Arquivo mensais:fevereiro 2019

Palazzo Medici Riccardi, primeira residência da família Medici em Firenze

Riqueza do patrimônio arquitetônico, histórico e artístico de Firenze, o Palazzo Medici Riccardi foi a primeira residência da poderosa família Medici. Concluído em 1460, é um dos mais notáveis modelos de arquitetura Renascentista em Firenze.

palazzo-medici-riccardi

O prédio fica na via Cavour, antiga via Larga, numa área da cidade conhecida como Quartiere Mediceo, próximo às igrejas protegidas da família, San Lorenzo e San Marco, e também do Duomo

Foi projetado por Michelozzo em 1444, sob encomenda de Cosimo Il Vecchio. No ano de 1517  passou pelas primeiras alterações estruturais. Atualmente, além de ser sede da Città Metropolitana,  abriga exposições de arte temporárias e funciona como museu, que oferece aos visitantes a oportunidade de um retorno ao passado de ao menos quatro séculos. Para os amantes da história, arte, arquitetura e colecionismo, um programa imperdível para quem visita Florença. No complexo onde fica o prédio você também pode visitar o lindo jardim do palácio.

 

palazzo-medici-riccardi

Um dos maiores exemplos de arquitetura renascentista na cidade

 

História do Palazzo Medici Riccardi – Cosimo de’ Medici havia pensado em Brunelleschi para realizar o projeto, mas temeu um resultado muito suntuoso e que poderia causar inveja. E ele não queria arriscar, já que 10 anos antes havia sido encarcerado no Palazzo Vecchio acusado de tirania pelos adversários políticos. A obra foi solicitada à  Michelozzo, que era um artista mais discreto e realizou o palácio em forma cúbica, com aspecto imponente, mas sóbrio. O prédio foi construído em 10 anos.
Em 1494 a família Medici foi expulsa da cidade e os seus bens são confiscados. Apenas em 1512, com a influência do Papa Leone X,  filho de Lorenzo Il Magnifico, a família Medici retorna à Firenze e se reapropria do prédio. Em 1540  Cosimo I decide transferir-se ao Palazzo della Signoria, ou Palazzo Vecchio.
O palácio da via Cavour tornou-se residência de outros integrantes de menor relevância, até que em 1659 Ferdinando II o vende ao marquês Riccardi, que realizou várias ampliações e reestruturações. O rápido declínio econômico da família Riccardi os obriga a ceder o palácio ao governo. Em 1814 o palácio tornou-se propriedade da família real Lorena, sendo designado para escritórios administrativos.  Na época em que Firenze foi capital da Itália foi sede do Ministério do Interior  e em 1874 foi adquirido pela província de Firenze (atualmente Città Metropolitana).
medici-riccardi

Entrada pela via dei Ginori, com o jardim

 

Apresento os ambientes dos 2 andares do palácio, começando pelo pátio central, acessível a visitantes sem a necessidade de aquisição de ingresso.

 

Il Cortile di Michelozzo (1444-1452) – O elegante pátio central,  realizado por Michelozzo, abriga a obra Orfeo, de Baccio Bandinelli.

medici
medici-riccardi
Os jardins – Protegido por muros medievais, o palácio Medici Riccardi havia já desde o século 15 o espetacular jardim, elemento essencial da vida privada das famílias. O jardim, com caminho central ornamentado por estátuas e vasos de frutas cítricas,  foi restaurado no início do século 20.

giardino-mediceo

medici-riccardi

 

Cappella dei Magi –  A Cappella dei Magi fica no primeiro andar do palácio. Era a pequena capela particular da família.  A capela é o único ambiente realizado na época em  que os Médici habitavam no Palácio.

medici-ricordi

O ciclo de afrescos foi realizado por  Benozzo Gozzoli, que iniciou os trabalhos em 1459. Os afrescos  representam a Cavalgada dos Reis Magos e  era uma alusão ao cortejo de 1439 em ocasião do Concílio de Florença.

