Arquivo mensais:junho 2013

Calcio Storico Fiorentino

O Calcio Storico Fiorentino, ou Futebol Histórico de Firenze, é outra paixão antiga dos florentinos. É uma modalidade esportiva sem regras exatas que consiste em pegar a bola utilizando mãos e pés e marcar um gol na rede do time adversário. A competição mais parece uma luta livre devido ao grande contato físico entre os participantes. Esse tipo de futebol, que lembra bastante o rugby, tornou-se uma das manifestações históricas mais importantes de Firenze.

Nascido em Florença no século 16, é uma combinação de futebol, rugby e luta livre, que hoje em dia é disputado em trajes históricos (foto Gianni Vannucchi)

A final do campeonato, que tem apenas três partidas, acontece na Piazza de Santa Croce sempre no dia 24 de junho, dia do padroeiro da cidade, San Giovanni, ou seja, São João.

 

cortejo

Integrante do cortejo histórico

 

Antes da partida, um cortejo desfila no centro da cidade com as vestimentas do século XVI. Acompanhei nesta segunda parte do percurso, que termina na Piazza Santa Croce, onde acontecem os jogos.
cortejo-firenze

Antes da partida de calcio storico acontece o cortejo pelas ruas e praças do centro de Florença

cortejo-medievale

O cortejo histórico é composto por 530 integrantes vestidos rigorosamente com roupas militares da época do Renascimento

 sbandieratori
No momento do lançamento das bandeiras os espectadores vão ao delírio! Mesmo em um dia de muito vento, conseguiram fazer uma linda apresentação. Essas fotos foram tiradas no momento em que o Cortejo atravessava a Piazza della Signoria, a sede da prefeitura de Firenze.
santa-croce

O desfile termina na Piazza Santa Croce, onde acontecem as partidas

calcio-storico

Logo na entrada os times comercializam as camisetas e os torcedores se trocam ali mesmo. As arquibancadas em volta à praça foram tomadas de branco e azul, as cores dos competidores dessa final

Os históricos bairros de Firenze participam simbolicamente da competição , onde os quatro times são caracterizados  cada um por uma cor: Santa Croce são Azzurri (Azuis), Santa Maria Novella são os Rossi (Vermelhos), Santo Spirito são Bianchi (Brancos) e San Giovanni são Verdi (Verdes). Quem nasce ou mora nestes bairros, teoricamente torce e joga pelo time.
Cada equipe participa com 27 integrantes, que não podem ser substituídos. A competição acontece  num campo coberto de areia com uma linha branca no meio que divide os dois times e a partida tem duração de 50 minutos.
dsc_0839
Energia, emoção, tensão e rivalidade à flor da pele. Esta final seria entre os brancos e os azuis. Sim, seria, pois no momento do início da partida uma chuva torrencial esfriou os ânimos de jogadores e torcedores e, pela primeira vez na historia, a final foi adiada e será realizada neste domingo.
 calcio-storico
A expectativa era grande. Para os torcedores florentinos dos bairros envolvidos na competição, uma final do calcio storico é sentida como a decisão de copa do mundo de futebol. As torcidas ficam separadas: os brancos estavam próximos à igreja enquanto os azuis nas arquibancadas do lado oposto.
Santa-croce-firenze
A banda já havia anunciado a entrada dos jogadores em campo. Só que no momento em que a partida estava para começar a chuva chegou e estragou a festa. Pela primeira vez a final não foi decidida no dia 24, para decepção do publico, que não queria ir embora.
Quem mora perto da praça assiste às disputas de camarote! Alguns enfeitam as  janelas com a cor do seu time preferido. Neste caso, como a competição acontece na Piazza Santa Croce, é o azul que prevalece.
calcio storico
O acesso à Praça Santa Croce é restrito aos que compram o bilhete para assistir à partida. Uma multidão de curiosos se aglomera proximo às entradas.
futebol-medieval

A praça ganha a mesma aparência desde quando teve início a modalidade, ou seja, as pedras são cobertas de areia

Como surgiu – O Calcio Storico Fiorentino tem origens antigas e a partida mais famosa aconteceu em 17 de fevereiro de 1530 quando os florentinos, ameaçados pelas tropas imperiais de Carlo V, iniciaram uma partida na Piazza Santa Croce tentando ignorar o exército. Já o primeiro torneio entre bairros da cidade aconteceu em 1930 e os participaram vestiram roupas históricas do século 16 e até hoje os jogadores usam trajes do período renascentista durante as partidas. Hoje é uma tradição esportiva que envolve quase toda a população local e muitos turistas.
Através dessas fotos abaixo de Gianni Vannucchi vocês poderão ter uma ideia de como os jogadores se vestem.  Mais informações no site oficial do Calcio Storico Fiorentino.

