Jantar sob as estrelas em meio às vinhas do Chianti. Essa é uma experiência única e surpreendente que tive o privilégio de vivenciar no encantador cenário da vinícola orgânica Querceto di Castellina, que organiza na temporada de verão o evento Cena in Vigna. Vocês não podem imaginar a magia desse momento em meio à natureza!
A vinícola Querceto di Castellina é uma empresa familiar cuja história data do ano de 1945, quando o patriarca da família adquiriu a propriedade para ser a casa de férias. Em 1997 todos os vinhedos foram replantados e com base em estudo das variedades de uvas para determinar as que melhor expressam o terroir da região. Desde o primeiro ano de sua produção, em 1998, são utilizadas técnicas orgânicas.
A vinícola tem uma área de 11 hectares de vinhas divididos em 6 áreas separadas: Belvedere, Poggio, Campocorto, Campolungo, La Fonte e Livia, registrados no Chianti Classico DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida) e com objetivo de produzir vinhos sem tratamento químico. As uvas Sangiovese cobrem aproximadamente 80% da área plantada.
Jantar nas vinhas
Antes do jantar nas vinhas participamos de um aperitivo na varanda da vinícola, onde funciona também um agroturismo. Ali fomos recebidos pelos proprietários Jacopo e Mary para um brinde ao por do sol, com o vinho rosé Furtivo IGT Rosato, 100% Sangiovese.
Por volta das 20.30 seguimos para as vinhas, onde uma linda mesa esperava os 60 participantes. Começamos com uma tábua com os antepastos: flan de flor de abóbora, pan de figado, com anchova e hortelã e almôndega de peposo.
Três vinhos foram servidos e os participantes podiam escolher a ordem que quisessem para degustação: L’aura Chianti Classico DOCG 2017 100% Sangiovese, Sei Chianti Classico DOGC 2016 100% Sangiovese e Podalirio IGT Toscana Merlot 2015 100% Merlot.
O jantar foi preparado pelo restaurante La Tenda Rossa, localizado em Cerbaia in Val di Pesa, coração do Chianti. Os chefs estrelados Maria Probst e Cristian Santandrea, apresentaram um maravilhoso menu com pratos realizados com produtos frescos e locais, uma verdadeira viagem gastronômica e sensorial.
Uma vivência espetacular que possibilita aproveitar o que de melhor a magnífica região de Chianti tem a oferecer: paisagens, vinhos, tradição, beleza e uma atmosfera única!
Posts que podem interessar:
Como é morar numa cidade onde as pessoas passam férias
Basílica de San Miniato al Monte
Hospedagem em apartamento em Firenze
A região do Mugello, perto de Firenze
Por que os italianos não engordam?
Refeições ao ar livre em Firenze
'Jantar nas vinhas do Chianti' has no comments
Be the first to comment this post!