É sempre bom viajar com uma relação de restaurantes e barzinhos pois assim não perdemos tempo pesquisando e evitamos cair numa cilada. Pra poderem aproveitar melhor a sua viagem à Firenze, elenco neste post outros locais que visitei recentemente e que recomendo. Nesta relação tem locais despretensiosos até mais requintados, em pontos diferentes da cidade:

Pra começar, deliciosa essa entrada: tartare com alcachofras cruasDeliciosa essa entrada: tartare com alcachofras cruas
Restaurante I Ghibellini– Estive no I Ghibellini junto ao grupo Tuscany Bloggers, à convite da casa, após visita à Polloni Vetrate. O restaurante, localizado numa charmosa e característica pracinha entre o Duomo e a Santa Croce, foi inaugurado em 1985 e é especializado na cozinha toscana com receitas genuínas. Experimentei e me surpreendi com os pratos deste tradicional restaurante! As entradas, que foram muitas, eram deliciosas: tartare com alcachofras cruas, coccole e presunto cru e burrata, massa com vongole e massa com pistache e mortadela. Eu parei por aqui e não consegui comer mais nada terminar a massa com pistache pois já . preparadas com ingredientes da estação:atendimento simpático e eficiente. Possui algumas mesinhas na parte externa. Fica perto do Arco de San Pierino, a poucos passos da Piazza Santa Croce.




Um pouco do que experimentamos no restaurante I Ghibellini. Nosso jantar foi farto, mas como sou apaixonada antepastos, estava praticamente satisfeita depois das delícias que nos foram servidas: tartare com verduras, coccole(massa de pizza frita) com presunto cru, queijos e presuntos.
Sabatini– bem próximo à estação de Santa Maria Novella, o Sabatini é um clássico e refinado restaurante que tem muita história pra contar. Já tinha ouvido falado neste tradicional local, um verdadeiro patrimônio da cidade e famoso por ter sido frequentado pela aristocracia florentina, atores, políticos e personalidades famosas. Sob nova direção desde 2018, o Sabatini oferece uma experiência gastronômica contemporânea, mantendo intacta a mesma proposta flambè que o elegeu célebre, com respeito à sua tradição. O jovem chef Alessio Mori, que já passou pelo luxuoso hotel Four Seasons e em outras estruturas de prestígio, é quem comanda a cozinha, que oferece pratos da cozinha toscana em versão refinada e revisitada. Aliás, sua missão no Sabatini é conciliar as novidades da cozinha contemporânea com a tradição do restaurante. Excelente carta de vinhos, com sommelier que explica detalhes dos rótulos servidos e harmonizados com cada prato, apresentação impecável e pratos preparados com ingredientes de alta qualidade num ambiente requintado, onde o jardim de inverno confere uma atmosfera romântica ao local. A tradicional cozinha flamblè, especialidade histórica, permanece. Inclusive é possível ter uma experiência com todos os pratos flamblè, de aperitivos à sobremesa. O Sabatini fica na Via Panzani, 9 a.




Sabatini – cozinha tradicional com toque de contemporaneidade e inovação, alta qualidade de matérias-primas graças à estreita relação com fornecedores orgânicos. Servem pão feito em casa, preparado com um mix de farinhas selecionadas e massas frescas são feitas com ovos orgânicos




O charme romântico do restaurante Sabatini , perto da praça Santa Maria Novella




O restaurante Pentola d’ro. Um pouco do que experimentamos: ovo pochet e creme de ervilhas com peixe, frutos do mar e espuma de tomate , porco recheado (arista ripiena) com demiglacê ao mel, spaghetti de polvo e peixe branzino com alcaparras ao perfume de limão, filet de porco na crosta com batatas. E de sobremesa, cheesecake com cantucci caseiro.




