Arquivo mensais:maio 2015

Cortona, “Sob o sol da Toscana”

A pequena cidade de Cortona é uma das metas mais desejadas para quem quer visitar e vivenciar uma inesquecível experiência “sob o sol da Toscana”. Não podemos deixar de citar que é também graças à escritora Frances Mayes que a charmosa cidade,  situada sobre uma colina a 600 metros de altitude, desperta o desejo de visitantes do mundo inteiro, todos curiosos e desejosos em percorrer as ruelas que inspiraram seu livro – e que também virou filme de sucesso. O cenário do local é adorável!

Cortona

Nem tente procurar pela cidade a “villa” onde foram feitas as gravações do filme Sob o sol da Toscana. A casa (Villa Laura) fica em Bramasole, a poucos quilômetros do centro

De herança etrusca e romana, Cortona é circundada de muralhas, construídas pelos etruscos há mais de dois mil anos. Grande parte continua bem conservada, ao lado das construções posteriores, refeitas após os diversos ataques que a cidade sofreu.
Cortona

O acesso ao tráfego é bem restrito. Os turistas precisam deixar os veículos estacionados fora das muralhas da cidade

Cortona pertence à província de Arezzo e é um importante centro cultural, artístico e turístico da Valdichiana, uma região de natureza exuberante. Sua posição é estratégica: fica entre a Toscana e a Úmbria e dista apenas 115 km de Firenze, o que contribui para um destino interessante para um bate-volta saindo da capital da Toscana. Como a cidade é pequena, um dia de passeio é suficiente para percorrer a pé suas ladeiras e ruelas admirando suas antigas construções bem conservadas.

cortona

Cortona tem apenas 22 mil habitantes e aquele ar de cidade de interior, onde todos os moradores se conhecem. A cidade é outro daqueles destinos graciosos com construções medievais e renascentistas, com casinhas enfeitadas por vasinhos de flores, ruas estreitas e ritmo tranquilo, onde tudo é devidamente em ordem.

Cortona-toscana

O que fazer em Cortona

A via Nazionale, que é a principal é um das únicas ruas planas. Dotada de lojinhas de artesanatos e enogastronomia, onde você poderá encontrar azeites e vinhos maravilhosos da região graças à proximidade de importantes produtores.  Fiquei admirada com a graça e bom gosto das lojas de antiguidades e dos produtos dos artistas locais. Enquanto faz o passeio você vai se surpreender com as passagens estreitas que ladeiam a rua e com seus becos com paredes de pedra que escondem séculos de história.

Cortona

Um percurso pelo centro histórico de Cortona te fará voltar no tempo. O miolo da cidade é a Praça da Repubblica, que reúne o Palazzo del Capitano del Popolo e o Palazzo Comunale. Dali partimos para a praça Signorelli, onde fica o Palazzo Casalli, uma construção do século XVI. Nas proximidades estão o Teatro Signorelli e a poucos passos dali a igreja de Santa Maria Assunta, o Duomo da cidade.

 

Cortona

Cortona é repleta de barzinhos e restaurantes com mesinhas do lado externo, onde vale a pena se sentar para recarregar as energias e observar os passantes e os moradores do local com seus hábitos diários

 

Cortona

Em dias agradáveis até mesmo um panino ou uma pizza nas escadarias vira um programa interessante numa cidade como essa

 

Cortona

Cortona-toscana

Cortona 5

Recomendo visitar a cidade entre os meses de abril e outubro, pois nos outros meses pode fazer muito frio e o charme de Cortona, como de outros cidadezinhas toscanas, é justamente em fazer programas a céu aberto

 

A igreja de São Francisco construída no século 13 e onde está enterrado Luca Signorelli.  A igreja, que fica na via Berrettini, é rica de obras de arte e de relíquias.  Uma das obras mais importantes da igreja é de autoria de Pietro da Cortona, Anunciação, a última obra do pintor.

