Marina Calamai
Conheci as peças da Marina num evento na via Santo Spirito. Achei o máximo aqueles anéis que imitavam cupcakes, com pedras coloridas e acabamento impecável! À convite da artista visitei recentemente seu ateliê que fica no prédio da família, no terraço do Palazzo Guicciardini, com uma vista espetacular de Firenze. Pude conferir algumas instalações da artista distribuídas em algumas salas do prédio. Marina busca despertar os 5 sentidos do espectador, suas obras emitem som e também odor… de doce!
Castorina
A Castorina iniciou suas atividades em 1895, na Catania, Sicilia. A marca realiza maravilhosos objetos em madeira feitos a mão: objetos de decoração, molduras, acessórios e móveis.
Castorina
Via Santo Spirito, 15 r
Maurizio Salici
O outro local que quero apresentar é o antiquário do siciliano Maurizio Salici, que tem uma coleção magnífica de peças de antiguidades que ele seleciona a dedo para adornar a sua loja, que eu conheci muito por acaso há alguns anos em minhas andanças pelo bairro. É realmente única a forma em que ele dispõe as suas obras, em tons claros, que são de madeira, coral ou ferro. Maurizio inaugurou sua primeira loja na cidade em 2013, quando mudou-se da Catânia. Ele conta com 3 lojas em Firenze, todas no Oltrarno, sendo 2 na via Santo Spirito e uma na via de’ Serragli.
Auto-didata, Maurizio não é restaurador, ele adquire as peças e cria as instalações . “Eu não transformo e nem altero nada, eu lido com tudo aquilo que não precisa de restauração. O estilo das minhas peças é o shabby, decadente. Eu crio instalações com obras existentes. Em alguns casos não tiro nem o pó dos objetos.”
Maurizio Salici, 32
Via Santo Spirito e Via dei Serragli
Posts que podem interessar:
Um passeio no Oltrarno, bairro cool de Firenze
As melhores sorveterias de Firenze
10 motivos para visitar a Toscana na primavera
'Artesanato no Oltrarno, em Firenze' have 1 comment
15 de novembro de 2018 @ 10:07 Grazie a te / Roteiro básico para quem vai passar 3 dias em Firenze
[…] Santo Spirito– reserve ao menos uma horinha para passear por essa charmosa região da cidade, mais boêmia e com uma variedade de bodegas, restaurantes transadinhos e lojinhas de artesanato. Confira neste post sobre arte no Oltrarno. […]