 

 

 

 

Fotos Gianni Vannucchi

 

 

Posts que podem interessar:

Hospedagem em apartamento em Firenze

Por que os italianos não engordam?

Perfumaria Santa Maria Novella

Onde comprar souvernis de Firenze

Cappella Brancacci e as obras de Masaccio

A cúpula do Duomo de Firenze

10 bate e voltas saindo de Florença

Qual o melhor período do ano para visitar a Itália?

Como é morar onde as pessoas passam férias

Pratos típicos daToscana

Manifestação em Firenze: patriotismo verde e amarelo

Carregamos o espírito de patriotismo independente do país onde moramos. A indignação e a luta por um Brasil mais digno e menos corrupto levou um grande número de brasileiros que vive em Firenze a levantar a bandeira verde e amarela, e a capital do Renascimento foi tomada pelas cores vibrantes da nossa Pátria na última quarta-feira.

 

brasileiros-florença

Foi uma manifestação pacífica que contou com a participação de famílias inteiras, inclusive com crianças , que também empunharam cartazes e bandeiras mostrando ao mundo que tem muita coisa errada com o nosso amado Brasil

A manifestação aqui na Itália foi em solidariedade a todos os compatriotas que estão indo às ruas de diversas cidades brasileiras dizer um basta ao atual governo. Cerca de duzentas pessoas reuniram-se ao lado da Catedral Santa Maria del Fiore, o Duomo de Firenze, para exibir faixas, cartazes e erguer a nossa bandeira, sob os olhares curiosos de turistas de todo o mundo que aproveitaram não apenas para registrar como também buscar entender o motivo do protesto.

 

E qual o gosto de uma manifestação no exterior? “Poder mostrar ao mundo todo que está aqui a nossa insatisfação. Acho que depois disso as coisas nunca mais serão como antes. O Brasil tem tantos potenciais e riquezas. Acredito que o nosso país vai mudar”, ressalta a carioca Natasha, que vai passar dois meses em Firenze para estudar italiano.

brasileiros-florença

“Eu queria muito estar no Brasil nesse momento tão importante, mas como não posso, protesto a distância. Quero mostrar a minha voz, a minha insatisfação com o governo”, relata a capixaba Georgia Rodrigues, que vive há sete anos em Firenze.

O que dizem os manifestantes:

“Eu cheguei há uma semana do Brasil e participei das manifestações que aconteceram por lá. Acho importante para mostrar o meu descontentamento, mesmo que a distância. Abaixo à inflação, o Brasil está insuportável, não dá pra viver assim!”, desabafa Milena, de Franca (SP), que está há seis anos em Firenze.

O ítalo-alemão Elia é casado com uma brasileira e participou do protesto em solidariedade ao nosso país. “A minha esposa já participou de muitas lutas sociais, inclusive junto ao MST. Os protestos existem há tempos no Brasil mas a minha preocupação é com o risco de instrumentalização dessa manifestação”, destaca Elia, segurando um cartaz escrito em italiano de um lado e em português do outro: “Vamos jogar futebol nas ruas – é gratis. Não ao mundial do business”.

Guilherme, de Brasília, veio fazer intercâmbio. Chegou em junho e fica mais dois meses em Firenze. Trouxe para a manifestação amigos de outros países que concordam com as reivindicações. Segundo Guilherme, a corrupção que atrapalha tanto o nosso progresso precisa ser crime hediondo.