Medici

Cortejo guiado por Lorenzo

Nos afrescos são reconhecíveis muitos protagonistas da época e personalidades da família Medici. Os afrescos ocupam 3 paredes da capela. No vão principal, cortejo a cavalo com Cosimo, seu filho Piero e os netos Giuliano e Lorenzo (o jovem a cavalo que conduz o cortejo é Lorenzo Il Magnifico). Devido à pequena dimensão da capela, apenas 15 visitantes podem entrar de cada vez.

medici-riccardi

A minha visita ao Palazzo Medici Riccardi foi em companhia de Eugenio Giani, Presidente do Conselho Regional da Toscana

 

Galleria Luca Giordano – É um salão com afrescos realizados por Luca Giordano entre 1682 e 1685. Os trabalhos foram encomendados por Francesco Riccardi, e é um dos mais significativos trabalhos realizados pelo artista napolitano, conhecido como Luca fa Presto, devido à rapidez com que pintava. Este é um dos poucos exemplos de obra barroca em Firenze.

luca-giordano

Galleria Luca Giordano, em estilo barroco

luca-giordano

O Salão de Carlo VIII – decorado em estilo barroco, é do periodo em que a família Riccardi  com pinturas de 600 e 700. O quarto é reservado ao Presidente da Republica quando em visita à Firenze.

Medici-riccardi

O Salão de Carlo VIII, em estilo barroco

 

medici-riccardi

O quarto presidencial, outro ambiente do andar nobre

 

Medici-Riccardi

medici-riccardi

madonna-con-bambino

La Madonna col Bambino , de Filippo Lippi, 1466 – 1469 . Esta é uma reprodução, a original não estava exposta no palácio pois participa de uma mostra no exterior. Em breve retornará ao seu local de exposição

 

medici-ricardi

marmore

O complexo abriga também o Museo dei Marmi, inaugurado em 2005, com 22 obras.

Escavações  arqueológicas 

O museu conta com novo percurso. 2.000 anos de história, finalmente trazidos à luz. Graças a uma campanha de escavações, o museu cresce e mostra aos visitantes um importante património histórico e arqueológico ,de 7 épocas, da Antiguidade até os anos 900.

escavaçoes

Palazzo Medici Riccardi

Via Cavour, 3

Firenze

Bilhete: 7 euros e reduzido 4 euros

O Palácio abriga mostras temporárias
Horários:
Das 9 às 19 horas (fechado às quartas)
A Associação  Mus.e Firenze propõe uma série de visitas guiadas, atividades e laboratórios dedicados à jovens adultos e famílias.Clique aqui para saber mais a respeito.

Chianti Cashmere, nas colinas de Radda

Em uma das mais belas regiões do mundo, a americana Nora Kravis cria cabras que produzem peças exclusivas de artesanato em cashmere de forma sustentável. A Chianti Cashmere Goat Farm,  um refúgio paradisíaco em Radda in Chianti, é a primeira e maior criação de cabras cashmere da Europa.

chianti-cashmere

A propriedade rural fica em Radda in Chianti, entre Firenze e Siena

Visitei a Chianti Cashmere num evento promovido pelo @tuscanybloggers, organizado por Babi, do @vivatoscana,  numa manhã de inverno onde a chuva ameaçava aparecer. Para nossa sorte, o sol nos brindou com sua luz e passamos momentos mais que agradáveis circundados de toda a beleza da natureza do local.

chianti

chianti-cashmere

nora-kravis

Nora, que vive na Toscana desde 1972,  formou-se em Veterinária na Universidade de Pisa e começou a criar cabras em 1988 , formando o primeiro rebanho de caprinos de cashmere na Europa. Atualmente sua criação de cerca  240 cabras, vigiada por 12 cães de guarda, tornou-se o único centro de reprodução e seleção genética de cabra cashmere italiana.  Pode parecer uma história de sonhos de quem deixa a metrópole de Nova York para refugiar-se nas colinas do Chianti, mas a história de vida de Nora  não é embasada em glamour, mas em muito esforço, sacrifício,  estudo e trabalho. “Ser criador é uma paixão”.

Nora

cabra-cashmere

A cabra cashmere provém de de regiões montanhosas da Asia Central. Com 60% dos partos são gemelares, as cabras produzem as primeiras fibras na primavera, um ano após o nascimento. Os animais vivem cerca de 15 anos

A Chianti Cashmere oferece uma produção qualificada de cashmere sustentável de alta qualidade: produtos como pashminas, gorros e mantas são realizados  com processo manual , do fio até a tecelagem, sem corantes artificiais ou produtos químicos. Maciez e leveza são características da fibra de cashmere.

