toscana

7 dias na Toscana

Para nós brasileiros,  acostumados com a imensidão do nosso país, a Toscana pode nem ser tão grande. A região tem uma área de 23 mil quilômetros quadrados mas é cheinha de lugares “imperdíveis” para conhecer! E é aí que muita gente se atrapalha achando que vai conseguir visitar a região de norte a sul em apenas 1 semana. Te adianto que é impossível fazer toda a Toscana numa só viagem pois não só as cidades maiores, mas cada vilarejo, tem muito a oferecer! Neste post te ajudo a organizar o seu roteiro de 7 dias na Toscana!

 

monteriggioni

 

A Toscana é uma das regiões mais visitadas da Itália: são cidades de arte, burgos e muitos vilarejos super característicos que nos seduzem a querer incluí-los no roteiro. Quantas vezes você ja ouviu aquele amigo dizer que você não pode perder por nada uma visita à uma tal cidadezinha da Toscana? E na empolgação de não querer deixar de fora os locais aconselhados,  as pessoas acabam cometendo erros ao querer  passar por tantos lugares.  Já cansei de ouvir: “a gente dá uma paradinha apenas pra conhecer”.  Cada deslocamento exige tempo e estudo de logística. Não se esqueça de programar  o seu tempo de acordo com o meio transporte escolhido (e caso resolva ir de carro, leve em consideração que você vai precisar buscar estacionamento, por  ex).  Portanto, seja conciso com seu roteiro, afinal, que sentido há uma viagem para uma região tão charmosa e especial num ritmo frenético? Não caiam nessa! Não dá pra curtir uma viagem dessa forma, acaba virando um estresse. Para te ajudar,  preparei 3 roteiros bem parecidos que têm como base Firenze e os arredores de Siena:

 

mapa-da-toscana

Se você tem apenas 7 dias na Toscana, tenha consciência que não conseguirá visitar toda a região e selecione as cidades de acordo com o que mais te interessa a partir do que você pesquisar

 

7 dias na Toscana ( com 3 opções de roteiros)

Dias 1 e 2 – Firenze 

A capital da Toscana apresenta muitas atrações para visitar.  Dedique 2 dias no mínimo para visitar Firenze, o Berço do Renascimento é uma das mais importantes cidades italianas. Você não vai precisar de carro aqui na cidade,  aliás, andar de carro por aqui não é nada simples devido às áreas de tráfego limitado e à dificuldade de conseguir estacionamento. Neste post tenho sugestão para um  roteiro de 2 dias.

firenze

Berço do Renascimento, Florença é a capital da Toscana

 

 

Dia 3 – Pisa e Lucca

Você poderá ir de trem para essas 2 cidades. No mesmo dia você pode conhecer as 2 cidades. Aqui posts sobre as 2 cidades: o que ver em Pisa e bate-volta de Firenze a Lucca .

 

pisa

A piazza dei Miracoli e a torre pendente de Pisa

 

Dia 4 – Chianti (Greve, Panzano e Volpaia)

Sugiro que você pegue o carro para explorar a encantadora região do Chianti, famosa produtora de vinhos e azeite. Imperdível um passeio pela Toscana rural com as plantações verdes que cobrem as colinas da região. Para não ter que voltar para Firenze (pela questão da dificuldade de conseguir estacionamento e evitar transito eu escolheria um agroturismo na região do Chianti).  Considere se  hospedar em Colle di Val d’Elsa,  que fica a 30 Km de Siena e a 50 Km de Firenze (50 minutos de carro).

colle-valdelsa

O burgo de Colle di Val d’Elsa

 

Dia 5 –  San Gimignano e Volterra  

De Colle di Val d’lElsa até San Gimignano são apenas 15 km (22 minutos de carro). San Gimignano é uma das cidades medievais mais bem preservadas da Europa. Nesse post trago dicas sobre o que fazer em San Gimignano. Como fica bem perto, a apenas 29Km, você pode incluir Volterra no passeio e ficar até anoitecer  para jantar na cidade. De Volterra você pode voltar para Colle di Val d’Elsa (são 28 Km, 40 minutos).

san-gimignano

San Gimignano

 

Dia 6 – Monteriggioni e Siena 

Colle di Val D’Elsa fica a 18 Km de Monteriggioni e a 30 Km de Siena.  Você pode começar o dia em Monteriggioni, que é um pequeno burgo murado e fica bem perto da estrada. Inclusive é fácil conseguir estacionar perto da entrada da cidade e dali partir para explorar o vilarejo a pé. Em no máximo 2 horas você terá curtido a cidade e já pode prosseguir  para  Siena,  uma importante cidade de arte com sua espetacular Piazza del Campo.  No final do dia prossiga para Montalcino (42 Km, 55 minutos de percurso), Cortona (75 Km, 1 hora) ou vá até Pitigliano ( são 115 Km, cerca de 2 horas de viagem).

