Arquivo mensais:fevereiro 2017

Aquaflor Firenze

Adentrar a Aquaflor Firenze é imergir num mundo mágico!!! Uma portinha em Borgo Santa Croce com vasos de flores e grandes frascos de fragrâncias para ambientes nos dão as boas-vindas. E quando superamos essa charmosa e discreta entrada a surpresa é grande: um enorme, perfumado e elegante salão, onde as fragrâncias são expostas em imponentes móveis antigos. Estive recentemente visitando esta perfumaria artesanal e fiquei encantada não apenas pelo ambiente mas também pela história, paixão e talento que envolvem as criações dos perfumes de nicho.

aquaflor

Perfumaria Aquaflor – Refinado e relaxante ambiente perfumado e lindamente decorado com móveis de época que aguça nossos sentidos e desperta sensações

 

Perfumes – A Aquaflor disponibiliza mais de 100 fragrâncias, preparadas de forma artesanal com matérias-primas raras e  exóticas,  frutos de muita pesquisa e experimentações.  Todos os perfumes são feitos a base de óleos essenciais e têm base natural.

profumo-aquaflor

Detalhe importate. Na Aquaflor são utilizadas provetas para sentir o cheiro pois o vidro ajuda a evaporar o álcool, já que no papel altera um pouco o odor

Os perfumes de nicho são encontrados a um preço um pouco mais elevado do que os encontrados nas grandes marcas. Exclusividade custa.  Em discretas embalagens de vidro que lembram produtos farmacêuticos, a confecção com 100 ml sai por 140 euros.  O vidro mais raro e exclusivo, Duende, custa 2 mil euros e repousa por 1 ano, pois assim como o vinho, o perfume também descansa.  E imaginem que dentre os ingredientes de sua composição estão a âmbar cinza, que é um refluxo de baleia (e existe à disposição na perfumaria um exemplar dessa rara âmbar em uma bomboniere, para quem quiser conferir).

aquaflor

No Renascimento os nobres usavam como acessório essas bolinhas de perfume ou ervas perfumadas, para amenizar o mau odor e afastar as pestes, os pomanders. E na prateleira de cima algumas embalagens com detalhes em ouro

aquaflor

Dentre os produtos, além de  perfumes, é possível adquirir sabonetes, incensos e perfumes para ambientes  como lojas, casa ou escritórios e velas.

aquaflor

Arte e tradição – As instalações desse verdadeiro templo do perfume é no histórico Palácio Antinori-Corsin-Serristori, obra do arquiteto Giuliano da Sangallo,  prédio tombado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. As salas foram conservadas e mantêm sua arquitetura original. Sileno é colecionador de artes e fez questão de trazer para o seu espaço mobílias antigas, como os móveis de antigas farmácias que foram garimpados em diversas cidades da Itália e da França.  Todas as salas dão para um pátio renascentista , com um poço e paredes repletas de afrescos. Riqueza e beleza de detalhes que fazem da nossa visita ao local um momento ainda mais especial.

 

aquaflor-perfume

 

 

aquaflor

A Aquaflor disponibiliza  uma linha à base de folhas de tomate, que ajuda na oxigenação da pele. A linha conta com cremes, shampoo, condicionar e sabonete líquido. Uma beleza também são as águas hidratantes (uma versão do hidratante em creme) que servem para os cabelos e pele. Ganhei uma e estou adorando!!! As embalagens são caprichosamente preparadas e são uma excelente opção para quem quer presentear de forma original e sofisticada.

aquaflor

As águas hidratantes

perfume

O cantinho dos incensos

 

aquaflor

O elegante pátio do Palazzo Antinori-Corsini-Serristori

Perfumes sob medida – é  possível criar um perfume personalizado no ateliê da empresa.  Dessa forma você pode ter um perfume para chamar de seu,  com toque artesanal, pessoal e super exclusivo.  A criação do  perfume sob medida  dá-se através de um bate papo onde o cliente conta da sua vida, segredos e paixões.  Outro luxo são as garrafas personalizadas com as iniciais do nome, feitas para uma clientela mais seleta que prima por exclusividade. Quer maneira mais original de se destacar e ser lembrado? 😉

aquaflor

Este ambiente quase misterioso é apenas aos interessados em criações exclusivas

 

aquaflor

O laboratório no subterrâneo onde antigamente era a adega da residência

perfume

Bem perto do laboratório, no subsolo, o espaço onde acontecem os workshops sobre perfumaria e fragrâncias para casa.

dicas-firenze

A Aquaflor oferece workshops sobre perfumaria e perfumes para ambientes. Aqui a sala de reflexão e o espaço onde acontecem os workshops

Aquaflor -Borgo Santa Croce, número 6- Firenze.