chianti-cashmere

A Chianti Cashmere é uma empresa sustentável de alta qualidade que respeita o ambiente e os animais e adota sistemas de prevenção para poder conviver com a presença de lobos, com a escolha de métodos não letais para o predador, o que rendeu-lhe o certificado concedido pela Wildlife Friendly Enterprise Network.

chianti-cabra

chianti

cashmere

É possível obter de cada cabra cem, duzentos gramas de lã, e é por isso que a lã de cabra ê tão preciosa

 

sabonete-leite

Sabonetes de leite de cabra

 

chianti-cashmere

Eu com Marcela e a filha Anita, Babi, Nora, Gloria, Marco, Erika, Ksenia e Veronica, na loja de produtos em cashmere. Nora presentou cada blogger com uma pashmina (foto Veronica Sorace)

Pastor por um dia – Na primavera, a partir do dia primeiro de abril, é a temporada de pentear as cabras para obter o pelo. E para os interessados, Nora oferece a possibilidade de participar dessa experiência. Ela ensina todas as etapas da coleta da fibra e sua preparação para análise e a transformação do fio.  E em maio, quando nascem os filhotes, é possível adotá-los para ajudar na alimentação com mamadeira.  Na fazenda é possível vivenciar todo o processo de pertinho, podendo pentear as cabras para obter a fibra e alimentar os filhotes.

 

Chianti

Nora disponibiliza também uma casa colônica com piscina que funciona como agroturismo. O casarão possui 3 quartos e presenteia os hóspedes com uma vista esplêndida de todo o vale do Volpaia, uma das mais belas de Chianti: colinas com vinhas, bosques e pastagens, um verdadeiro quadro da Toscana!

chianti

A maravilhosa cozinha da casa colônica disponível para aluguel

Aos interessados, deixo aqui o contato de Nora: info@cashmeregoatfarm.com.

Depois de nossa visita à Chianti Cashmere  seguimos para um espetacular almoço no restaurante Il Vescovino, há 5 anos sob o comando de uma família de brasileiros. Em breve falarei aqui no blog sobre o restaurante.

Grazie Nora, Babi e Ksenia pela receptividade e organização desta linda manhã nas colinas do Chianti!

 

 

As peças de prata da Brandimarte

O nosso grupo Tuscany Bloggers participou do primeiro Aperitivo in Bottega para conhecer de perto o trabalho desenvolvido por artesãos da região. Após visita à  Brandimarte fomos jantar na Trattoria dall’Oste, onde participamos de uma verdadeira meat experience, regada a ótimos vinhos Guicciardini Strozzi

Recomeçar superando novos desafios.  Uma das históricas lojas de prata de Florença acaba de voltar ao cenário depois de uma ousada e emocionante atitude de uma jovem empreendedora.  Bianca Guscelli, neta do fundador, adquiriu recentemente a Brandimarte num leilão para retomar a atividade da família. Criada por Brandimarte Guscelli, a empresa realiza produtos em prata 925, como medalhas,  porta retratos, braceletes e colares, anéis, fruteiras, objetos de decoração como  porta retratos, copos e  pratinhos. Visitei a nova loja inaugurada no final de 2018,  num evento promovido por Ksenia, da @tuscanybloggers, o #aperitivoinbottega. Essa foi a primeira iniciativa do grupo de blogueiros com a finalidade de visitar bodegas para conferir de perto as atividades realizadas pelos artesãos da Toscana.

prata-brandimarte

Bianca Guscelli nos recebeu e contou sobre a história da empresa, fundada pelo seu avô.  A nova sede fica na via del Moro, a poucos passos da pizza Santa Maria Novella, coração de Firenze

 

prata

Trabalho artesanal – A Brandimarte desenha e realiza joias e objetos com linhas simples, refinados e elegantes

 

brandimarte

A organizadora do evento, Ksenia, com Bianca

Atualmente a Brandimarte  é gerenciada pelos proprietários Bianca Guscelli e seu namorado Stefano Marchetti,  com a proposta de um projeto inovador: o de trazer a prata de volta ao mercado respeitando os gostos e tendências dos jovens,  desenvolvendo linhas inovadoras e artesanais e buscando despertar nos consumidores o uso cotidiano da prata.