Interior da igreja de San Francesco

Dentre os museus importantes da cidade estão o Diocesano (fica em frente ao Duomo) e o Museu dell’Accademia Etrusca, localizado no Palazzo Casalli, com importantes obras da civilização etrusca.  Tenho certeza que te dei bons motivos para você querer incluir Cortona em seu roteiro da Toscana, não é mesmo?

cortona-toscana

Eremo Le Celle – O Eremo Le Celle, convento fundado por São Francisco de Assis no início do século 13, fica nos arredores de Cortona. Lugar de muita serenidade e tranquilidade, circundado pela bela natureza toscana.

O convento fica a cerca de 10 minutos do centro de Cortona e o ingresso é gratuito. Esse é um cantinho sossegado que ajuda a nos conectarmos com a nossa essência em busca de paz interior. Porque a paz de espírito é um bem preciosíssimo!

 

Distâncias de algumas cidades:

Firenze – 115 km
Arezzo – 30 km
Siena- 70 km
Montalcino – 65 km
Pienza– 45 km
Perugia- 50 km
Todi– 88 km
Para quem quiser ir de trem saindo de Firenze, o percurso dura 1h20 e a estação mais próxima à Cortona é Camucia, a 4km da cidade.

Peças must-have para o verão

Quando o assunto é estilo, é admirável a facilidade de criar produções inusitadas e inspiradoras das italianas. Elas misturam peças, estilos e texturas que talvez qualquer outra pessoa não se atreveria… E surpreendentemente conseguem um resultado apaixonante!
Nada mais justo do que perguntar a 4 italianas experts do mundo fashion quais serão as peças must-have primavera/verão deste ano. Aqui elas compartilham com a gente o que não pode faltar no guarda-roupa da próxima temporada.  Inspire-se para montar looks bacanas e atuais.
tendenze-primavera-estate-2015

Valentina Veneziano tem um blog de lifestyle, o Valina Post.it, onde reúne as suas paixões: cores, Instagram,  moda, decoração e shopping online. Escreve para dois jornais florentinos e colabora com a Vogue Itália, além de ser autora da seção Cabinarmadio da Style.it.  Em suas postagens ela compartilha não apenas news mas achados incríveis do universo fashion.

Valentina escolheu as peças acima da Zara. Ela enumera 8 itens must-have da próxima estação:
-Uma peça amarela
– Vestido ou camiseta com colo v
– Saia longa ou midi com fenda lateral
– Franjas nas vestimentas ou nos acessórios
– Calça comprida em tecido fluido
– Listras
– Sandália alla romana
– Jeans

1gingham

Fabricia Spinelli é autora do blog Cosa mi metto??? (O que uso???) e aborda em seu espaço moda, tendências, beleza e viagens. Seus três ítens prediletos são os seguintes:
– Saia longa branca de renda
– Qualquer peça com franja , talvez um colete no melhor estilo Boho-Chic ou uma clutch
– Saia midi rodada em tom pastel ou maxi estampa floreal

3gonna-a-pois

2red-midi-skirt-transparent-white-top

A estudante de Engenharia Diana De Lorenzi vive em Roma e criou o The Spiral D , espaço onde compartilha sua paixão pela moda e beleza. Aqui ela enumera e explica sobre as suas escolhas:

– Sem dúvidas, algo com referência aos anos 70, portanto, calça boca larga (flare pants), que veremos muito na próxima estação e estampas diversas, desde as listras,  poás até tecidos floreais
– Look total jeans.  Certamente a tendência principal é o macacão, seja midi que longo e o ripped jeans, seja cigarette ou na versão boyfriend
– E as rendas, que continuam nesta estação. E melhor ainda na versão vintage

57

93

111

122

A fashion blogger Federica de Nardo criou um armário virtual em seu interessante espaço The Cutielicious, com looks inusitados e cheios de criatividade! Na seção outfits você vai se maravilhar com o seu bom gosto para se produzir. Em seu armário para a estação do calor não poderão faltar os seguintes ítens:

– Saia estampada
– Vestido fancy
– Camiseta de grama
unnamed-4

unnamed-1

IMG_5060x

Espero que tenham gostado! Em todos os blogs e sites que indicamos vocês  poderão conferir muitos looks cheios de bossa. Tenho certeza que vão adorar acompanha-las.

