava a moda do barroco) é provavelmente obra do grande artista do Renascimento Michelângelo, que atuou junto à Bartolomeo Ammannati, que a projetou a partir de um pedido de Cosimo I de’ Medici, tendo sido reinaugurada em 1571, em pedra forte. Em 1608 ganharam as 4 estátuas, obras que representam as estações do ano.
Devido aos bombardeios durante a 2ª Guerra Mundial , em 1944, a ponte foi destruída e reconstruída com as mesmas pedras encontradas no rio Arno. Em 16 de agosto de 1958 a ponte foi reinaugurada mas sem a cabeça da estátua Primavera, que não havia sido encontrada. Só no ano de 1961 a parte que faltava foi encontrada no rio Arno.
A Ponte Santa Trinità fica entre a Ponte Vecchio e a Ponte Alla Carraia.
As 4 estátuas:
As 4 estátuas do século 17 que representam as 4 estações do ano enfeitam as extremidades das pontes: 2 do lado do Oltrarno que são o Outono e o Inverno. As estátuas foram colocadas no ano de 1608 para celebrar a união de Cosimo II e Maria Maddalena d’Austria.
E no início da via Tornabuoni estão a Primavera e Verão.
Inclusive a cabeça da estátua da primavera é citada no filme americano dirigido por Spike Lee, O Milagre de Santa Ana, de 2008. Miracle at St. Anna é um filme de guerra ambientado durante a 2ª Guerra Mundial na Toscana e em Nova Iorque e Roma que conta a história de 4 soldados afro-americanos que caem numa armadilha dos nazistas e acabam se separando. Um dos soldados arrisca a própria vida para salvar um menino italiano. O enredo do filme é baseado no massacre de Sant’Anna di Stazzema, que pertence à provincia de Lucca, onde ouve um massacre de 560 pessoas, em sua maioria crianças, mulheres e idosos, que depois de brutalmente assassinados foram queimados pos oficias da SS.
Posts que podem interessar:
Agroturimo, uma forma simples e autêntica de hospedagem
'A elegante Ponte Santa Trinità de Firenze' have 6 comments
28 de junho de 2016 @ 23:09 ILMA MADUREIRA
Descubri esta ponte em uma das minha andanças. Nao sei se já comentei, tenho curiosidades mil e conhecer outros lugares das cidades.
Foi pouco tempo devo confessar – o bairro de Oltrarno deixou-me encantada e absorveu meu curto tempo; mas voltarei com calma.
Obrigada pelas belíssimas fotos.
29 de junho de 2016 @ 09:15 Denya Pandolfi
Oi Ilma,
Não tem nada melhor do que poder andar sem rumo e ir descobrindo as belezas e os cantinhos das cidades… Obrigada pela mensagem carinhosa. Tomara mesmo que vc volte em breve! Super beijo querida, Denya
17 de maio de 2018 @ 04:01 Grazie a te / Explorando Firenze de outra perspectiva: rafting urbano no Rio Arno
[…] nosso tour passando pela elegante Ponte Santa Trinità, que liga a via Maggio, endereço de muitas lojas de antiguidades, até a luxuosa via Tornabuoni, […]
17 de maio de 2019 @ 15:36 Grazie a te / Artigianato e Palazzo, excelências do artesanato em Firenze - Grazie a te
[…] esculturas “quatro estações”, que atualmente adornam as extremidades da elegante ponte Santa Trinita. Outra escultura importante que ja fez parte das obras do jardim é Bacco de Giambologna, que […]
1 de dezembro de 2020 @ 18:59 Grazie a te / A elegante Via Tornabuoni, da Ponte Santa Trinità até a Piazza Antinori
[…] começa a via Tornabuoni, nas proximidades da Ponte Santa Trinita, no Lungarno Corsini. As boutiques Ferragamo, no Palazzo Spini Ferroni, à esquerda e a loja […]
4 de agosto de 2022 @ 13:08 giorno ventotto - itália - toscana - despedida: o castello di ama e firenze são imbatíveis. - dcpv
[…] Iniciamos pela Via Tornabuoni, a de lojas luxuosas, cruzamos a Ponte Santa Trinita … […]