 

artesanato

 

brandimarte

Em nossa visita à bodega, pudemos degustar vinhos nas taças de prata.  Bianca nos informou que a filosofia da empresa é mesma do seu fundador, que é a de utilizar a prata no cotidiano e explorar as  suas propriedades: antibacteriana,  antibiótica, condutora térmica,  além de ajudar a exaltar os aromas das bebidas, é de estimável valor estético.

prata

A Brandimarte, fundada em 1955, é uma típica empresa fiorentina, especializada na comercialização de produtos que fazem parte da tradição artesanal de obras de prata, talheres de prata e linhas de jóias em prata 925. Brandimarte também oferece uma coleção de medalhas de prata históricas feitas pelo fundador nos anos 70.

brandimarte

Brandimarte

O nosso grupo Tuscany Bloggers: Gili, Sandra, Veronica, Sara, Leonardo, Barbara, Ksenia, Gloria, Denya, Erika e Marco (foto de Veronica Sorace)

Depois do encontro na Brandimarte seguimos para a Trattoria dall’Oste, na filial da via degli Orti Oricellari, especializado em carnes  nacionais e internacionais. Eu já havia falado deste local em outro post com dicas de restaurantes em Firenze.

 

image

O nosso jantar foi uma verdadeira meat experience! Para começar, nosso grupo foi surpreendido por uma deliciosa sequência de antepastos, como tartare con burratina, tartare con tartufo e carpaccio di Chianina. Passamos em seguida para a degustação de bistecas: Chianina, Wagyu americana e a exclusiva Kobe japonesa, das mais raras, e  como sobremesa bavarese al limone con frutti di bosco.

 

trattoria-dall'oste

onde-comer-bistecca-em-firenze

 

Todos os pratos foram harmonizados com os vinhos Guicciardini Strozzi, empresa que possui mais de 1000 anos de história. A principal propriedade da família é em San Gimignano e abrange cerca de 530 hectares, onde são cultivadas vinhas de Vernaccia di San Gimignano e outras uvas, como Sangiovese, Merlot, Cabernet Sauvignon. Dentre os vinhos que degustamos  estão o  Vernaccia di San Gimignano e o Millanni, assim chamado porque foi apresentado pela primeira vez com a colheita de 1994, por ocasião dos mil anos de vida de Cusona.

 

vinhos-toscanos

Com as princesas Natalia e Irina

Irina e Natalia Strozzi fazem parte do último ramo das famílias Guicciardini e Strozzi. Dentre os ilustres antepassados podemos mencionar Lisa Gherardini del Giocondo, a Mona Lisa, imortalizada na pintura mais famosa de Leonardo Da Vinci.

 

vinho-toscana

 

Que experiência mais enriquecedora!  Foi uma maravilhosa oportunidade de conferir de perto a maestria de uma atividade tradicional da cidade, combinados com excelências da enogastronomia, em ótima  companhia!

 

Brandimarte

Via del Moro, 92/r

Firenze

Trattoria dall’Oste

Via degli Orti Oricellari, 29

Firenze

Guicciardini Strozzi

Cusona

San Gimignano, Siena

Streetstyle Firenze, inverno 2019

Já tinha um tempinho que eu  não publicava fotos com looks da moda de rua aqui  de Firenze. Neste post trago os outfits de inverno  dessas últimas semanas. Em dezembro e em janeiro fez muito frio e choveu bastante na cidade e na semana passada tivemos até alguns floquinhos de neve sob a cidade! Fevereiro começou com temperaturas mais altas e dias ensolarados.

Tenho observado que cada vez mais os asiáticos, mais especificamente os chineses, estão ousando cada vez mais nas produções.  Os acessórios são peças fundamentais não apenas para ajudar a espantar o frio mas também para enriquecer a produção.  Vamos aos outfits da temporada de inverno na cidade:

 

moda-italia

moda-homem

 

moda-rua

moda-de-rua

inverno

streetstyle

streetstyle

streetstyle

moda-de-rua

moda-rua

moda-inverno

moda-de-rua

moda-de-rua

moda-de-rua

moda-de-rua

streetstyle

outfit

moda-masculina

streetstyle

 

moda-de-rua

moda-de-rua

Adquira através do blog o seu ingresso e salte a fila:

Clique aqui para detalhes e informações.

 

 

Posts que podem interessar:

Festas medievais na Toscana 

Casamento na Itália

Enoturismo, para os apreciadores de vinho

10 burgos medievais da Toscana

A Síndrome de Stendhal

Portas italianas

7 rooftops de Firenze

Agroturismo, uma forma simples e autêntica de hospedagem 

A estação de trem de Florença