Adquira através do blog o seu ingresso e salte a fila:

Clique aqui para detalhes e informações.

 

Posts que podem interessar:

A Síndrome de Stendhal

Portas italianas

Dicas de hotéis em Firenze

20 atrações grátis em Firenze

Dicas de Firenze

A Igreja de Santa Croce

A Basílica de Santa Maria Novella

Passeio a bordo do 500

7 rooftops de Firenze

10 burgos medievais da Toscana

Em busca de cidadezinhas da Toscana mais tranquilas e charmosas,  com construções em pedra? Inclua  em seu roteiro alguns burgos medievais.

 

certaldo

Um exemplo que as coisas mais simples podem ser aquelas mais bonitas!

A Toscana abriga muitos burgos lindos e fascinantes, que são a meta perfeita  para quem busca uma viagem no melhor estilo  slow travel, pra você passear com calma,  admirar e absorver melhor a realidade do lugar. Mesmo depois de séculos, esses burgos conseguiram manter sua identidade,  sua arquitetura, seu ritmo,  seus valores e sabores.

 

Os burgos, que são pequenos centros habitados, são uma excelente alternativa de passeio às grandes cidades de arte

 

Na Itália existem cerca de 254 burgos. São verdadeiros tesouros dessa adorável terra! E  a Toscana ajuda a engrossar essa lista pois é uma região onde a gente encontra muitos burgos pitorescos e charmosos que merecem uma visita. E para te ajudar na escolha, trago neste post uma relação de 10 burgos medievais aqui da região  pra  você  pensar em incluir em sua próxima viagem à Toscana:

 

1 –Monteriggioni encontra-se praticamente na beira da estrada entre Firenze e Siena e conserva até hoje suas muralhas defensivas e suas torres. O burgo é praticamente uma praça e seu aspecto não mudou muito  desde a época medieval.

monteriggioni

 

 

2- Certaldo Circundado por uma paisagem fantástica, o burgo de Certaldo tem mais de mil anos e possui antigas muralhas que resistiram ao tempo. Graças ao seu charme medieval, o  vilarejo é uma excelente opção para um bate e volta saindo de Firenze pois dista apenas 50km da capital Renascentista.

certaldo

 

3- Cortona Dessa relação que preparei, Cortona é sem dúvida o maior dos vilarejos. De arquitetura tipicamente medieval, Cortona, na província de Arezzo,  é o principal centro cultural e turístico da Vale die Chiana aretina, entre a Toscana e a Umbria. A cidade fica sobre uma colina a 600 metros de altitude,  circundada de muralhas, e é a cidade que inspirou o romance “Sob o sol da Toscana“.

cortona

 

4-  Bagno Vignoni –  Esse é um burgo bem pequenininho, imaginem que tem apenas cerca de 40 habitantes! Fica perto de Siena e é repleto de spas e águas termais. A Piazza delle Sorgenti é a principal pracinha da cidade e é onde fica uma enorme piscina retangular com águas de origens vulcânicas.

bagno-vignoni-toscana

 

5- Montalcino– cidade onde se produz um dos melhores vinhos italianos o Brunello di Montalcino, na província de Siena. O vilarejo de Montalcino, no alto de uma colina,  é imerso num cenário lindo da região do Val d’orcia, terra que produz a uva Sangiovese.  Portanto, você imaginar a beleza de cenário que encontramos quando passeamos por aqui! Montalcino fica a apenas  40 Km de Siena

montalcino

 

6 –Pienza  Essa gracinha de cidade fica na val D’orcia e desde 1996 foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco pela beleza do seu centro histórico renascentista. É a cidade do queijo pecorino, que a gente encontra em muitas de suas bodegas. A cidade é muito romântica, florida,  cheia de lojinhas de artesanato, restaurantes e sorveterias.

pienza

Pienza – No centro histórico dos burgos apenas automóveis autorizados podem circular, o que caracteriza e confere ainda mais charme ainda aos vilarejos

 

7San Giminignano –  Devido às suas torres,  é considerada a Manhatan da Idade Média. Essa pequena cidadezinha antiga, do século 10,  é uma das mais amadas dos brasileiros que visitam a Toscana. Fica entre Firenze e Siena. Desde 1990 foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco . A cidade, que tem cerca de 7 mil habitantes, é fortificada e circundada de oliveiras e vinhedos.

