Manifattura Tabacchi, renascimento urbano em Firenze

Renascimento urbano – Florença acaba de ganhar um novo pólo de atrações que mescla  arte contemporânea, moda, coworking, concertos artesanato e gastronomia: a Manifattura Tabacchi, uma área industrial de 100  mil metros quadrados, onde funcionava uma fábrica de tabacos construída nos anos 30 pelo engenheiro Pier Luigi Nervi.  A área de 6 hectares, nas proximidades do Parque delle Cascine,  abriga 16 edifícios  num bairro estratégico que combina o valor do patrimônio com os melhores cenários contemporâneos.

O  local está sendo transformada em uma nova centralidade urbana, um local de intercâmbio integrado com a cidade. Os espaços  vão acomodar uma proposta inusitada,   graças a uma nova visão de urbanismo que rompe fronteiras e interage com a arquitetura,   meio ambiente, arte e cultura.

 

Nos andares superiores dos prédios que dão na praça central serão escritórios e espaços de coworking

B9, concept space na Manifattura Tabacchi

Ao interno do complexo, o primeiro espaço recuperado foi o B9. Não é apenas um local de trabalho e criatividade –  sabiam que ali no local podemos conferir talentosos makers criando suas obras ?- ,  mas é um novo destino de food de qualidade. No concept space o bistrô B9  funciona diariamente das 9h à meia-noite,  com variada oferta gastronômica. À convite da Manifattura Tabacchi, experimentei todas as propostas enogastronômicas.

Um novo modelo de espaço surge do antigo complexo industrial de Manifattura Tabacchi, ativo por 70 anos e abandonado desde 2001

 

O Bulli & Ballene, que em Firenze surge na Piazza della Passera,  apresenta o bacaro veneziano com drinks, com deliciosos chicchetti gourmets e Spritz. Tortas do dia, tramezzini e pequenas porções de tira-gostos onde é possível montar o próprio prato, como saladas de quinoa, croquetes de peixe, ceviche,  tartare e crostoni.

 

O Soul Kitchen, que atende em Firenze em Santa Croce, propõe um menu com produtos artesanais do terriotiros com atenção à sustentabilizdade:  todos os pratinhos e talheres utilizados são com material reciclado. Propõem pizza a taglio  com 48 horas de levitação e  preparadas com ingredientes sazonais.  Vinhos e sucos bio, coquetéis e destilados artesanais e licores não industriais são as opções de bebidas, que são servidas até as 2 da madrugada, enquanto a pizzaria funciona até às 23 horas.

A cerveja artesanal é do Birrificio Valdarno Superiore, empresa que surgiu na província de Arezzo e que produz cervejas à alta fermentação, inspiradas no território, com matéria-prima de alta qualidade. Excelente para acompanhar as pizzas e cicchetti gourmet!

 

A charmosa varandinha do B9

No enorme espaço, ateliers de makers contemporâneos que expõem e comercializam suas criações. Portanto,  se você se apaixonar por alguma peça, pode levar pra casa mesinhas, cadeiras ou objetos pessoais ou de decoração.

A Manifattura Tabacchi é um pólo de artes  e criatividade para diálogo, colaboração e pesquisa de artistas que atuam com objetos de arte e design e  moda

 

Muitas instalações durante a programação anual. Um contraponto contemporâneo com atividades permanentes e temporárias

 

A Manifattura Tabacchi é um lugar repleto de atrações e agregação, uma área da cidade onde fervem ideias e propostas, num ambiente que ressurge mais moderno e criativo do que nunca!



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Manifattura Tabacchi, renascimento urbano em Firenze' has no comments

Be the first to comment this post!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.