3 opções  diferentes para o último dia:

 

Dia 7 – Região do Val d’orcia (Montalcino, Pienza e Montepulciano) 

Para quem busca um roteiro mais tranquilo (e romântico), em contato com a natureza ou para os que querem degustar  in loco um dos melhores vinhos do mundo: Montalcino é o berço do Brunello! Nessa região do Val d’Orcia estão também Montepulciano e Pienza (onde é produzido o queijo pecorino).

 

 

Dia 7 –  Cortona e Arezzo (ou Anghiari)

Se você assistiu Sob o sol da Toscana (veja aqui filmes gravados na Toscana) é claro que vai apreciar ainda mais um passeio pela graciosa cidade de Cortona.   Divida o seu passeio em Cortona com uma visita à Arezzo  (que dista 29 Km) ou Anghiari (51 km).

 

Dia 7 – Pitigliano e Saturnia

Pitigliano é um burgo da província de Grosseto, região da Maremma.  A poucos minutos de Pitigliano está Saturnia, uma pequena cidade famosa por suas águas termais desde a época Romana.  Para quem curte as termas tem a possibilidade de usufruir dos SPAs a pagamento com várias piscinas de águas quentes ou então as cachoeiras da Cascatelle del Mulino, local de accesso livre, onde as águas termais criaram piscinas naturais em travertino.

 

le-cascatelle

Le Cascatelle, as termas com acesso gratuito

Posts relacionados:

Versília, litoral badalado na Toscana

Mugello, perto de Firenze 

Viajar de trem na Italia 

Pratos típicos da Toscana 

10 burgos medievais da Toscana

Qual o melhor periodo do ano para visitar a Toscana

Hotéis em Firenze

10 motivos para escolher a Toscana como destino romântico 

Produtos de supermercado para levar pro Brasil 

Chianti Classico

7-dias-na-toscana

 

 

 



About

A minha paixão pela comunicação e pelo turismo é herança dos meus pais. Adoro viajar para observar e vivenciar as diversidades culturais. Depois que me formei em Jornalismo, passei longa temporada em Londres, um curto período nos Estados Unidos e atualmente vivo em Florença, com meu marido e nossos dois filhos. Desde 2005 sou retail na Ermenegildo Zegna. Busco sempre ver o lado positivo em todas as coisas e prefiro ter por perto aqueles que, como eu, dão mais valor às pessoas do que às coisas materiais.


'7 dias na Toscana' have 4 comments

  1. 24 de setembro de 2017 @ 19:49 Katia

    Adorei as dicas , muito obrigada por compartilhar tanta informação e beleza 💞💐🙏

    Reply

    • 25 de setembro de 2017 @ 09:08 Denya Pandolfi

      Oi Katia, Obrigada pela mensagem carinhosa!!! Que bom saber que vc curtiu o post sobre a Toscana! Abraço e volte sempre. Boa semana, Denya

      Reply

  2. 22 de outubro de 2017 @ 21:53 Luana

    Olá Denya,

    Queria saber se é possível fazer em um dia Siena e San Giminiano de carro.

    Estarei em Firenze e a ideia é sair cedo 7:30/8:00.

    Sei que será impossível ver tudo nas duas cidades, mas farei um roteiro com o que vale priorizar em cada uma.

    O que acha?

    Não tenho tempo para fazer uma cada dia.

    Grata,

    Luana Vinge

    Reply

    • 23 de outubro de 2017 @ 22:18 Denya Pandolfi

      Ei Luana,
      Como vai? Não se preocupe que é possível fazer essas 2 cidades no mesmo dia, só não vai dar pra visitar as atrações com muita calma (igrejas, museus e prédios históricos). Você vai poder passear pelas cidades com um roteiro bem enxuto. Lembre-se que se vc vier no inverno costuma escurecer por volta das 17h. Abraço e bom passeio! Denya

      Reply


Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published.