San Gimignano

Um dos burgos mais amados da Toscana, San Gimignano

8- Pitigliano – província de Grosseto, o burgo de Pitigliano fica na Maremma, no sul da Toscana, perto das regiões da Umbria e do Lazio.  Observando-a de longe, parece que a cidade foi colocada no alto da rocha.  Pitigliano é uma cidade pequena, tem pouco mais de 4 mil habitantes.

pitigliano

 

9- Volterra A cidade de Volterra  pertence à província de Pisa e é destino ideal para quem gosta de lugares mais pitorescos, únicos, tranquilos e cheios de histórias. É famosa pelos trabalhos de alabrasto, um mineral que parece com o mármore . Uma vantagem em incluí-la em seu passeio pela Toscana é que Volterra, assim como Pitigliano, não recebe grande quantidade de turistas como San Gimignano, Pienza e Montalcino.

dicas-toscana

 

10- Anghiari O burgo de Anghiri  pertence à provincia de Arezzo e fica sobre uma colina. As passagens e ruelas estreitas com as casas de pedra, monumentos e pracinhas encantam os visitantes que podem fazer um verdadeiro mergulho no passado.

Anghiari

Posts que podem interessar:

40 coisas pra fazer em Firenze

Batistério de São João em Firenze

Castiglione della Pescaia

O conceito do slow travel

A cúpula do Duomo de Firenze

Festas medievais na Toscana 

Hospedagem em apartamento em Firenze

Bicicletas em Firenze

Mercado Central de Firenze

Ponte Vecchio

Pitigliano, na Maremma toscana 

 

 

 

 

 

Streetstyle fevereiro 2017

Todo ano a mesma coisa: nem bem chega o final de fevereiro e todo mundo já começa a pensar na primavera arriscando em produções não muito “pesadas” apesar do frio que ainda faz neste período.  Se depender da previsão, a semana que se aproxima  vai ser ensolarada  com máxima  em torno dos 13 º.  Aos looks de rua desses últimos dias aqui em Firenze:

 

moda-inverno

 

outfit

streetstyle

moda-inverno

moda-masculina

streetstyle

streetstyle outfit-inverno moda-masculina

unnamed-7

streetstyle

inverno-italica

Bernina Express

Uma das coisas boas de blogar é poder interagir com pessoas tão bacanas! Comecei a trocar algumas mensagens com a Tânia Ruf que é uma pessoa muito querida e interativa que é apaixonada pela Itália! Neste post ela compartilha a sua experiência de viagem no trem Bernina Express, que faz uma rota panorâmica pelas paisagens alpinas e é Patrimônio  Mundial da Humanidade Unesco desde 2008. O Trenino Rosso do Bernina é a ferrovia mais alta da Europa que de Tirano, em Valtellina, chega até Saint Moritz. O percurso do trem Bernina Express é de 145 Km e passa por 55 túneis e 196 pontes,  num percurso  que dura  cerca de duas e horas e meia.  Olhem que convidativo esse passeio que a Tânia relata:

 

bernina

Tânia Ruf curtindo o panorama de sua viagem no Bernina Express

Sou brasileira e casada com suíço há mais de 30 anos. Agora que o marido se aposentou , passamos mais tempo em Milão do que em São Paulo. Estamos na Itália porque minha filha veio fazer pós graduação no Marangoni. Ela é estilista e logo achou emprego na área. Ela se estabeleceu aqui e constituiu família, ela mora em Milão e tem um bebê de 2 meses. Nunca pensamos em morar na Suíça. Mas na Itália, sim. ❤️ Nos apaixonamos pelo país ( ainda mais agora, que nasceu o netinho)!

bernina

Na foto Carla, a irmã de Tânia, observando a paisagem

 

