Villa Medicea de Castello, em Firenze

A Villa Medicea di Castello, nas colinas de Firenze,  é uma das mais antigas casas de campo da família Medici.  Atualmente a elegante vila é sede  da Accademia della Crusca, escola dedicada ao estudo da língua italiana. Também chamada Villa Reale e dell’Olmo, era a villa predileta de Cosimo I, que encomendou o belíssimo jardim, projetado em 1538 e que é  um dos maiores exemplos de jardim à italiana.  Visitei o local à convite do Mus.e, que organiza passeios guiados nesse espetacular jardim, que abriga mais de  8 mil plantas, labirintos  verdes, canteiros de flores, estátuas, grutas e fontes com jogos de água. A villa fica no bairro de Castello, perto de Sesto Fiorentino,  a cerca de 20 minutos de carro do centro de Firenze.

Castello deriva da presença de um aqueduto romano.  Ao longo do aqueduto haviam reservatórios de água que eram chamados de “castelos” (tanques de água), e passou a abastecer as fontes de água do parque

A villa é do século 16 e foi adquirida pela família Medici em 1477. Obras como A Primavera e O Nascimento de Vênus, de Botticelli, foram realizadas para a villa (atualmente encontram-se na Galleria degli Uffizi de Firenze).

Arte e natureza – O jardim da Villa di Castello era considerado por  Vasari  como “o jardim mais rico, mais magnífico e mais honrado da Europa”, graças principalmente à engenhosidade e à imaginação de Niccolò Pericoli, conhecido por “Tribolo”,  e posteriormente Ammannati, que ajudou a transformar esse lugar de extraordinária beleza.

A villa Castello já pertencia à família Medici desde meados do século XV, mas é com Cosimo I que há uma importante reestruturação , com a intenção de  exaltar a grandeza do novo duque de Florença

 

Graças à recente colaboração entre o Polo de Museus da Toscana e a prefeitura de Firenze,  desde meados de maio de 2019, é possível redescobrir a beleza do Jardim da Villa Medicea di Castello com visitas gratuitas realizadas aos sábados e domingos pelos mediadores culturais do Mus.e como parte das celebrações dos 500 anos do nascimento de Cosimo I e Caterina de’ Medici. Durante a visita é possível admirar as diversas variedades botânicas de frutas cítricas e os principais monumentos, incluindo a famosa Gruta dos animais,  também chamado por Giorgio Vasari de Gruta do Diluvio, que é um dos primeiros exemplos de caverna artificial.

O jardim da Villa Castelo tornou-se, junto ao jardim de Boboli, o lugar favorito dos Medici, reunindo plantas raras e exóticas e construindo espaços adequados para preservá-las

 

Fonte –  A fonte de Hércules e Anteu, de Tribolo e Pierino da Vinci, coroada pelo grupo de bronze de Bartolomeo Ammannati, localizada no primeiro terraço
Gruta dos animais ou Diluvio– A gruta é a obra mais famosa do jardim. Projetada em  1540 por Niccolò Tribolo, é uma extraordinária obra do maneirismo, que foi terminada por Vasari  entre 1554 e 1574. Em seu interior, em pedra calcária, a decoração é constituída por mosaicos rústicos e vários grupos de animais esculpidos em pedras, sobre banheiras de mármore.  A famosa Caverna dos Animais desenhada por Tribolo e originalmente animada por jogos de água, que celebra, na perfeita simulação de uma caverna natural.
Na parte mais alta do jardim  existe um bosque com um lago, onde fica a Fonte de Janeiro ou Apenino, realizada por Bartolomeu Ammannati.

A obra Apenino ou Janeiro, realizada por Ammannati

 

Participei da visita guiada com meu filho Bruno

Villa Medicea di Castello

Via di Castello, 44

Ônibus Ataf 2 ou 28

Ingresso gratuito

Visitas ao jardim: diariamente das 8:30 às 18h30

Visitas guiadas: sábados e domingos, às 9:30 e 11h (até 21de julho e em setembro, de 7 a 29/9)

Reservas e informações: Mus.e (tel:  +39 055 2768224) ou enviando email para:  info@muse.comune.fi.it

 

Adquira através do blog o seu ingresso e salte a fila:

Clique aqui para detalhes e informações.

Posts que podem interessar:

Anghiari, na Toscana

O artista Michelangelo 

Basílica de San Miniato al Monte

A Síndrome de Stendhal

A paradisíaca ilha de Capri 

Portas italianas

Dicas de hotéis em Firenze

20 atrações grátis em Firenze

Dicas de Firenze

A Igreja de Santa Croce

Nonos da Itália 

A Basílica de Santa Maria Novella

Passeio a bordo do 500

7 rooftops de Firenze



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'Villa Medicea de Castello, em Firenze' has no comments

Be the first to comment this post!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.