A adega fica no subsolo, um espaço intimista onde é possível fazer eventos privês
Zeffirellis Tea Room – No pátio que abriga a Fundação Zeffirelli, as irmãs Ludovica e Ginevra comandam um bistro cheio de charme. Com sala de chá, bar e restaurante, o ambiente com decoração. Gentileza se percebe logo, num local refinado mas descomplicado. Aliás simplicidade com um toque de cuidado, que faz toda a diferença. Em um canto da cidade onde funcionava o tribunal. O Zeffirelli abre diariamente às 10 e fecha às 18h aos domingos e 22 de segunda a quarta e quinta é dia de fechamento. Sexta e sábado fecha à meia-noite. Piazza San Firenze, 5




Uma graciosidade a forma como servem os pratos. Aqui a nossa entrada de queijos com geleias
Restaurante FOOO – F000 , Florence out of ordinary é o contemporâneo hotel do restaurante do The Student Hotel, que fica pertinho da Fortezza da Basso. O espaço é badalado e moderninho, com ambiente rico de detalhes de design e atmosfera cosmopolita e internacional onde funcionam uma pizzaria gourmet, cafeteria, cocktail bar e o restaurante. No comando, o estrelado chef Fabio Bargaglini, premiado em Paris em dezembro de 2018 pela melhor interpretação de cozinha natural. Com propostas inovativas e interessantes com pratos que mudam de acordo com a estação, para garantir produtos frescos e sazonais. No cardápio pratos históricos assinados pelo chef, com o ano em que foram criados, e propostas mais recentes nascidas na cozinha do FOOO. Quero voltar para comer novamente o arroz com repolho negro, pó de alga e mariscos, com um toque cítrico e repleto de harmonia!!! O restaurante fica no completo do The Student Hotel, com entrada pela concept store. Viale Spartaco Lavagnini, 70




Contraste e equilíbrio – Uma das propostas do chef:piccione e capperi con insalata di cipolle
Acquacotta – A trattoria Acquacotta representa a tradicionalidade da culinária toscana: na cozinha o chef Luca Lastrucci e a irmã preparam verdadeiras preciosidades da gastronomia local, e na sala, a esposa Ela acolhe os clientes. Com atmosfera acolhedora, o restaurante é um local onde nos sentimos à vontade, como se estivéssemos em casa. Luca tem mais de 30 anos de experiência como cuoco e propõe aperitivos típicos com queijos e presuntos e produtos locais e da estação, sopas, massas artesanais frescas e pratos da terra e do mar. Estive no restaurante, que faz parte da Associazione Esercivi Storici Fiorentini, depois de uma visita à Scarpelli Mosaici com o grupo Tuscany Bloggers (@tuscanybloggers). O restaurante fica na Via dei Pilastri, 51, r.




O chef Luca Lastrucci e as maravilhas que prepara em sua trattoria Acquacotta. A bistecca é saborosíssima e super macia! Experimentamos 3 doces: bavarese, torta de chocolate e meringata, um mais gostoso que o outro! Luca faz também cantucci, do famoso combo toscano com o vinho de sobremesa, o Vin Santo!




Risotto de aspargos, açafrão e com camarão ao Brandy
Caffè Italiano – A poucos passos da piazza Santa Croce, no palazzo Salviati, o Caffè Italiano, num ambiente despretenciosa e informal, ressurge como ponto de encontro e de sabores, e se apresenta como cafeteria, restaurante, bar e pizzaria. Sob a égide do empreendedor Umberto Montano, conta com Gionata d’Alessi, que traz à Firenze os sabores da costa toscana, Sandro Soltani, expert de vinhos, Guglielmo Vuolo, pizzaiolo napolitano e Carmelo Pannocchietti, do restaurante confinante Arà è Sud, com suas especialidades mediterrâneas. No Caffè Italiano podemos experimentar pratos da cozinha toscana, com especial atenção às carnes, (dry aged), a piazza napolitana tradicional, com produtos e matérias-primas de excelência. O restaurante fica na via Isola delle Stinche, 11 r




A pizza de Guglielmo e outras delicias, como tortelli recheada com pappa al pomodoro e arancini com pesto siciliano
Posts que podem interessar:
Basílica de San Miniato al Monte
Hospedagem em apartamento em Firenze
'Dicas de restaurantes em Firenze, 9' has no comments
Be the first to comment this post!