Quanto ao grupo, éramos 6. Eu com meu marido, meu filho Bruno com Fernanda, minha irmã e meu cunhado. Eles vieram para passar o natal e ano novo com a gente e para conhecer o meu netinho, Francesco que nasceu no final de novembro. Esta era a segunda vez na Europa para minha irmã e meu cunhado. A primeira vez foi há 2 anos, no casamento de minha filha na Puglia. Ficaram tão encantados, que voltaram esse ano pra conhecer o norte da Itália. E, ainda deu pra eles conhecerem a Suíça e fazer esse passeio do Bernina. Muitos não devem saber, eu não sabia até meu marido comentar no passeio e apontar: – Ali! A famosa montanha Bernina, que se chama Piz Bernina!

viagem-bernini-Express

O filho Bruno e a nora Fernanda

Bom… quanto ao passeio do Bernina , nunca tínhamos feito. E incentivados pelas postagens da Adriana Leite no Facebook, resolvemos fazer, já que tínhamos visitas brasileiras aqui conosco que gostariam de conhecer a Suíça. Foi pouco tempo, apenas 3 dias, mas foram intensos. Queríamos fazer Tirano-St Moritz. E depois Suíça, mas não tinha bilhetes. Só ao contrário, quer dizer, da Suíça para a Itália. Então resolvemos fazer o inverso: fomos primeiro pra Suíça e depois voltamos com o Bernina. Fomos para Lugano de trem e de lá alugamos um carro ( partir de Tirano você pode prosseguir de ônibus até Lugano). Tudo dentro de um mesmo país fica mais fácil e barato. Fomos de Lugano a Bern. A estrada é ótima! Passamos por Interlaken, a paisagem é muito linda!

Bernina-express

No dia seguinte fomos pra Chur, a cidade mais antiga da Suíça, pois é de lá  que sai o Bernina Express. Chur é uma cidade pequena, bastante antiga, os romanos já habitavam desde o século. I a.C. e tem muitas atrações, mas por falta de tempo não pudemos conhecer. Ficou a vontade de voltar e explorar melhor a cidade. Dormimos em Chur, e no dia seguinte bem cedo pegamos o Bernina direto para Tirano. São cerca de 4 horas de viagem. Estava meio apreensiva de ficar tanto tempo dentro do trem. Mas a viagem foi tão deslumbrante , que não sentimos. Em Chur estava bem frio, zero grau. Amanheceu nevando. Já ficamos todos contentes. A viagem prometia!!

neve

As principais estações do roteiro são Chur, Davos, St. Mortiz, Bernina Pass, Poschiavo, e Tirano, na Itália

E o trem partiu. Exatamente na precisão Suíça: às 8:58. E lá fomos nós, prestando atenção em cada pedacinho do caminho. Que paisagem!! Nem estávamos acreditando em tamanha beleza!

passeio-de-trem

bernina

E o trem fazia parada em algumas estações. E vimos muitas pessoas curtindo a neve pelo caminho. Famílias inteiras com seus trenós, esquis ..

Bernina

Bernina-Express

Bernina

Bernina

O vagão azul é onde funciona o restaurante. “Não fomos comer no restaurante. Compramos café (6,50 francos, mas aceitam euros). e água (4,50 francos) do carrinho q passa pelos corredores servindo”

 

bernina

Teve uma parada q ele demorou mais e manobrou o trem. Depois, pelo vídeo percebi que uma parte do trem saiu, que o vagão restaurante não estava mais. Deve ter pego outra rota, ido direto a St. Moritz, porque esse trem que estávamos não passou pela estação de St Moritz

E o ponto alto do passeio foi o Lago Bianco. Todo congelado, lindo demais, com pessoas caminhando sobre ele e fazendo esportes também.  Ai, que vontade que deu de estar lá pisando nesse lago!!! Deve ser uma sensação incrível!

lago-bianco

16117383_1882877588613007_649624000_n

passeio-bernina-express

Depois desse ponto, 2.253 m, começa a descida em direção a Tirano . E vai passando por viadutos e túneis por dentro das rochas… que engenharia!

bernina

De Chur a Tirano, são 4 h e 13 minutos. Acho legal essa rota pra quem vai de um país a outro

E assim fomos descendo e a neve foi ficando mais rara e até que chegamos ao ponto final dessa maravilha de viagem. Chegamos deslumbrados com tamanha beleza! “A gente sai do passeio. Mas o passeio não sai mais da gente!!!”