A paranaense Amanda mora há sete anos em Firenze e acredita que seja o mínimo que podemos fazer para ajudar nossos compatriotas nesse momento de protestos.” Somos brasileiros, nacionalistas e estamos mostrando que estamos juntos, independente do lugar do mundo onde estivermos. Para ela, os maiores problemas do nosso país estão relacionados à saúde e à educação.

italia

A manifestação reuniu não apenas brasileiros que vivem em Firenze mas estrangeiros simpatizantes com o protesto. Esta italiana, Anna Maria Giglitto, que conhece e admira o Brasil e os brasileiros, juntou-se ao grupo para dar o seu apoio. “Este é um momento histórico. Até me emociono ao falar do Brasil. Vocês estão dizendo que não se importam com o futebol, com a Copa, mas que querem um país que funcione. Isso é muito bonito. Essa manifestação organizada, pacífica e adulta está de parabéns”.

florença

Musthafa e Rodrigo, praticantes de capoeira, também apoiaram o movimento. Musthafa é do Senegal e veio prestar sua solidariedade aos amigos e à namorada, que é brasileira: ” Quando tem um problema, é necessario que as pessoas mostrem sua indignação”. Rodrigo, brasileiro de Florianópolis está há oito meses em Firenze: “Mesmo de longe a gente torce muito pelo nosso país. A gente quer que o Brasil progrida. Eu dou todo o apoio porque muita coisa tem que mudar, e a gente aqui reunido mostra que mesmo morando longe, estamos sempre juntos e unidos pela mesma causa”.

 

 

 

 

Mercado de rua de San Lorenzo

No centro histórico de Firenze, perto da Basílica de San Lorenzo, acontece o famoso mercado de rua de San Lorenzo, uma feira enorme de produtos artesanais. Essa região desenvolveu-se principalmente por causa desta catedral, que foi a primeira de Firenze, construída no ano de 393.

 

mercado-de-rua

Um passeio ao mercado de San Lorenzo é etapa fundamental para quem visita a cidade. Ali você poderá encontrar os tão requisitados artigos em couro por quem visita Firenze. Carteiras, bolsas, cintos e jaquetas de diferentes cores e modelos enfeitam e divertem o ambiente. Essas bolsas em tom flúor, que são a febre desta estação e estão em muitas vitrines da cidade, também são encontradas nas bancas do mercado a um preço bem modesto. Como acontece em muitos países do mundo, neste mercado você pode também praticar a pechincha. Muito comum ver turistas, mesmo através de mímica, tentando um descontinho com os feirantes.

mercado-firenze

 

DSC_2012

DSC_2019

 

DSC_2023

mercado-firenze

DSC_2017 DSC_2011

mercato-san-lorenzo

mercado-de-rua

arte-firenze

Alguns artistas realizam as suas obras ali mesmo nas calçadas, para deleite dos passantes. Firenze é realmente um museu a céu aberto que te proporcionará inclusive, a possibilidade de contato com o criador e a criatura.

Montechiari, em Montalcino, na Toscana

IMG_2350

Na estrada do agroturismo Montechiari, perto de Montalcino

IMG_2353

Estive no agroturismo Podere Montechiari com meus pais, quando vieram nos visitar. Sempre que eles vêm à Itália procuramos um lugar perto de Firenze para passarmos um final de semana.
Como meu pai aprecia vinhos e já havíamos passado um final de semana em Montalcino (são degustações atrás de degustações!), a terra do famoso vinho Brunello, dessa vez buscamos uma experiência diferente: a tranquilidade de um agroturismo nas colinas de Torrenieri, que fica bem pertinho de Montalcino, na província de Siena. Não é bem o tipo de turismo com que os brasileiros estão acostumados. Pra vocês terem uma ideia, segundo a proprietária do local, éramos os primeiros hóspedes da América do Sul.

IMG_2436

O agroturismo Montechiari possui duas casas sobre as colinas de Torrenieri

Montechiari

Agroturismo é uma empresa rural que acolhe os hóspedes em suas propriedades rurais  onde podemos ter contato com a natureza e com o estilo de vida local.