Grazie  di cuore ragazze, you rock!!!

Janelas e sacadas de Firenze

A primavera, estação mais colorida e romântica do ano, enfeita ainda mais a cidade de Firenze. E vocês já devem ter percebido o  quanto eu admiro as janelas. Caso não tenha visto, seguem os links de posts anteriores – para janelas da Toscana clique aqui e aqui. E agora que a cidade está toda florida registrei pra vocês outras lindas imagens de janelas e sacadas que merecem atenção especial nesta temporada das flores.  Um encanto!
arquitetura-italiana
janelas-firenze
janelas-de-firenze
sacadas-Florença
janelas-de-firenze
janelas-firenze
 janelas-italianas
janelas-toscana
arquitetura-firenze
sacadas-italia
janelas-de-firenze
sacadas-firenze
janelas-firenze
   arquitetura-italiana
DSC_0563
DSC_0566
DSC_0673
 janela-firenze
janela-italia

10 motivos para visitar a Toscana na primavera

Sem dúvida alguma a Toscana é uma das regiões mais lindas do mundo! Algumas de suas cidades reúnem imensurável riqueza artística e cultural enquanto outras encantam graças às paisagens cinematográficas, emolduradas por suaves colinas verdes

Seja nas cidades de arte, nos burgos medievais ou nas cidadelas no campo, a região fascina. Neste post enumerei 10 motivos para você visitar a Toscana na primavera:
toscana-primavera
1- tomar vários sorvetes por dia ( depois de meses de frio degustar uma casquinha a céu aberto tem um gostinho especial). Inclusive é nessa temporada que acontece o Gelato Festival 😉
Confira aqui a lista das melhores sorveterias de Firenze.
gelato
2-  aproveitar o dia até tarde porque o pôr do sol é por volta das 21h
florence
3- participar dos diversos eventos de degustação de vinhos e produtos típicos, como queijos e presuntos a céu aberto
vinho-italiano
4- fazer piquenique num jardim
firenze
5- aproveitar as áreas externas dos restaurantes com vista para parques e praças
florença
6- praticar esportes ou se aventurar no trekking nas lindas estradinhas de ciprestes
toscana
7- usar a bicicleta como meio de transporte (no inverno muita gente prefere não arriscar devido ao frio intenso e ao vento gélido)
bicicleta-italia
8- saborear a grande quantidade de frutas, verduras e hortaliças da estação. E são muitas e super saborosas!
toscana-primavera
9- conferir eventos tradicionais com vestimentas medievais
DSC_0092
10- visitar mostras de artesanato e de flores nos jardins e parques das cidades. Veja aqui.
flores-italia
Quer ajudar a engrossar a lista? Conte pra gente os seus motivos para visitar a Toscana na temporada das flores.
Posts que podem interessar:

Streetstyle, Milão

No streetstyle de hoje a gente traz cliques feitos em Milão, onde estivemos esta semana. A capital da moda sedia a partir de hoje a Expo 2015 Milano, da qual falamos neste post aqui. As fotos não foram feitas no Quadrilátero da Moda e nem nos points mais queridinhos da cidade. A intenção é mostrar um pouco do lifestyle dos cidadãos comuns, em cenas do cotidiano da cidade. Vamos dar uma olhada?

Bom final de semana e ótimo feriado!!!

milao

streetstyle DSC_0737 DSC_0729   bikechic bike-chic moda-de-rua moda-de-rua DSC_0658 DSC_0653