 

Valores: 64 francos suíços. Fizemos a reserva pelo site oficial e imprimimos. Eu tinha lido que teria que pagar 10 euros pela reserva, mas o site não pediu. Pagamos só os 64 euros. Nesse momento fiz uma simulação para fevereiro e o preço foi 74 euros.

 

Rota do Trem Bernina Express:
  • Chur – Tirano (vice-versa)
  • St. Moritz – Tirano (vice-versa)
  • Davos – Tirano (vice-versa – apenas de março a outubro)
Ônibus Bernina Express  (apenas de março a outubro):
  • Tirano – Lugano  (vice-versa)

 

Obrigada Tânia pela participação relatando esse maravilhoso passeio em família! 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Filmes gravados na Toscana

A relação da Toscana com o cinema daria um filme romântico, sem sombra de dúvidas! Território de indiscutível beleza, rico de história e cultura, a Toscana já foi cenário de célebres filmes e de todos os gêneros, do drama à comedia. Praças, monumentos, campos, burgos e a própria história da região, marcada também por guerras, continuam inspirando escritores e cineastas.  Você vai poder viajar através desses 16 filmes gravados na Toscana:

 

1 – Sob o sol da Toscana –  Quem não suspirou ao assistir essa comédia romântica e se imaginar no lugar da escritora vivida por Diane Lane, que deixa sua vida nos Estados Unidos para curtir uns dias de dolce far niente numa  villa da Toscana? Cenários de sonho, romance e aventura com cenas gravadas também na graciosa Cortona. Mas a casa onde acontece grande parte das locações não é na cidade, mas nos arredores de Cortona, na Villa Laura (conhecida também como Villa di Bramasole). O filme é de 2003.

sob-o-sol-da-toscana

 

2- Inferno –  Dirigido por Ron Howard, o filme (de 2016) traz novamente Tom Hanks no papel  do famoso simbologista Robert Langdon, que mergulha no universo de Dante Alighieri, autor de A Divina Comédia, para buscar pistas e evitar uma tragédia global. Algumas cenas foram giradas no centro de Firenze, na Palazzo Vecchio e no Corredor Vasariano. E vocês não imaginam como ficou o trânsito na cidade na primavera de 2015 devido às gravações! Mas depois de conferir as cenas emocionantes quem é que vai lembrar que chegava sempre atrasado por que o tráfego não fluía???

filmes-gravados-na-toscana

 

3 – O Gladiador –  Um retorno ao Império Romano com o famoso e premiado filme de  Ridley Scott (2000), com o musculoso Russel Crowe. O filme teve algumas cenas giradas na Toscana, mais precisamente em Terrapille, entre San Quirico d’orgia e Pienza.

gladiator-screenplay-theme

 

4- Uma Janela para o Amor / Quarto com vista –  É um filme britânico de 1985. Fala sobre uma inglesa que em viagem à Firenze conhece um advogado e seu filho, que oferecem para trocar de quarto (pois o dela não tinha vista). Apesar de ser comprometida com um inglês, ela se apaixona pelo jovem rapaz e precisa decidir o que fazer. Quem gosta de Firenze vai se apaixonar mais ainda pela cidade!

uma-janela-para-o-amor

 

5 – A Vida é bela – Vencedor de 3 prêmios Oscar,  La Vita è bella, foi rodado em Arezzo e em Cortona.  Aqui a gente volta aos anos anos 40, no período da 2ª guerra, quando o judeu Guido, vivido por Roberto Benigni e seu filho Giosuè são levamos para um campo de concentração nazista. Afastado da mulher, ele usa sua imaginação e humor para despistar o filho tentando protegê-lo da violência.  Esta obra-prima de Benigni  é de 1997.

Heróis-de-verdade-6-a-vida-é-bela

 

6- Uma paixão em Florença (Una notte per decidere)-  O filme, do ano 200o,  retrata o amor nos tempos do fascismo. O  filme, com Sean Penn, que mostra Firenze no final dos anos 30 fala sobre uma bela viúva inglesa que se  envolve em um triângulo amoroso e em intrigas políticas.

paixao-em-florença

 

7 – Lua Nova/ New Moon – Faz parte da quadrilogia Crepúsculo. Filme americano de romance e fantasia  conta a história da jovem Bella Swan que conhece o misterioso Edward Cullen. Eles começam a viver um romance e ele admite que é um vampiro. Lua Nova é caracterizado por vampiros de uma família da cidade de  Volterra mas as cenas foram giradas em Montepulciano.