DSCN0017

Desfrutar da paz que reina no local e da simplicidade do campo, além de conhecer o processo que envolve a produção do azeite e do vinho da região é uma experiência enriquecedora

montalcino

 

montalcino

Montalcino

O Montechiari  está localizado em Vergelle a San Giovanni D’Asso, tendo aos arredores Montalcino, San Quirico d’Orcia e Pienza. O acesso ao agroturismo não é tão simples, mas nada impossível para quem  tem um carro com GPS. Parte da estrada não é asfaltada, mas é aí justamente que você vai vivenciar essa experiência única de contato com a simplicidade com a vida do campo.

O valor do aluguel de um apartamento que acomoda quatro pessoas varia dependendo da estação entre 450 e 550 euros para um período de uma semana.

Montalcino

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O agroturismo possui cinco apartamentos. Este foi o que ficamos: “La casa di Maria”, que possui dois quartos, dois banheiros e duas entradas, em um espaço de 110 metros quadrados. A sala é enorme e tem até lareira, que contribui para um toque bem charmoso ao local

Toscana

O Montechiari é de propriedade de três irmãos, que cuidam com o maior carinho e amor dos cinco apartamentos diferentes herdados, que estão distribuídos em dois casarões. Todos são charmosos, aconchegantes e espaçosos. Quase todos os apartamentos possuem dois quartos e dois banheiros, podendo acomodar confortavelmente no mínimo quatro pessoas. Cada hóspede é responsável pela sua refeição, inclusive o café-da-manha.  Mas em menos de dez minutos de carro é possível chegar a bares e restaurantes que ficam na região.

Claro que muita gente prefere  esquecer da cozinha já que a proposta é descansar e relaxar. Mas sugiro que ao menos uma refeição seja feita em casa, até porque você não vai precisar de muito para organizar um típico banquete toscano à base de queijos, salames e produtos locais.  E se o tempo permitir, acender o fogo para preparar uma deliciosa grigliata (churrasco) com verduras frescas da região é uma experiência imperdível. Ah, e sem contar que tudo numa paisagem de sonhos acompanhado por uma bela taça de Brunello. Será que tá bom pra você?

DSC_1942

P4300058

Pelas estradas bem pertinho do agroturismo você pode observar essa beleza: plantação de uvas sangiovese, usadas na produção do Brunello di Montalcino. Todos os vinhedos têm uma roseira no início de cada fileira, que servem para identificar antecipamente uma possivel patologia, parasitas e carencia de minerais na plantação. Elas nao só encantam, mas ajudam a fazer a monitoragem e controle

Turismo na Toscana

Sem dúvida alguma a Toscana é uma das mais belas regiões da Itália. A terra dos ilustres Dante, Michelangelo, da Vinci e Maquiavel é repleta de opções turísticas seja para quem gosta do ritmo da cidade como para quem prefere a simplicidade e a tranquilidade da vida no campo e o contato com a natureza.  Aprender sobre história da arte, visitar locais que só quem vive por aqui poderá te indicar, visitar museus na companhia de guias credenciados são alguns dos motivos para você contratar serviços especializados para enriquecer ainda mais a sua viagem.

Toscana
Toscana 2
Roteiros culturais, tours sob medida,  acompanhamento de guia brasileira, ingressos para teatros e museus, assessoria para casamentos e muitos outros serviços na Toscana.
 serviços-na-Toscana
DSC_1015
Para mais informações envie um email para grazieateblog@gmail.com.

Em Londres: Mercado de Portobello, Trafalgar Square e London Eye

Deixo mais um pouco de imagens dos passeios de Londres pra vocês: as cores do Mercado de Portobello, a Trafalgar Square e o London Eye.
DSC_0430
Seríamos, sim, mais felizes se conseguíssemos poluir menos. Este simpático meio de transporte pode ser utilizado como táxi em Londres para percursos mais curtos. Continue lendo

Covent Garden e restaurante Balthazar, em Londres

 Se você quer se divertir em Londres, a região de Covent Garden é o endereço certo. Ali você encontra, além de lojas, mais de 60 pubs, uma infinidade de bons restaurantes, 13 teatros e entretenimento até mesmo nas ruas graças à grande concentração de artistas que se apresentam com shows de mágica, malabarismo e música. Bem perto da estação fica o Mercado de Covent Garden, o Apple Market. Se der sorte, você poderá assistir por ali a concertos de musica clássica com óperas e ballets. Continue lendo