 

8 – O Paciente Inglês-  O filme de Anthony Minghella é de 1996. Durante a 2ª Guerra, um piloto inglês tem seu avião abatido e é  cuidado por uma enfermeira canadense.  Algumas cenas do filme foram rodadas nos campos de Pienza e na Basílica de São Francisco, em Arezzo.

paciente-ingles

 

9 -Miracolo di San’Anna – É um filme de guerra de Spike Lee,  de 2008,  com algumas cenas  rodadas em Colognora di Pescaglia (Lucca), Sant’Anna di Stazzema e na Versília, que remetem ao ano de 1944,  2ª Guerra Mundial.  O filme trata sobre a segregação racial que existia entre as tropas americanas.

 

10 -Maravilhoso Boccaccio – De 2015, o mais recente filme dos cineastas Paolo e Vittorio Taviani se passa na Florença do século 14, mais precisamente em 1348,   quando a peste negra afligiu a Europa. Fugindo desse cenário desesperador, dez jovens se isolam num castelo, contando histórias para passar o tempo e esquecer um pouco a situação caótica.  Todos os 5 contos do filme são retirados das 100 histórias de Decamerão, clássica coleção de novelas escritas por Giovanni Boccaccio, que viveu na cidade de Certaldo. Mas os castelos  toscanos escolhidos para as filmagens ficam nas cidades de Montepulciano e Montalcino.

Maraviglioso-Boccaccio-4-620x413

 

11- Aconteceu na primavera –  Poder e traição neste envolvente drama que é um dos mais elogiados filmes dos irmãos  Paolo e Vittorio Taviani (o filme é de 1993).  O filme fala sobre a maldição da família Benedetti.  Paixão, traição e vingança marcam por mais de 2 séculos esta familia.

12- Beleza roubada –  Dirigido por Bernardo Bertolucci, Stealing Beauty (1996) traz Liv Tyler como protagonista. O filme conta a viagem de Lucy,  uma jovem americana de 19 anos que vem à Toscana após o suicídio da mãe. Amor, sedução, inocência e ciúmes  num cenário  magnífico.   Dentre as locations, arredores de Siena, Castello di Brollio,  Scorgiano e Acqua Borra.

io-ballo-da-sola

 

13- Chá com Mussolini-  Filme de 1999, de Fanco Zeffirelli, que conta a história de um garoto filho de uma mãe solteira que é adotado por 3 senhoras inglesas que querem transforma-lo num verdadeiro gentleman. Mostra a Firenze dos anos 30.

 

14- Hannibal  – O filme de 2001 traz Anthony Hopkins na pele do psiquiatra Hannibal Lecter, um canibal que fugiu da prisão.  Com algunas cenas giradas no Palazzo Medici Riccardi, no Palazzo Vecchio, Piazza della Repubblica, Piazzale Michelangelo e Galleria degli Uffizi.

hannibal

 

15-  Meus caros amigos/ Amici Miei – Uma comédia de 1975, de Mario Monicelli, que conta a historia de 4 amigos de infância (que depois viram 5) que enfrentam tudo com bom humor e gozação todas as situações.

amici-miei

 

16 – Cartas para Julieta – O filme é de 2010 e as cenas foram giradas em Verona e na Toscana, principalmente em Siena, no Borgo Scopeto Relais,  e também no centro histórico. Conta a história de uma americana que quando chega à Verona começa a ajudar um grupo de voluntárias a responder cartas endereçadas à Julieta pedindo conselhos amorosos, até que encontra uma correspondência antiga de uma senhora que tenta  reencontrar seu grande amor depois de muitos anos.

cinema

 

Esses são alguns filmes pra quem quiser ir sonhando com a Toscana enquanto programa a viagem ou para quem está a fim de matar a saudade dessa terra tão rica,  linda e cheia de fascínio!

 

Posts que podem interessar:

Qual o melhor período do ano para visitar a Itália?

Turistas pagam mais caro para consumir

Pratos típicos da Toscana

O conceito do slow travel

Agroturismo, uma forma simples e autêntica de hospedagem 

10 bate e voltas saindo de Florença